Quando comparada aos outros segmentos de produção animal, a aquicultura ou cultivo de organismos aquáticos, incluindo peixes, ostras e camarões, se destaca em nível mundial com 15,7% de crescimento médio entre 2007 e 2010, enquanto a taxa de crescimento do segmento de bovinos, frangos e suínos obtiveram -8,6%, 9,2% e 12,9%, respectivamente. Contudo, apesar de amplamente apreciados, os peixes enfrentam barreiras em alguns mercados. Isso porque questões relacionadas com problemas de qualidade e elevado preço distanciam os consumidores.
Para reverter esta situação, o empresário e o produtor de peixes deve montar sua estratégia de marketing focada no seu mercado consumidor e procurando alcançar o maior número de clientes potenciais. Os principais meios de divulgação aplicados aos negócios são: encartes de supermercados, revistas e jornais, TVs, rádio, materiais gráficos, internet e outdoor.
Consumidor exigente
Os consumidores de pescados exigem, principalmente, o fator qualidade, como o frescor e o congelamento correto, que aliados ao preço e ao tipo de espécie ofertada, reúnem as informações para tomada de decisão na compra dos produtos.
Frente aos meios de divulgação mencionados, a venda de peixes limita-se quase sempre à análise presencial dos consumidores, visto a necessidade de avaliação dos aspectos sanitários do produto. Entretanto, os meios de divulgação trabalham principalmente no quesito preço e inovação de produtos para atrair os consumidores.
Nos últimos anos, o Brasil vem implementando políticas para o aumento do consumo de pescados e, consequentemente, gerando uma maior demanda ao setor produtivo.
Campanhas publicitárias do governo federal buscam promover o produto e o setor, além do desenvolvimento da culinária e gastronomia, explorando os benefícios à saúde humana e as características próprias dos pescados.
A estratégia de marketing para o consumo de peixes pelo consumidor final (alvo do processo) necessita de uma boa articulação entre o setor produtivo, comerciantes e instituições, principalmente quando se trata de uma questão cultural, havendo ainda o fator tempo, incluído para o amadurecimento da estratégia adotada.
O que se pode observar é que existem muitas oportunidades para quem pretende trabalhar nesta cadeia produtiva, que quando desenvolvida corretamente é uma atividade aliada à sustentabilidade, já que possibilita a substituição dos peixes da pesca extrativa, contribuindo com a preservação do meio ambiente e criando um ponto positivo a favor do marketing da aquicultura.
Para saber mais sobre o segmento e aproveitar suas oportunidades, acesse: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/Busca?q=pisicultura