A apicultura e a meliponicultura são atividades que vêm crescendo continuamente no Brasil. Em quase 40 anos, a produção cresceu mais de 10 vezes, e o Brasil é um dos principais exportadores de mel do mundo. A área de atuação para os empreendedores de pequenos negócios também está se diversificando. Além da alimentação tradicional, existem boas oportunidades nos setores de turismo rural, cosméticos e produtos medicinais.
Os produtos da apicultura e meliponicultura têm demanda crescente e acompanham a tendência internacional de valorização de produtos naturais. Os alimentos derivados da produção apícola, além das propriedades medicinais e cosméticas, têm alto valor nutricional, o que garante um posicionamento diferenciado no mercado.
Abaixo, seguem algumas orientações pra o empreendedor.
Dicas importantes
A realização dos grandes eventos esportivos no Brasil vai aumentar o fluxo de turistas nos próximos anos, ampliando a procura por produtos e por atrativos turísticos. A criação de abelhas, com uma pequena estrutura para receber visitantes, já se torna um atrativo diferenciado que oferece experiência e interação entre o turista e o ambiente local.
Para a produção, é fundamental que o empreendedor obtenha registro para que os produtos possam atravessar as fronteiras do município, do estado e do país, oferecendo segurança e confiabilidade aos consumidores e turistas. Além do registro, a obtenção de selos e certificações de qualidade, denominação de origem e de alimento orgânico garantem acesso a determinados nichos de mercado que estão dispostos a pagar mais pela garantia de qualidade e procedência.
As lojas de produtos naturais, sejam físicas ou virtuais, constituem um excelente canal de distribuição varejista. No atacado, os produtores podem se reunir em cooperativas e associações para entregar os produtos a atacadistas e/ou indústrias alimentícias, farmacêuticas e cosméticas.
Para os grandes eventos esportivos, há expectativa de crescimento do consumo de mel e derivados, principalmente pelo público europeu e norte-americano, que está habituado a consumir maiores quantidades desses produtos. Nesse sentido, os produtores locais devem investir em pesquisas e rede de contatos junto aos hotéis e outros meios de hospedagem para que possam oferecer produtos nas porções e embalagens mais adequadas ao tipo de consumo realizado pelos turistas.
O Sebrae disponibiliza um site específico para esse mercado. Consulte-a: http://www.sebrae.com.br/setor/apicultura