Na última década, a indústria joalheira tem promovido expressivas melhorias em seus padrões de qualidade e competitividade. Importação de máquinas, equipamentos, ferramentaria e insumos, além do investimento no design (hoje reconhecido internacionalmente) têm resultado no crescimento do mercado, com a comercialização tanto para o consumo interno como para o externo.
Dados que evidenciam essa realidade, posicionaram o Brasil em 2013 entre os sete países que recuperaram seu consumo interno após a crise de 2009.
Os números relativos aos vinte principais mercados consumidores de joias de ouro, apresentados no quadro a seguir, também permitem conferir que, nos últimos dez, apenas cinco países apresentaram crescimento no consumo interno: China (264%); Hong Kong (240%); Rússia (48%); Índia (18%); Brasil (10%).
Essa informação, entre outras, foi extraída da publicação Inteligência em Feiras FENINJER, realizada em São Paulo em agosto de 2014. A Feira, considerada a maior do Setor na América Latina, é direcionada à realização de negócios entre fabricantes e o comércio atacadista e/ou varejista, tanto do mercado interno como do externo.
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