Um recente estudo a respeito do perfil do consumidor brasileiro de joias segmentou seis comportamentos existentes em consumidores de joias no Brasil. Para cada um deles há uma correspondência de estímulos (motivações para o ato de compra), de hábitos (comportamentos que se repetem) e de recompensas (o que buscam, mesmo que inconscientemente) que contribuem para o plano de marketing das empresas que atuam no setor.
São eles:
Ancestral (Tradição)
Pretendem preservar a herança e o legado histórico, criando um ambiente favorável aos produtos que demonstram uma mistura entre o clássico e o moderno. Procuram produtos que aliam a praticidade moderna à sofisticação do tradicional.
- Estímulos: Querem associar-se às marcas através de narrativas e de ligações com significado.
- Hábitos: Procuram sentir que são parte da história e da identidade da marca, em uma transação de valores e de sentidos.
- Recompensas: Buscam crescimento através da ligação à história e à solidez da marca.
Renew (Movimento)
Os produtos promovem experiências e atividades, ao mesmo tempo em que proporcionam sensações de liberdade e autonomia. Informais e descontraídos, procuram produtos que lhe ofereçam uma variedade de opções que espelhem a própria individualidade.
- Estímulos: Não querem destruir a tradição, mas sim atualizar o código da mesma.
- Hábitos: São indivíduos ativos e livres, isto é, em constante movimento.
- Recompensas: Buscam crescimento através da ligação à história e à solidez da marca.
Fair Cost (Preço justo: os racionais)
Atuam de forma predominantemente racional, considerando as novas prioridades e gastando apenas no que verdadeiramente deseja.
- Estímulos: Têm necessidade de encontrar e obter o que realmente precisam pelo valor que consideram apropriado.
- Hábitos: Querem obter o melhor produto ou serviço pelo melhor preço possível, potenciando ao máximo a qualidade.
- Recompensas: Buscam satisfação através de uma compra inteligente.
Connection (Interligados)
Consomem produtos e serviços sustentáveis e utilizam canais de comunicação e redes sociais que propiciam o estabelecimento de inúmeras conexões.
- Estímulos: Têm como eixo orientador a criação e manutenção de comunidades com interesses em comum.
- Hábitos: Procuram marcas que permitam acesso à informação e serviços online em qualquer plataforma.
- Recompensas: Buscam satisfação através da criação de conteúdos que podem ser partilhados com a rede, promovendo o reconhecimento da experiência.
Manufacturing (Gosto de entender)
Refletem a procura do “saber como se faz”, onde é perceptível uma educação que tende para a criatividade.
- Estímulos: Sentem-se reconfortados por compreender o que significa determinado produto ou serviço e como foi concebido.
- Hábitos: Têm espírito associado a comportamentos de questionar, explorar, descobrir e compreender.
- Recompensas: Buscam entender a tecnologia e a inovação.
Lifelike (Sou saudável)
Valorizam a criação de estratégias para o futuro e o ambiente: produtos e serviços para a vida.
- Estímulos: A sustentabilidade é o futuro.
- Hábitos: Procuram produtos e serviços com o menor impacto possível para o planeta e para a sociedade, responsabilidade social não é uma e sim uma necessidade.
- Recompensas: Buscam paz, bem-estar e serenidade.
Assertividade nas estratégicas e na definição do mix de produtos a serem oferecidos aos consumidores nos pontos de vendas são condições fundamentais para a competitividade do varejo joalheiro. Por isso, comparar os perfis detectados por esse estudo com os perfis percebidos nos próprios estabelecimentos, ajuda aos empresários na condução e/ou reformulação de seus planos de marketing e comunicação.
Um ambiente altamente promissor para obter informações, conhecer tendências e trocas conhecimentos sobre o mercado de joias são as feiras de Negócios. No Brasil, anualmente, acontecem duas edições da FENINJER. Os destaques da 59a edição, ocorrida em novembro de 2014, estão relatados na publicação Inteligência em Feiras do SEBRAE e pode ser conhecida acessando o link: