Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Você precisa se logar para postar no Blog

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Sebrae Respostas Latest Articles

Como escolher um bom lugar para um laticínio

Como escolher um bom lugar para um laticínio

O Sebrae da as melhores dicas e informações para ajudar com o sucesso do seu negócio ou empreendimento. Veja aqui como escolher um lugar adequado para instalação de um laticínio.

sebrae mercados, como abrir um laticínio, leite

A localização do laticínio é fundamental para obter sucesso na atividade. Geralmente, o local está relacionado com os principais parâmetros exigidos para o desenvolvimento da atividade, como facilidade de obtenção de matéria prima, facilidade de escoamento da produção e fornecimento de água e energia.

O empresário deve equilibrar os aspectos produtivos com os de logística, que fortemente influenciam na tomada de decisão para a implantação e sucesso do empreendimento. Portanto, a implantação em regiões produtoras de leite proporciona redução dos custos com captação e transporte do leite. Deve-se avaliar, ainda, a disponibilidade de mão de obra.

Preferencialmente, a instalação deve ser compatível com o estabelecimento, prevendo-se futuras expansões, localizadas em terreno seco, sem acidentes e de fácil escoamento de águas pluviais, de fácil acesso e fornecimento de água, energia elétrica.

Uma das formas de pequenos laticínios ganharem força contra grandes laticínios é associar-se a cooperativas e assim congregar as pequenas empresas do ramo de leite e derivados. Cooperativas têm como objetivos: coordenar trabalhos em sintonia com os associados, propiciar condições para que o associado possa ter acesso direto à legislação vigente, facilitando o emprego das normativas e instruções de produção e qualidade; representar e defender os direitos comuns dos associados, além de facilitar o acesso às instituições financeiras e instâncias representativas do direito público e privado; facilitar a participação dos associados no mercado e na comercialização dos produtos; proporcionar cooperativamente a diminuição dos custos na aquisição de insumos; e fomentar o associativismo e o cooperativismo, o que é uma forma viável de manter a regularidade de entrega do volume de produção para atender o mercado.

Outra oportunidade para o empresário, a qual deve estar atento, é a forma de inserir seu produto no mercado, aproveitando a oportunidade, principalmente laticínios que se localizam próximos às cidades-grandes e sedes dos jogos Olímpicos ou cidades turísticas, onde haverá grande número de turistas. Dentre as estratégias de marketing focadas no mercado consumidor deve-se procurar alcançar o maior número de clientes potenciais. Os principais meios de divulgação aplicados aos negócios são: encartes de supermercados, revistas e jornais, rádio e televisão, materiais gráficos, Internet e outdoor. Estratégias de inserção produtiva em venda direta em mercados turísticos e institucionais também demonstram bom potencial de sucesso.

O uso de tecnologias advindas da Internet, seja a criação de portal, blogs, mídias sociais, estabelece um canal de comunicação direto com o mercado consumidor, em que será possível obter informações gerais sobre a empresa e sobre os produtos comercializados, além dos canais de comunicação para os consumidores.

Obtenha mais informações sobre esta oportunidade de negócio na Cartilha – Como fortalecer uma produção de derivados do leite

Fonte: Sebrae.com.br

You must login to add a comment.

Posts relacionados