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STARTUP AJUDA RESTAURANTES A ECONOMIZAR COM FORNECEDORES

STARTUP AJUDA RESTAURANTES A ECONOMIZAR COM FORNECEDORES

Conheça sistema que promete economia, crédito e praticidade gratuitamente a empreendedores de alimentos e bebidas 

Conectar donos de bares e restaurantes a fornecedores de insumos é a proposta da startup Cayena, que atua principalmente no estado de São Paulo e planeja ampliar horizontes no futuro. A plataforma funciona como um marketplace que promete, gratuitamente, economia, praticidade e crédito para os donos de estabelecimentos. São os fornecedores que pagam um percentual das vendas em troca do aumento dos negócios e da garantia de pagamento dada pela Cayena. 

Assista o vídeo com a entrevista de Pedro Carvalho, economista e co-fundador da startup Cayena, que fala sobre as vantagens do aplicativo que conecta bares e restaurates aos fornecedores com preços mais baratos.

Se preferir, ouça a entrevista neste podcast.

O próprio co-fundador da startup, Pedro Carvalho, vem de uma família que comanda um restaurante somente de entregas, em Salvador (BA). Ele diz que a ideia é facilitar a vida dos empreendedores de alimentação e bebidas, porque afirma que 90% dos estabelecimentos são de pequeno porte, independentes ou familiares. “A dinâmica desse empresário é desafiadora, tocando tudo dentro do restaurante, da contratação, gestão do time, cardápio, parte financeira e a parte de compras”, cita.

LISTA DE COMPRAS

O dono do restaurante precisa acessa o aplicativo, definir a data de entrega e criar uma lista de compras com base nos mais de 40 mil produtos disponíveis. Um consultor fica responsável sempre por orientar o mesmo cliente que precisar de apoio e todo o histórico de compras fica guardado, o que permite comparar preços ou refazer a compra. 

O sistema da Cayena oferece então duas listas ao empreendedor, uma somente com os produtos necessários para quem está com capital de giro mais baixo naquele período, outra com mais itens unitários para gerar maior economia.

CRÉDITO E PRAZO

Ainda, a startup oferece crédito aos compradores pelo chamado Cayena Pay. O empreendedor solicita uma análise de crédito e, um dia depois, conta com um prazo para pagar mais estendido do que o oferecido por fornecedores normalmente. Carvalho afirma que 92% dos pedidos feitos até as 16 horas são entregues já na manhã do dia seguinte.

“Quando vai repor o estoque de insumos, o dono de restaurante ou compra no atacado, que geralmente é longe dos grandes centros e com limitação de marcas, sem comparar preço e sem muito crédito, ou compra com distribuidores de alimentos, que compram da indústria e entregam na porta do restaurante, que é uma experiência um pouco melhor, mas de difícil visibilidade de processos e preços”, conta o co-fundador da Cayena. 

PARA FORNECEDORES

Para os fornecedores, a plataforma não é 100% aberta. A Cayena faz uma triagem e menos de 30% dos que passam pelo processo são admitidos. Entre os critérios para aprovação estão usar veículos adequados para entrega, como refrigerados no caso de perecíveis, oferecer produtos complementares aos já ofertados, bons preços e rapidez para cadastrar novos clientes.“Como não fazemos a entrega, a logística, precisamos confiar em quem faz, para que ofereçam os produtos da melhor forma pela plataforma”, explica Carvalho. 

Para os que passam a ser parceiros, a Cayena promete aumento nas vendas, já que cerca de metade dos compradores somente consumia em atacados, em troca de um percentual das vendas. Mas a maior vantagem é mesmo a garantia de recebimento. “O fornecedor tem custo de 4% a 5% da receita dele para dar crédito, com gastos com o time de cadastro, emissão de boleto, cobrança, antecipação de recebíveis e inadimplência, Mas aqui a inadimplência vai literalmente a zero, porque bancamos o pagamento dele e somos remunerados por isso”, diz o .co-fundador da startup.

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