Os brinquedos fazem parte do desenvolvimento das crianças. São rica fonte de aprendizado, estimulando raciocínio, aprimorando coordenação motora e focalizando a socialização. Pais que buscam minimizar o impacto da tecnologia na vida de seus filhos encontram nos brinquedos feitos de madeira e tecido, desenvolvidos pela criatividade de artesãos, uma alternativa para a interatividade.
O mercado de pedagógicos movimenta 20% da indústria de brinquedos no Brasil e tem projeção de crescimento fortalecida à medida que a sustentabilidade ganha aderência em toda a sociedade.
Artesãos que desenvolvem peças com o objetivo de propiciar às crianças uma forma de brincar e comercializam seus produtos em lojas específicas, assim como na internet, têm obtido sucesso na atividade. Na página eletrônica “Pequenas Empresas & Grandes Negócios” uma matéria sobre o tema mostra o depoimento de artesãos e lojistas sobre a atividade. Clique aqui para assistir ao vídeo.
Como dica, o artesanato de brinquedos pedagógicos que tem uma excelente oportunidade para criar novos produtos alusivos ao esporte, aproveitando o clima favorável de entretenimento no País em torno da Copa do Mundo, momento no qual adultos e crianças estarão torcendo e se divertindo juntas.
Levando a embalagem tão a sério quanto os brinquedos
Além de madeiras, tecidos, tintas, cordas, botões, enfim, dos insumos de produção necessários, o artesão tem que cuidar para que a embalagem permita a devida exposição dos produtos com segurança e atratividade no varejo e também garantir ao consumidor o acesso, a informação, a integridade, a conveniência, a segurança no manuseio e no consumo do produto.
Ao desenvolver a embalagem, o artesão deve ter em mente que o consumidor é fortemente influenciado por ela no momento da compra. Como ela é o vendedor silencioso e se trata de um publico infantil, as cores e os elementos lúdicos também deverão estar presentes na embalagem do produto. Sem, contudo, deixar de lado a atenção dirigida para os patrocinadores da compra, isto é, adultos nos papéis de pais e avós para os quais os critérios de compra são diferentes.
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Texto parcialmente extraído do Boletim Sebrae 2014 Artesanato de Produtos Pedagógicos também tem oportunidade na Copa – Edição XII – São Paulo.