O desemprego ainda é a principal causa da inadimplência para 36% dos consumidores entrevistados pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). O descontrole financeiro é a segunda causa mais comum para a inadimplência, com 28% das menções. Em terceiro lugar, empréstimo do nome a terceiros (12%).
A pesquisa Perfil do Inadimplente do 4º trimestre de 2014 ouviu cerca de 1.000 consumidores que possuem alguma dívida vencida e não paga registrada no banco de dados da Boa Vista SCPC, que buscaram orientação no balcão de atendimento ao consumidor. O levantamento é aplicado trimestralmente com consumidores inadimplentes. Os resultados devem ser lidos considerando-se 95% de grau de confiança e margem de erro de 3%.
Setores mais afetados
O levantamento revelou que 95% dos inadimplentes entrevistados possuem dívidas com atraso superior a 90 dias. A aquisição de vestuário e calçados gerou a inadimplência para 17% dos entrevistados.
A compra de móveis, eletrodomésticos e eletrônicos e contas diversas (condomínio, aluguel e conta de celular) são os principais geradores de inadimplência. Cada item obteve o mesmo percentual: 19% dos entrevistados.
Em seguida, aparece a aquisição de alimentação (15%); despesas com água, luz, telefone, TV a cabo e gás (14%); empréstimo pessoal (8%); material de construção (4%); e financiamento de veículos e casa própria (4%).
Somando os percentuais dos itens contas diversas, alimentação, água, luz, telefone e TV a cabo, percebemos que 48% dos entrevistados estão endividados com despesas básicas.
Forma de pagamento
A forma de pagamento utilizada na compra que gerou a inadimplência foi o carnê ou boleto para 33% dos entrevistados, seguida de cartão de crédito (25%), empréstimo pessoal (15%), cheque (15%), cheque especial (6%) e cartão da loja (6%).
Quanto ao valor das dívidas, 33% dos consumidores disseram que a soma das dívidas em atraso é de até R$ 500, enquanto 34% têm endividamento entre R$ 500,01 e R$ 2.000 e 33% devem acima de R$ 2.000.
Para quitar a pendência financeira, 58% optariam por parcelar e 42% fariam o pagamento à vista. Além disso, 87% pretendem quitar a dívida nos próximos 90 dias, e apenas 13% acima desse prazo.
Endividamento do consumidor
Os consumidores declararam estar pouco endividados (42%), muito endividados (25%) e mais ou menos endividados (33%).
A renda familiar dos consumidores está comprometida até 25% com o pagamento de dívidas para 47% dos entrevistados; de 25% a 50% para 30% dos consumidores; e acima de 50% de comprometimento para 23% dos pesquisados.
Questionados sobre o comprometimento com dívidas nos próximos meses, 31% dos consumidores estão comprometidos, um aumento de 8 pontos percentuais em relação a pesquisa anterior (3º trimestre de 2014).
Intenção de compra
A pesquisa da Boa Vista SCPC revela aumento na intenção dos consumidores em realizarem novas compras, após quitarem as dívidas: 32% pretendem realizar novas compras – aumento de 5 pontos percentuais em comparação com a pesquisa anterior –; 67% não pretendem realizar novas compras; e 1% não soube informar.
Após reabilitar o nome, os consumidores pretendem comprar em seguida um veículo (32%), um imóvel (25%), móveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos (24%), materiais de construção (6%), vestuário (4%) e outros (9%).
Fonte: Boa Vista Serviços
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Edição: Fernanda Peregrino, FC Consultoria.