CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Perguntar é uma funcionalidade apenas para usuários registrados.
Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

Entrar


CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Brechós crescem a cada ano no país

Matéria publicada no portal G1 destaca o crescimento do mercado de brechós e de venda de produtos usados no Brasil. Segundo comerciantes e especialistas ouvidos pela reportagem, essa tendência é resultado da combinação entre o crescimento de consumidores mais consciente e menor preconceito em relação a itens de segunda mão.

O resultado é que existem negócios que vão desde brechós com artigos de grife, como bolsa da Louis Vuitton a cerca de R$ 1,5 mil, a site para venda de produtos para bebês e crianças.

Dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) mostram que as micro e pequenas empresas que comercializam artigos usados cresceram 210% em cinco anos. O número passou de 3.691 para 11.469 entre 2007 e 2012 (os dados de 2013 ainda não estão disponíveis).

“Acredito que o crescimento do mercado de usados no país seja em função da questão da sustentabilidade, do pós-consumo, do descarte. Tanto de roupas quanto de objetos. Essa consciência ambiental das pessoas também favorece o aumento desse mercado”, avalia Wilsa Sette, coordenadora nacional de projetos do varejo da moda do Sebrae.

O texto também apresenta casos de sucesso como o do empresário Alexandre Fisher, que criou o site Ficou Pequeno. Na plataforma, mães e pais podem criar a própria lojinha para oferecer o que não querem mais, pelo preço que desejarem. O site sugere vender pela metade do valor original, mas há itens até 80% mais baratos. O lucro da empresa vem de uma porcentagem sobre as vendas.

Para saber mais sobre a história do Alexandre e conhecer outras experiências bem sucedidas, leia a íntegra da matéria.

Globonews
O mercado de brechós também foi tema de matéria veiculada na edição de ontem (05 de agosto) no Jornal das Dez, do canal Globonews.

O link para assistir à íntegra da reportagem está disponível na imagem abaixo. Basta clicar nela.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Comentário ( 1 )

  1. Boa noite, gostaria de saber em qual lugar posso encontrar os dados atualizados do crescimento dos brechós.

    Desde já, muito obrigada.

Deixe um comentário

Sobre Lucio PiresSebrae

Analista Técnico do Sebrae Nacional. Trabalho com negócios digitais com formação em Negócios Exponenciais pela Singularity University – Califórnia, EUA. Especialista em Gestão de Pequenos Negócios (FIA/USP). Advogado especialista em Direito Empresarial (Estacio). Matemático com especialização em Finanças (UFBA).

Me siga