Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Como o setor de turismo pode se beneficiar com a Copa de 2014

Como o setor de turismo pode se beneficiar com a Copa de 2014

TurismoPequenos negócios que atuam no segmento do turismo, especialmente os focados em lanchonete, restaurante self-service, albergues, hotéis e pousadas, podem se beneficiar – e muito – com as oportunidades que serão geradas com a realização dos megaeventos esportivos no País nos próximos anos, em especial a Copa do Mundo da Fifa de 2014.

Com relação às lanchonetes, por exemplo, durante os jogos da Copa do Mundo da Fifa 2014 espera-se um aumento considerável do fluxo de pessoas, não somente nas cidades-sede, mas também nas cidades que abrigam os centros de treinamento para as seleções participantes. Toda essa movimentação em torno das equipes e da competição oferece várias oportunidades para o fornecimento de refeições rápidas e lanches. Haverá uma grande quantidade de estrangeiros circulando nesses locais, vindos de várias partes do mundo. Vai aumentar a quantidade de clientes brasileiros. O Ministério do Turismo calcula que durante os jogos haverá uma proporção de cinco turistas brasileiros para cada estrangeiro.

Já os restaurantes, em especial os self-services, têm ao seu favor os dados da última pesquisa de orçamentos familiares, de 2010, segundo a qual 31,2% dos gastos com alimentação foram feitos fora de casa. Projeções feitas por consultorias especializadas apontam para a elevação desse patamar para um percentual de aproximadamente 37% até 2018. Nos EUA e na Europa, esse percentual se aproxima dos 50%. É a partir dessa diferença que os empresários do setor avaliam o potencial de crescimento do mercado brasileiro.

Por outro lado, a hospedagem é um dos pontos mais críticos para organizar e realizar um megaevento como a Copa do Mundo da Fifa 2014. O alojamento de turistas em albergues, hospedarias e casas com café da manhã pode ser uma solução para a falta de leitos durante os megaeventos esportivos. Além disso, a atividade abre várias oportunidades para a prestação de outros serviços que podem fazer parte da oferta dos pequenos negócios de hospedagem, como informação turística, zonas de internet sem fio, intérpretes de idiomas e aluguel de equipamentos esportivos.

Vale registrar, ainda, que, com a motivação da Copa do Mundo da Fifa 2014, espera-se a vinda de 500 mil turistas estrangeiros, dos quais cerca de 25% deverão aproveitar para circular pelo país e conhecer outras localidades brasileiras fora do circuito do torneio. Há uma tendência de ampliação dos investimentos em hotelaria, devido ao aumento do interesse de grandes grupos estrangeiros de hotelaria no mercado brasileiro. Existe não só a possibilidade de concentração da atividade, mas também a oportunidade de conseguir parcerias externas.

Para saber mais sobre essas e outras oportunidades de negócio que serão geradas em função da realização da Copa de 2014, viste o site do projeto Sebrae 2014.

You must login to add a comment.

Posts relacionados