Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Desculpe!, Você precisa se logar para perguntar.

Você precisa se logar para postar no Blog

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Sebrae Respostas Latest Articles

Redução nas contas: crescem as buscas por placas solares para uso do ar condicionado

Redução nas contas: crescem as buscas por placas solares para uso do ar condicionado

Sistema fotovoltaico pode abater o valor do eletrodoméstico e reduzir a conta de luz de forma geral

Com as ondas de calor extremo que o Brasil tem enfrentado, e que vêm batendo recordes históricos nos últimos meses, a população passa a buscar todas as formas possíveis de se refrescar. O item preferido para os dias quentes é, certamente, o ar condicionado. Mas enquanto o produto é o maior aliado para amenizar o calor, o eletrodoméstico também é considerado como um dos principais vilões da conta de luz.

Desta forma, os consumidores buscam diferentes estratégias e soluções para conseguirem usar o ar condicionado sem ter tanto impacto no consumo de energia mensal. Neste cenário, a Descarbonize Soluções, empresa que oferece soluções em energia solar, realizou uma pesquisa que mostrou que as buscas no Google por “ar condicionado com placa solar” cresceram 190% ao longo do último ano.

Termos relacionados também apresentaram números expressivos, como a procura por “ar condicionado com placa solar preço” aumentando em 125% nos últimos doze meses e as buscas por “kit energia solar para ar condicionado residencial” chegando a 88%. O ventilador, que é o principal companheiro de muitos brasileiros nos dias de altas temperaturas, por ter um valor mais acessível e consumir menos energia, também aparece como item de interesse nas buscas, com a pesquisa por “placa solar para ventilador” crescendo em 189%. O período corresponde aos meses de março de 2023 a fevereiro de 2024.

Como reduzir o custo do ar condicionado?

A instalação de um sistema fotovoltaico em residências ou em empresas é uma forma de diminuir consideravelmente a conta de luz a partir da utilização de uma matriz energética sustentável. Por mais que, neste momento do ano, as buscas estejam principalmente voltadas para o gasto energético do ar condicionado, adquirir placas solares pode trazer economia de energia de forma geral nas contas de cada mês.

Desta forma, o sistema utilizado para reduzir os custos do ar condicionado é o mesmo que funciona para a redução da conta de luz de forma geral. Se o interesse for abater o valor de consumo exclusivamente do ar condicionado, pode-se fazer um cálculo a partir do consumo de energia do eletrodoméstico para descobrir quantas placas solares seriam necessárias para suprir o consumo do produto. De qualquer forma, o sistema não está ligado diretamente ao ar condicionado.

Para quem busca reduzir o custo do ar condicionado, é necessário levar em consideração pontos como a potência do produto, além de quantas horas por dia e dias por semana o aparelho fica ligado. A potência da placa a ser instalada e o valor do kWh (quilowatt-hora) por região também devem ser considerados. Com a instalação, de forma geral, o sistema paga o seu custo de investimento e gera energia suficiente para suprir o valor da demanda de energia gerada em até cinco anos. Para a realização da simulação de valores e instalação do sistema, os consumidores podem contar com a ajuda de um integrador de sua confiança.

Como o sistema fotovoltaico gera energia para todo o local em que foi instalado, em momentos em que o ar condicionado não estiver ligado ou que seja menos utilizado, como nas meias estações ou inverno, a energia gerada será direcionada para a redução do valor do consumo de outros eletrodomésticos.

“A adesão a sistemas de energia solar está cada vez mais acessível, e o brasileiro vem mostrando a intenção de investir em novas formas de geração de energia, seja pela economia a longo prazo, seja pelas questões ambientais que estão atreladas às energias renováveis. Com as fortes ondas de calor que a população vem enfrentando, o ar condicionado se mostra como item quase essencial para o bem estar e a saúde de todos. Neste ponto, a energia solar se mostra como uma forte aliada para tornar a utilização do item mais acessível”, afirma Tatiana Fischer, CMO da Descarbonize Soluções.

 

You must login to add a comment.

Posts relacionados