Em 2011, impulsionado pelas vendas de vodka, os destilados brancos tiveram seu melhor desempenho, registrando um aumento de 10% no volume total e de 19% no valor. O resultado positivo atraiu produtores de outras categorias.
O mercado de alimentação fora do lar, representado principalmente por bares e restaurantes, é o principal canal de distribuição de destilados no País. Essa performance está diretamente ligada à venda de caipirinha e outras variações como caipirosca e saquerinha.
O consumo de cachaça pura e rum (cuba libre) também se destacou, acompanhado pela tendência de consumo de energéticos com vodca e whisky. Apesar da queda no volume, o preço unitário médio aumentou em 2011. Parcialmente, em função da inflação, do aumento dos custos de operação e da carga tributária, além da crescente demanda por marcas premium.
A categoria de whisky cresceu 7% em volume e 20% em valor, em 2011. A valorização do real frente ao dólar incentivou a importação de whisky escocês, com vendas realizadas principalmente por meio de lojas especializadas, supermercados e hipermercados.
O bom desempenho da vodca no mercado brasileiro se deve principalmente ao consumo dos jovens e adultos. As bebidas aromatizadas, de vários sabores, atingiram um pico de crescimento, com destaque para a diferenciada Absolut ou as tradicionais Smirnoff e Orloff (com 41% do total).
Para saber mais, acesse o documento Cachaça artesanal: série estudos mercadológicos (em pdf).
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