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Ideias para sua padaria

Ideias para sua padaria

Ideias de Negócios para 2014 é uma série do Sebrae que visa orientar empreendedores que estejam atentos a esse ambiente de negócios e que queiram investir no segmento.

O Sebrae elaborou a publicação Ideias de Negócios Padaria com o objetivo de explorar oportunidades para que os Pequenos Negócios apropriem-se dos investimentos programados para os megaeventos que ocorrerão no Brasil, bem como do maior volume de movimentação econômica antes, durante e após esses eventos.

O texto a seguir foi extraído (com adaptações) do capítulo “Tendências e Oportunidades” da publicação Ideias de Negócios para 2014 – Comércio Varejista – Padaria.

Para divulgar sua padaria

As pesquisas confirmam: os primeiros motivos que levam o cliente – de qualquer condição social ou econômica – à padaria é a proximidade, tanto da residência quanto do local de trabalho. Por isso, sua loja deve ser o centro de sua estratégia de divulgação.

Conforme o formato proposto para o seu negócio – cafeteria, confeitaria, lanchonete, pizzaria, rotissaria e, até mesmo mercado -, sua comunicação terá o desafio de atrair e manter a clientela que mora ou trabalha na região de atuação do seu negócio.

A primeira estratégia – muito usada pelos empreendedores em suas padarias – é “fisgar” o cliente pelo cheirinho de pão fresquinho, fazendo o forneamento de pães a todo o momento na loja. Sabe-se que o forneamento em diversos horários eleva a venda de pães tradicionais e especiais, bem como garante uma loja mais atrativa e movimentada.

O aroma do pão fresquinho sempre conquista o cliente, mas você pode ir além do forneamento em diversos horários. Planeje um ambiente onde o cliente possa acompanhar de perto a elaboração final do produto, assando algum panificado na frente dele. Isso vai aumentar a confiança do consumidor no processo produtivo dos produtos da sua padaria. Experimente assar pão de queijo, pão tipo francês, alguns salgados, enfim, produtos que deixam um cheiro bom no ambiente.

No entanto, tenha cuidando com a climatização do espaço, pois se o local estiver tão ou mais aquecido que ambiente externo, o cliente não vai se sentir confortável e por isso terá pressa de sair do estabelecimento.

Para colher bons resultados na divulgação da sua padaria

Existem vários fatores que precisam ser pensados. Conforme pesquisas realizadas pela Associação Global de Marketing no Varejo (Popai), voltada para o estudo do comportamento do consumidor e valorização da comunicação no ponto de venda, o percentual de aumento de vendas muda conforme o tipo de ação promocional.

Não basta, segundo os estudos, reduzir o preço dos produtos sem a sinalização adequada no ponto de vendas, a exposição diferenciada e o reforço de materiais de divulgação.

  • Apenas reduzir preço: aumento de 35% nas vendas.
  • Anúncio + redução de preço: aumento de 173% nas vendas.
  • Display + redução de preço: aumento de 279% nas vendas.
  • Display + anúncio: aumento de 244% nas vendas.
  • Display + anúncio + redução de preço:aumento de 574% nas vendas.

Prepare-se para a Copa do Mundo da FIFA

Aproveite a realização da Copa do Mundo da FIFA 2014 para focar a divulgação de sua padaria e ampliar o relacionamento com seus clientes.

Para começar, a sua loja física pode adotar a identidade visual do torneio de futebol, combinando móbiles e cartazes relacionados com a seleção brasileira. Por exemplo:

  • Nos dias de jogos crie um ambiente onde as pessoas possam assistir ao espetáculo.
  • Use sua criatividade para desenvolver produtos relacionados com o evento, esbanjando nas cores verde e amarelo!

Mas atenção às restrições da FIFA na divulgação A Lei Geral da Copa estabelece regras que vão impactar não só micro e pequenas empresas, mas também empreendedores individuais. Haverá restrição para comercialização de produtos e serviços nos locais oficiais de competição, nas imediações e principais vias de acesso. A exploração dessas áreas é exclusividade da entidade organizadora ou de quem for indicado por ela. O alcance dessa restrição tem perímetro de dois quilômetros e entra em vigência sempre dois dias antes dos jogos e dura até o dia em que a partida ocorre.

As restrições se estendem ao que denomina de “marketing de emboscada”: a tentativa de aproveitar a grande visibilidade da Copa do Mundo da FIFA 2014 para divulgar um produto ou serviço por meio de uma associação comercial não autorizada.

Saiba mais:

O conteúdo da Ideia de Negócios para 2014 – Padaria reúne informações sobre mercado, canais de comercialização, estrutura, localização, equipamentos, tecnologia, pessoal, custos, capital de giro, fontes de recursos, planejamento financeiro e dicas de especialistas.

Icone PDF

Acesse o Portal Sebrae 2014, clique na imagem.

Faça um rápido cadastro (somente nome e endereço de e-mail), faça o download do conteúdo, leia e/ou consulte enquanto estrutura sua ideia de negócio.

Você também pode procurar a unidade do Sebrae mais próxima, localizando o endereço aqui.

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Esse é o perfil institucional do Sebrae nessa comunidade. Quer saber mais sobre o Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas? Acesse: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/canais_adicionais/o_que_fazemos

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1 comentário

  1. Interessante o artigo. Atualizando um pouco para 2020, o nicho de padarias de fermentação natural estão crescendo muito no mundo todo.

    Entre nesse link para entender um pouco o que é a fermentação natural também chamado de levain.

    Há diversos cursos de panificação, inclusive online, e estão surgindo novos padeiros caseiros (home bakers) que começam a fazer pães em casa. Como fazer fermento natural? É a primeira pergunta que esses home bakers se fazem quando vão iniciar suas atividades de pães caseiros e depois montam suas pequenas padarias de pão artesanal.

     

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