CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Oportunidade para fazer parte de um time de anfitriões de sucesso – Alemanha

Oportunidade para fazer parte de um time de anfitriões de sucesso – Alemanha

Pefil Turistas Alemanha_Capa 1

A Embratur está visitando diversos países mundo afora para promover o Brasil. A campanha “O mundo se encontra no Brasil. Venha Celebrar a vida”, relacionada às Copas FIFA e Olimpíadas 2016, enfatiza a riqueza cultural como o diferencial do País.

Ao evidenciar que, além da variedade de destinos, o Brasil oferece rica gastronomia, manifestações artísticas e grandes festivais folclóricos em todas as regiões, a campanha da Embratur encontra os anseios alemães, já que história, natureza e cultura são os atrativos que eles mais procuram em suas viagens.

Sim, eles estão viajando mais para o Brasil: a Alemanha subiu no ranking e é atualmente o 3º maior emissor de turistas para o país.

Os pequenos negócios das cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Curitiba e Belo Horizonte (todas elas sedes da Copa FIFA 2014) possivelmente viram aumentar o número de alemães circulando por lá, uma vez que foram essas cidades que eles mais visitaram, a negócios ou a lazer, em 2011.

Os dados retirados do recém-lançado Perfil de Mercado “Alemanha” pela Embratur mostram que, naquele ano, dos 241.739 turistas alemães que desembarcaram no Brasil:

  • 61,0% são do sexo masculino;
  • 64,8% têm entre 25 e 50 anos;
  • 69,7% têm, no mínimo, formação superior completa; e
  • A renda familiar é de US$ 5.679,71.

Estima-se que o número de visitantes vindos da Alemanha continue a escalada crescente, como ocorreu em 2009 e 2010. Não só porque 94,8% dos que aqui estiveram afirmaram intenção de retornar, mas também porque os eventos esportivos atrairão novos visitantes. Ocasião em que os turistas terão oportunidades em expandir o território de visitação para outra cidade-sede, assim como para as demais capitais ou cidades do interior do país.

E se mais turistas alemães estão chegando, os pequenos negócios brasileiros precisam saber melhor sobre os costumes de um povo sério e que valoriza a pontualidade, para que possam se preparar para recebê-los.

PERFIL DOS TURISTAS

Esses turistas organizados e disciplinados se interessam por novos costumes e por isso, tradicionalmente, viajam bastante. Assim, adquiriram uma experiência que os tornaram altamente exigentes quando o assunto é consumir no exterior.

Gostam de seguir uma programação. Ou seja, a falta de compromisso ou plano B não são tolerados por eles.

A paixão do alemão pela cerveja é mesmo grande e antiga. O costume é celebrar o happy hour nas cervejarias, cafés e restaurantes, onde a cerveja é a bebida mais consumida – só que não tão gelada como os brasileiros estão acostumados.

Embora seja a mais tradicional, a cerveja pode ser substituída por uma caipirinha: o coquetel mais tomado na Alemanha, que é o maior importador europeu de cachaça.

O café brasileiro também é muito apreciado por alemães. A batata é base da alimentação, na qual se incluem pães integrais, além de tortas e bolos com muita fruta e pouco açúcar.

Os alemães não abandonam a leitura nem nas viagens e gostam de trocar livros.

O aperto de mão é o cumprimento mais comum, mesmo em família. Contato físico como beijos ou abraços não é tão habitual entre os alemães como é para os latinos.

Demoram mais para fazer amigos, mas quando se constrói essa confiança, a amizade é profunda.  Na verdade existem bons laços entre alemães e brasileiros, visto que, em 2011, enquanto 42,5% se hospedaram em hotéis, flats e pousadas, outros 40,6% se hospedaram na casa de amigos e parentes (um índice elevado quando comparado com turistas de outros países).

Os dados da Embratur também mostram, que o grau de satisfação com o Brasil já foi mais alto entre os visitantes da Alemanha. Enquanto em 2010, 83,3% deles afirmaram que suas expectativas foram superadas ou atendidas plenamente, em 2011 esse número caiu para 76,3%.

Serve como alerta: o número de visitantes alemães está crescendo e o grau de satisfação decrescendo. Precisamos fazer mais! E melhor!

É sim, está chegando a hora de a reconhecida e valorizada simpatia do povo brasileiro (a hospitalidade obteve 96,8% de avaliação positiva) proporcionar melhores e mais valiosas experiências aos turistas estrangeiros.

Para que as empresas brasileiras não percam a oportunidade de fazer parte de um time de anfitriões de sucesso, o Sebrae oferece soluções específicas com atendimento especializado.

Busque mais informações em www.sebrae.com.br

Clique para acessar e ler também: Perfil dos consumidores “Argentina”.

 

 

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae

Esse é o perfil institucional do Sebrae nessa comunidade. Quer saber mais sobre o Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas? Acesse: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/canais_adicionais/o_que_fazemos

Me siga