O Sebrae da as melhores dicas e informações para ajudar com o sucesso do seu negócio ou empreendimento. Veja aqui como escolher um lugar adequado para instalação de um laticínio.
A localização do laticínio é fundamental para obter sucesso na atividade. Geralmente, o local está relacionado com os principais parâmetros exigidos para o desenvolvimento da atividade, como facilidade de obtenção de matéria prima, facilidade de escoamento da produção e fornecimento de água e energia.
O empresário deve equilibrar os aspectos produtivos com os de logística, que fortemente influenciam na tomada de decisão para a implantação e sucesso do empreendimento. Portanto, a implantação em regiões produtoras de leite proporciona redução dos custos com captação e transporte do leite. Deve-se avaliar, ainda, a disponibilidade de mão de obra.
Preferencialmente, a instalação deve ser compatível com o estabelecimento, prevendo-se futuras expansões, localizadas em terreno seco, sem acidentes e de fácil escoamento de águas pluviais, de fácil acesso e fornecimento de água, energia elétrica.
Uma das formas de pequenos laticínios ganharem força contra grandes laticínios é associar-se a cooperativas e assim congregar as pequenas empresas do ramo de leite e derivados. Cooperativas têm como objetivos: coordenar trabalhos em sintonia com os associados, propiciar condições para que o associado possa ter acesso direto à legislação vigente, facilitando o emprego das normativas e instruções de produção e qualidade; representar e defender os direitos comuns dos associados, além de facilitar o acesso às instituições financeiras e instâncias representativas do direito público e privado; facilitar a participação dos associados no mercado e na comercialização dos produtos; proporcionar cooperativamente a diminuição dos custos na aquisição de insumos; e fomentar o associativismo e o cooperativismo, o que é uma forma viável de manter a regularidade de entrega do volume de produção para atender o mercado.
Outra oportunidade para o empresário, a qual deve estar atento, é a forma de inserir seu produto no mercado, aproveitando a oportunidade, principalmente laticínios que se localizam próximos às cidades-grandes e sedes dos jogos Olímpicos ou cidades turísticas, onde haverá grande número de turistas. Dentre as estratégias de marketing focadas no mercado consumidor deve-se procurar alcançar o maior número de clientes potenciais. Os principais meios de divulgação aplicados aos negócios são: encartes de supermercados, revistas e jornais, rádio e televisão, materiais gráficos, Internet e outdoor. Estratégias de inserção produtiva em venda direta em mercados turísticos e institucionais também demonstram bom potencial de sucesso.
O uso de tecnologias advindas da Internet, seja a criação de portal, blogs, mídias sociais, estabelece um canal de comunicação direto com o mercado consumidor, em que será possível obter informações gerais sobre a empresa e sobre os produtos comercializados, além dos canais de comunicação para os consumidores.
Obtenha mais informações sobre esta oportunidade de negócio na Cartilha – Como fortalecer uma produção de derivados do leite
Fonte: Sebrae.com.br