Em 2010, a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) realizou uma ampla pesquisa sobre os hábitos de consumo de café. De acordo com o levantamento, 95% das pessoas são consumidoras de café, tendo ingerido a bebida no dia anterior ou no dia da entrevista.
A faixa etária acima de 36 anos é a maior consumidora do produto, com 98% de penetração, seguida pela de 27 a 35, com 94%.
Com relação à perspectiva de consumo no futuro, a pesquisa aponta manutenção dos volumes atuais para 78% dos entrevistados, mas 11% pretende diminuí-lo.
A pesquisa também verificou que os consumidores são principalmente do gênero feminino (54%) e que a maior taxa de consumo se dá nas classes C (42%) e D (30%).
Outro aspecto relevante detectado é o de que o consumo no lar se dá em 99% dos casos, principalmente em função do hábito/tradição familiar.
Para saber ainda mais, incluindo informações detalhadas sobre o consumo, leia a íntegra do estudo Informações de Mercado sobre Café Gourmet e Orgânico, elaborado pelo Sebrae Nacional.