Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Você precisa se logar para postar no Blog

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Sebrae Respostas Latest Articles

Conheça os canais de comercialização da mandioca

Conheça os canais de comercialização da mandioca

096

Há diversos agentes entre o plantio da mandioca até o consumidor final, desde os processos de transformação, armazenamento, embalagem até o transporte.

No caso da fécula de mandioca, geralmente o produtor se relaciona com o processador, e o distribuidor com a indústria usuária. Para a farinha de mandioca, o produtor, que pode também ser o processador, e o distribuidor comercializam no atacado ou para redes de supermercados de distintos tamanhos e públicos que, por sua vez, comercializam para o pequeno varejo ou para feiras livres, fazendo o produto chegar ao consumidor final.

Os pequenos negócios têm o desafio de competir com grandes concorrentes e para serem competitivas, por isso, devem aproveitar o seu menor tamanho e manter estruturas de custos mais enxutas, oferecendo serviços diferenciados e personalizados. Qualidade e pontualidade na entrega são fatores estratégicos para o setor diante da concorrência.

Para alguns casos o representante comercial pode ser uma solução que traz resultados, já que ele intermedia e facilita o relacionamento entre o produtor ou fornecedor do produto e o cliente. Como atua no processo de distribuição de produtos de diversos segmentos, a representação comercial é uma das formas mais usuais de expandir os negócios.

Uma opção interessante que pode facilitar o acesso a novos canais de comercialização é a Rede Nacional Comércio Brasil, uma ferramenta do Sebrae que facilita o acesso e o relacionamento entre os pequenos negócios e os canais de comercialização. Por meio de uma rede de agentes especializados, denominados agentes de mercado, a ferramenta procura identificar novas oportunidades de mercado, disponibilizando mecanismos para abertura e expansão do mercado das empresas participantes, estabelecendo alianças e parcerias de negócios e contribuindo para a manutenção e/ou incremento do faturamento dos pequenos negócios, dentro e fora dos estados.

Outra oportunidade é a venda para canais junto aos governos, nas esferas municipal, estadual ou federal. A Lei Complementar nº 123/2006, que trata das obrigações da Administração Pública, estabeleceu condições favoráveis aos pequenos negócios para contratação pela máquina estatal por meio das licitações públicas. Dependendo do tipo de negócio, trata-se de um canal interessante.

 

Conheça a ficha de negócios desse setor. Acesse: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/Como-montar-uma-f%C3%A1brica-de-farinha-de-mandioca

You must login to add a comment.

Posts relacionados