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Estratégias de Comercialização para Produtos Derivados de Leite

Estratégias de Comercialização para Produtos Derivados de Leite

 

Derivados do Leite

Quando se trata de derivados lácteos, as projeções da OECD/FAO estimam um crescimento da produção brasileira, entre o período 2009/2011 e 2021, de mais de 24,1% para o queijo, cuja produção deverá ser de 801,5 mil toneladas em 2021. O Brasil, com aproximadamente 200 milhões de habitantes, com um consumo per capita de lácteos baixo, o que indica uma grande oportunidade de crescimento.

A produção de queijos no Brasil, por exemplo, nos últimos anos tem apresentado taxas de crescimento superiores à produção de leite. Seguindo a tendência do queijo, o iogurte terá demanda aumentada por parte dos supermercados, restaurantes e hotéis, que sustentará o aumento da produção.

Mesmo diante de um cenário promissor como esse, o pequeno produtor não pode fugir da tarefa de definir antecipadamente as estratégias que serão adotadas para a comercialização. É importante definir as o posicionamento do produto no mercado, que pode variar desde a comercialização local até a inserção em grandes redes de supermercados em grandes centros.

Quando se adota a verticalização da produção, com a industrialização do leite cru dentro da propriedade, uma solução do Sebrae para os produtores é a participação na Rodada de Negócios, uma iniciativa que promove o encontro entre empresas compradoras e fornecedoras, incentivando a criação de grandes parcerias de negócios.

A Rodada de Negócios faz parte do calendário anual do Sebrae. Para participar, o empresário deve procurar o Sebrae do seu estado ou a entidade que está organizando o evento e preencher um cadastro com informações sobre o perfil de sua empresa.

São necessárias informações sobre os produtos e serviços a serem ofertados, o mercado de atuação, a capacidade de produção e o número de funcionários, entre outras. Com base nesses dados, é feita a análise do perfil da empresa que pretende participar como ofertante para verificar se é compatível com as demandas da empresa âncora ou demandante.

Dentre as soluções que podem ser utilizadas para melhorar os canais de comercialização do pequeno produtor de derivados de leite também existe a Rede Nacional Comércio Brasil, que tem o objetivo de aproximar empresas de micro e pequeno porte de canais de comercialização, promovendo o acesso a mercados de forma sustentável e perene.

Saiba mais detalhes no site: http://www.sebrae.com.br/customizado/acesso-a-mercados/sebrae-mercado/comercio-brasil

No contexto dos pequenos negócios para derivados de leite, o Sebrae tem muito mais soluções a oferecer. Veja:

• Negócio Certo Rural;

• Análise e Planejamento Financeiro;

• Agentes Locais de Inovação;

• Capacitação Rural;

• Controles Financeiros;

• Dolho na Qualidade;

• Despertar Rural;

• Empretec;

• Click Marketing;

• Central de Oportunidades;

• Rede Comércio Brasil;

• Rodadas de Negócios;

• Formação de Preços;

• Gestão e Técnicas de Produção;

• Programa Sebrae da Qualidade Total Rural

• Projeto Aprisco;

• Sebratec;

• Gestão ambiental;

• Sustentabilidade rural.

 

Obtenha mais informações sobre oportunidades de negócio para produtos derivados de leite, acesse http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/Busca?q=Leite%20e%20derivados

 

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Esse é o perfil institucional do Sebrae nessa comunidade. Quer saber mais sobre o Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas? Acesse: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/canais_adicionais/o_que_fazemos

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