Pesquisa realizada na Expocachaça de 2014 revela a presença da cachaça nas mídias e os esforços de órgãos públicos e outros para divulgação e abertura de espaço a este tradicional produto nacional.
Por ser uma bebida tipicamente nacional, a cachaça tem sempre espaço na mídia. Dentre tais espaços, destacam-se matérias veiculadas em jornais e revistas de grande circulação no país, na imprensa televisiva, na web, bem como em portais de notícias da web.
O governo federal tem sido o grande divulgador do produto fora do país. Internamente, o Sebrae é reconhecidamente incansável em suas ações para promoção dessa bebida genuinamente nacional.
Não obstante a isso, vários depoimentos coletados na feira demonstram opiniões negativas quanto a atuação do governo federal, não apenas na promoção, mas na sua atuação geral no que tange o apoio ao pequeno produtor nacional.
Outro ponto que merece destaque é que nenhum produtor, mesmo quando questionado, citou algum site, jornal, periódico ou revista especializada, como fonte de informação. A maioria afirma manter-se informado sobre o mercado através do contato com fornecedores, associações, concorrentes e no contato com os consumidores e revendedores. Neste ponto as associações destacam-se como fonte preferencial de informações, sendo lembrada por grande parte dos entrevistados.
Com relação aos formadores de opinião, muitos produtores ressaltaram a importância de ter seus produtos associado a uma culinária de qualidade, ao mercado gourmet. Eles percebem que o público formador de opinião tem acesso a bebidas vindas de todas as regiões do mundo. Para convencer esse público, é importante estar acessível e ter um produto de elevadíssima qualidade.
Aprofundando-se ainda mais nessa questão, relacionando os formadores de opinião a própria mídia, segue recortada a seguir a resposta de um produtor sobre o papel dos formadores de opinião. A resposta é bastante elucidativa:
“Os formadores de opinião são avalistas importantes, mas uma informação dada por um amigo, que você tenha interatividade, é mais confiável, pois um amigo não iria me ‘sacanear’…
…muitas vezes, um bom formador de opinião fecha acordo com uma marca…e dá um aval que nem sempre é o que ele pensa…”
“… o formador de opinião é sempre importante, mas o ciclo de amizade me dá um aval maior…”
Moacir Menegotto – Destilados Artesanais Casa Bucco – Expositor na Expocachaça 2014.
Uma tendência interessante e ressaltada pelos produtores do Rio Grande do Sul são a abertura das portas dos alambiques para roteiros turísticos. Os alambiques dessa região recebem todos os dias do ano para visita e estão tentando reforçar o roteiro como é feito com os vinhos, também na mesma região. Dessa forma, criam-se multiplicadores da marca, que é onde acredita-se que o efeito positivo da divulgação é mais eficiente.
Quer saber mais sobre o segmento da cachaça? Acesse a seção de Agro do Sebrae Mercados.