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Panificação: como melhorar a lucratividade

A Associação Brasileira da Indústria da Panificação e Confeitaria (ABIP) apresentou o resultado do setor em 2013. Ano em que o índice de crescimento das empresas foi de 8,7%, representando um faturamento de R$ 76.405 bilhões.

No comparativo com os últimos seis anos, 2013 foi um ano atípico. Houve queda no fluxo de clientes; desde 2007 o setor não apresentava uma elevação menor que 10%; e o aumento de 9,5% no tíquete médio refletiu o reajuste de preços pelas empresas de panificação e não efetivamente um aumento no consumo. Na análise da ABIP, a desaceleração se deu, principalmente, à alta nos custos do setor.

Nesse ambiente de mercado, as empresas que oferecem um serviço completo de food service e conveniência registraram um aumento de mais de 15% e foram as que mantiveram o setor em crescimento.

 

Diante do cenário atual, reduzir perdas e falhas nos processos com foco no aumento da lucratividade torna-se ainda mais imprescindível.

Uma análise realizada pelo Instituto Tecnológico ITPC que atua desde 2011 junto ao setor, por meio de um convênio de cooperação técnica, que inclui o SEBRAE e a ABIP, identificou os principais pontos de entrave nas padarias brasileiras. Esses pontos foram organizados em quatro pontos estratégicos: Administrativo/Financeiro; Gestão de Pessoas/Ambiente; Mercado e Tecnologia de Produção.

A partir dessa categorização, que está detalhada “Como reduzir perdas e falhas nos processos para aumentar a lucratividade”, o Instituto aponta que é função do gestor acompanhar todos os processos críticos dentro da empresa, tanto em níveis operacionais quanto estratégicos.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Dataconsumer, 52% dos clientes que frequentam padarias têm um grau de exigência muito elevado sobre os produtos panificados. Isso torna a operação das empresas de Panificação e Confeitaria um desafio maior, já que precisam cotidianamente suprir a alta expectativa de seus frequentadores.

Nesse sentido, o Instituto também contribui orientando como os clientes podem ajudar no controle de qualidade de uma padaria: Cliente fiscal, aproveite essa ideia!. Orientações como essas do IPTC, podem ser encontradas na página do SEBRAE para o setor: no link Sebrae – Panificação  são abordados: mercado, negócios, gestão, máquinas e equipamentos, inovação e tecnologia, além de boas práticas e legislação.

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