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Conheça os canais de comercialização da mandioca

Conheça os canais de comercialização da mandioca

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Há diversos agentes entre o plantio da mandioca até o consumidor final, desde os processos de transformação, armazenamento, embalagem até o transporte.

No caso da fécula de mandioca, geralmente o produtor se relaciona com o processador, e o distribuidor com a indústria usuária. Para a farinha de mandioca, o produtor, que pode também ser o processador, e o distribuidor comercializam no atacado ou para redes de supermercados de distintos tamanhos e públicos que, por sua vez, comercializam para o pequeno varejo ou para feiras livres, fazendo o produto chegar ao consumidor final.

Os pequenos negócios têm o desafio de competir com grandes concorrentes e para serem competitivas, por isso, devem aproveitar o seu menor tamanho e manter estruturas de custos mais enxutas, oferecendo serviços diferenciados e personalizados. Qualidade e pontualidade na entrega são fatores estratégicos para o setor diante da concorrência.

Para alguns casos o representante comercial pode ser uma solução que traz resultados, já que ele intermedia e facilita o relacionamento entre o produtor ou fornecedor do produto e o cliente. Como atua no processo de distribuição de produtos de diversos segmentos, a representação comercial é uma das formas mais usuais de expandir os negócios.

Uma opção interessante que pode facilitar o acesso a novos canais de comercialização é a Rede Nacional Comércio Brasil, uma ferramenta do Sebrae que facilita o acesso e o relacionamento entre os pequenos negócios e os canais de comercialização. Por meio de uma rede de agentes especializados, denominados agentes de mercado, a ferramenta procura identificar novas oportunidades de mercado, disponibilizando mecanismos para abertura e expansão do mercado das empresas participantes, estabelecendo alianças e parcerias de negócios e contribuindo para a manutenção e/ou incremento do faturamento dos pequenos negócios, dentro e fora dos estados.

Outra oportunidade é a venda para canais junto aos governos, nas esferas municipal, estadual ou federal. A Lei Complementar nº 123/2006, que trata das obrigações da Administração Pública, estabeleceu condições favoráveis aos pequenos negócios para contratação pela máquina estatal por meio das licitações públicas. Dependendo do tipo de negócio, trata-se de um canal interessante.

 

Conheça a ficha de negócios desse setor. Acesse: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/Como-montar-uma-f%C3%A1brica-de-farinha-de-mandioca

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