O futuro está incerto, mas todos nós sabemos que a vida dos consumidores não será mais a mesma. Os estilos de vida sofreram impactos, e algumas das mudanças já sinalizam como será o “novo normal”.
As pesquisas concordam que o consumidor está atento à solidariedade das marcas com a sociedade e com o planeta. Como os serviços de alimentação estão garantindo um impacto positivo?
Dados indicam, também, que o principal receio do consumidor no momento de escolher onde se alimentar é com a saúde e segurança. Os cuidados no preparo e nos serviços de entrega já foram redobrados?
Delivery e take-out são uma opção viável. Mas nem todos os consumidores são adeptos de aplicativos ou estão atentos às suas redes sociais. O que os serviços de alimentação estão fazendo para se aproximarem do cliente?
É preciso aproveitar que, segundo a Kantar, 65% dos consumidores querem jantar fora de casa com outras pessoas como uma das primeiras atividades quando a crise acabar. E, enquanto isso não acontece, é o momento de começar a se reinventar.
A disrupção está batendo à porta, e as empresas mais inovadoras têm saído na frente nessa batalha. São inúmeras as frentes que demandam inovação no ramo de alimentação, e alguns dos problemas que estão em busca de solução, são:
Reduzir os custos o máximo possível e ter fluxo de caixa:
- Como renegociar prazos e valores de contratos com firmeza e consistência
- Como reduzir a equipe por meio de férias, banco de horas, redução de jornada e suspensão de contratos, permitidas pela MP 936
- Como otimizar a operação
- Como obter crédito
Como gerenciar o estoque de alimentos:
- Como gerenciar os perecíveis (realizando pré-preparos e porcionamentos congelados para ganhar prazo de validade)
- Como rever o cardápio ofertado e facilitar a escolha do consumidor, comunicando com clareza seus produtos e serviços
- Como dar foco em segmentos compatíveis com a demanda do seu cliente: combos para jantares especiais (compra ocasional); refeições familiares de baixo custo (compra do dia-a-dia); alimentos congelados (ex. marmitas, sopas); e produtos do tipo rotisserie (ex. assados, massas, tortas)
Reforçar as boas práticas de fabricação
- Como estender esses cuidados fornecedores e entregadores
- Como comunicar esses cuidados com o cliente e demonstrar higiene no contato pessoal e nas embalagens
Conhecer as modalidades de compra e venda
- Como compreender os meios que seu cliente está disposto a utilizar
- Como utilizar plataformas ou aplicativos especializados
- Como fazer uso canais mais convencionais (como WhatsApp e telefone)
- Como avaliar se atuará com entrega via aplicativo, parceiro logístico local ou equipe própria, prezando pela economia e segurança
Reforçar parcerias
- Como se unir a fornecedores, como pequenos produtores locais
- Como sensibilizar clientes sobre a importância de apoiar o pequeno negócio
- Como agregar produtos diferenciados de parceiros locais ao cardápio
Atrair a clientela
- Como realizar venda antecipada (vouchers), como paliativo de curto-prazo
- Como realizar parcerias com empresas visando descontos no delivery/retirada para os funcionários
- Como oferecer promoções de fidelização
- Como personalizar o produto e incluir mimos para os clientes
- Como oferecer pacotes para aniversários e outras datas especiais
- Como realizar novas formas de interação (ex. redes sociais e materiais compartilháveis), para manter um relacionamento com o consumidor
Replanejar o negócio
- Como avaliando qual é o maior diferencial competitivo do negócio
- Como antecipar qual deverá ser o modelo de atuação no pós-crise
Não é fácil para o empreendedor parar suas atividades do dia-a-dia e exercitar a inovação em tantas frentes. Para isso, existe a inovação aberta: os desafios são lançados, e pessoas que amam resolver problemas se unem para encontrar as soluções! Depois, cabe ao empreendedor ficar atento a essas oportunidades e sair à frente com as inovações propostas.
Há alguns eventos importantes nesse sentido sendo organizados, como o Sancathon Food Service 2020: http://www.sel.eesc.usp.br/sancathon2020
E também a própria empresa pode, individualmente, provocar um movimento de inovação aberta, com sua equipe, clientes, universidades locais, etc.!
Saiba mais sobre o conceito de inovação aberta: https://cer.sebrae.com.br/inovacao-aberta-entenda-o-conceito-e-como-impacta-a-educacao
Ótimas dicas Sebrae!!!
Olá, quer sair da crise??
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