Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

A cachaça na mídia e os formadores de opinião

A cachaça na mídia e os formadores de opinião

sebrae mercados, a cachaça na mídia, expocachaça 2014

Pesquisa realizada na Expocachaça de 2014 revela a presença da cachaça nas mídias e os esforços de órgãos públicos e outros para divulgação e abertura de espaço a este tradicional produto nacional.

Por ser uma bebida tipicamente nacional, a cachaça tem sempre espaço na mídia. Dentre tais espaços, destacam-se matérias veiculadas em jornais e revistas de grande circulação no país, na imprensa televisiva, na web, bem como em portais de notícias da web.

O governo federal tem sido o grande divulgador do produto fora do país. Internamente, o Sebrae é reconhecidamente incansável em suas ações para promoção dessa bebida genuinamente nacional.

Não obstante a isso, vários depoimentos coletados na feira demonstram opiniões negativas quanto a atuação do governo federal, não apenas na promoção, mas na sua atuação geral no que tange o apoio ao pequeno produtor nacional.

Outro ponto que merece destaque é que nenhum produtor, mesmo quando questionado, citou algum site, jornal, periódico ou revista especializada, como fonte de informação. A maioria afirma manter-se informado sobre o mercado através do contato com fornecedores, associações, concorrentes e no contato com os consumidores e revendedores. Neste ponto as associações destacam-se como fonte preferencial de informações, sendo lembrada por grande parte dos entrevistados.

Com relação aos formadores de opinião, muitos produtores ressaltaram a importância de ter seus produtos associado a uma culinária de qualidade, ao mercado gourmet. Eles percebem que o público formador de opinião tem acesso a bebidas vindas de todas as regiões do mundo. Para convencer esse público, é importante estar acessível e ter um produto de elevadíssima qualidade.

Aprofundando-se ainda mais nessa questão, relacionando os formadores de opinião a própria mídia, segue recortada a seguir a resposta de um produtor sobre o papel dos formadores de opinião. A resposta é bastante elucidativa:

“Os formadores de opinião são avalistas importantes, mas uma informação dada por um amigo, que você tenha interatividade, é mais confiável, pois um amigo não iria me ‘sacanear’…

…muitas vezes, um bom formador de opinião fecha acordo com uma marca…e dá um aval que nem sempre é o que ele pensa…”

“… o formador de opinião é sempre importante, mas o ciclo de amizade me dá um aval maior…”

Moacir Menegotto – Destilados Artesanais Casa Bucco – Expositor na Expocachaça 2014.

Uma tendência interessante e ressaltada pelos produtores do Rio Grande do Sul são a abertura das portas dos alambiques para roteiros turísticos. Os alambiques dessa região recebem todos os dias do ano para visita e estão tentando reforçar o roteiro como é feito com os vinhos, também na mesma região. Dessa forma, criam-se multiplicadores da marca, que é onde acredita-se que o efeito positivo da divulgação é mais eficiente.

Quer saber mais sobre o segmento da cachaça? Acesse a seção de Agro do Sebrae Mercados.

Fonte: Sebrae Mercados | Expocachaça 2014

You must login to add a comment.

Posts relacionados