Manual de como iniciar piscicultura com espécies regionais promete auxiliar os produtores no Mato Grosso.
Durante muitos anos, a piscicultura foi encarada como uma simples atividade de lazer voltada ao autoconsumo ou, no máximo, um negócio secundário na propriedade rural. Nota-se, porém, que a atividade ganhou espaço próprio no agronegócio nacional e atrai uma leva de empreendedores e interessados em colocar a criação de peixes como principal foco de suas ações.
O momento exige uma crescente profissionalização diante dos novos desafios de um mundo globalizado.
Para orientar o piscicultor e aquicultor diante desses desafios encontrasse a disposição no site do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio à Pequena e Micro Empresa) de Mato Grosso a versão digital do manual Como iniciar piscicultura com espécies regionais.
Este material esta disponível de modo gratuito e apresenta procedimentos para criação de peixes de água doce originários das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
O manual foi elaborado pelos técnicos Francisco Medeiros e Adair José Moraes, que fazem parte da Aquamat (Associação de Aquicultores de Mato Grosso). Eles apresentam uma seleção, levando em consideração as ações que demonstram a melhoria da produção nos quesitos tecnologia, gestão e comercialização. O manual indica, por exemplo, técnicas de construção de viveiros e represas, aborda o manejo da qualidade da água, nutrição e reprodução das diversas espécies e controle financeiro da atividade.
Valéria Pires, da Unidade de Agronegócio do Sebrae em Mato Grosso, relatou que há muita procura pela edição publicada impressa, lançada em 2013, o que levou o Sebrae a desenvolver a versão digital. Todo trabalho foi financiado pelo Sebrae Nacional.
De acordo com o Sebrae de Mato Grosso, que atua no setor de piscicultura desde 2006, o Estado é o maior produtor de espécies nativas do país e o terceiro em volume de pescado. São 48 mil toneladas por ano, segundo o Ministério da Pesca. A maior parte da produção é de peixes como pacu, tambaqui, tambacu e tambatinga.
Para saber mais acesse: Manual Como Iniciar a Piscicultura com Espécies Regionais.