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O desafio para o crescimento da MPE: a logística

Por Luciana Pecegueiro

A empresa pode nascer pequena, começar a conquistar os vizinhos, o bairro, a cidade. Mas conforme o mercado cresce, toda empresa se depara com um dilema: como chegar até o cliente com a estrutura que tenho?

Atualmente, a Internet permite que uma empresa fique exposta ao mundo. As micro e pequenas empresas podem muitas vezes não competir por preço, mas diferenciam seu produto, seu atendimento e geram demanda além das fronteiras geográficas anteriormente exploradas.

A compra de matérias-primas e a venda dos produtos de uma pequena empresa a partir de/para milhares de quilômetros de distância pode parecer uma tarefa difícil e restrita às médias e grandes empresas. E com certeza é necessário refletir para fazer com que seu produto chegue nas mãos do seu cliente ao menor custo possível mantendo a qualidade.

Assim como há a tecnologia que permite expor seus produtos em uma vitrine mundial, há soluções logísticas para atender essas potenciais demandas.

Normalmente as micro e pequenas empresas recorrem ao PAC, a encomenda econômica dos Correios. O PAC foi criado para as empresas que não priorizam o tempo de entrega, mas querem economia, garantia de prazo e regularidade. O serviço foi criado em 2002 e a sigla remete aos atributos do serviço: “Prático, Acessícel e Confiável”.

O serviço está presente em todo o Brasil e conta com rastreamento e seguro automático, além de outros opcionais.

Para a MPE que está expandindo seus mercados é uma solução prática e barata.

Até mesmo as exportações possuem sua solução no Exporta Fácil dos Correios , ou em empresas de courier, como DHL, FEDEX, TNT, entre outras, que fazem entrega porta a porta internacionalmente.

Para as MPE o serviço pode ser a diferença para o atendimento de um mercado potencial e, assim, para a expansão do negócio. Obviamente que há uma organização empresarial como fundamento dessa abrangência, mas vale a pena começar a pensar a expandir os horizontes de seu mercado.

Luciana Pecegueiro Furtado, da Unidade de Acesso a Mercados do Sebrae

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