CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Eventos esportivos contribuirão para o consumo de hortifrutis

Eventos esportivos contribuirão para o consumo de hortifrutis

039---01---Hortifruti

A realização da Copa do Mundo da FIFA 2014 certamente incidirá no aumento do consumo interno de hortifrutis. Grande parte da demanda será imediata, considerando-se a grande circulação de pessoas no país durante o evento. No entanto, outros benefícios para a área da horticultura decorrerão do evento e terão efeito contínuo após o término do mesmo, tais como o desenvolvimento da infraestrutura, a logística para distribuição dos produtos, o aproveitamento das tecnologias de produção e a divulgação para o mercado exterior com vistas a aumentar as exportações a médio e longo prazo.

Oportunidades de crescimento após o evento

Além da demanda momentânea durante o evento, é imprescindível que se atente para a oportunidade de crescimento a médio e longo prazo, possibilitada pelos investimentos em estrutura gerada pelo evento. Veja alguns deles:

Meio ambiente. A aposta na horticultura sustentável, com uso de técnicas de cultivo sustentável que melhoram a produtividade e colaboram com a preservação do meio ambiente, é uma oportunidade para os produtores se destacarem na produção de frutas e hortaliças e atraírem investimentos para o segmento.

Tendências. A capacitação e o investimento em produtos que estão se tornando tendência, tais como as mini/baby hortaliças e as hortaliças minimamente processadas, pode ser o diferencial para conquistar o mercado consumidor. Órgãos como Ministério da Agricultura, Embrapa, Sebrae, Cepea, entre outros, disponibilizam informações e estudos de técnicas de produção de hortifrutis, valendo a utilização dos mesmos para melhoria e inovação da cadeia produtiva.

Tecnologias. Procure conhecer novas tecnologias para melhoramento da sua produção. Novos adubos, novas técnicas de manejo de lavouras, sistemas de irrigação, modelos de estufas, controle de pragas. Como exemplo de tecnologia no plantio, atualmente utiliza-se uma espuma fenólica, que permite o plantio das mudas hidropônicas evitando a lavagem da raiz no momento do replantio. Evita desperdício de tempo de lavar muda por muda e de água que não será mais utilizada neste momento da produção.

Busque auxílio do Sebrae da sua região e conheça mais sobre programas parceiros como o Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS). Acesse: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosSebrae