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Como a inovação aberta pode garantir a virada de chave no ramo de alimentação?

Como a inovação aberta pode garantir a virada de chave no ramo de alimentação?

O futuro está incerto, mas todos nós sabemos que a vida dos consumidores não será mais a mesma. Os estilos de vida sofreram impactos, e algumas das mudanças já sinalizam como será o “novo normal”.

As pesquisas concordam que o consumidor está atento à solidariedade das marcas com a sociedade e com o planeta. Como os serviços de alimentação estão garantindo um impacto positivo?

Dados indicam, também, que o principal receio do consumidor no momento de escolher onde se alimentar é com a saúde e segurança. Os cuidados no preparo e nos serviços de entrega já foram redobrados?

Delivery e take-out são uma opção viável. Mas nem todos os consumidores são adeptos de aplicativos ou estão atentos às suas redes sociais. O que os serviços de alimentação estão fazendo para se aproximarem do cliente?

É preciso aproveitar que, segundo a Kantar, 65% dos consumidores querem jantar fora de casa com outras pessoas como uma das primeiras atividades quando a crise acabar. E, enquanto isso não acontece, é o momento de começar a se reinventar.

A disrupção está batendo à porta, e as empresas mais inovadoras têm saído na frente nessa batalha. São inúmeras as frentes que demandam inovação no ramo de alimentação, e alguns dos problemas que estão em busca de solução, são:

 

Reduzir os custos o máximo possível e ter fluxo de caixa:

  • Como renegociar prazos e valores de contratos com firmeza e consistência
  • Como reduzir a equipe por meio de férias, banco de horas, redução de jornada e suspensão de contratos, permitidas pela MP 936
  • Como otimizar a operação
  • Como obter crédito

Como gerenciar o estoque de alimentos:

  • Como gerenciar os perecíveis (realizando pré-preparos e porcionamentos congelados para ganhar prazo de validade)
  • Como rever o cardápio ofertado e facilitar a escolha do consumidor, comunicando com clareza seus produtos e serviços
  • Como dar foco em segmentos compatíveis com a demanda do seu cliente: combos para jantares especiais (compra ocasional); refeições familiares de baixo custo (compra do dia-a-dia); alimentos congelados (ex. marmitas, sopas); e produtos do tipo rotisserie (ex. assados, massas, tortas)

Reforçar as boas práticas de fabricação

  • Como estender esses cuidados fornecedores e entregadores
  • Como comunicar esses cuidados com o cliente e demonstrar higiene no contato pessoal e nas embalagens

Conhecer as modalidades de compra e venda

  • Como compreender os meios que seu cliente está disposto a utilizar
  • Como utilizar plataformas ou aplicativos especializados
  • Como fazer uso canais mais convencionais (como WhatsApp e telefone)
  • Como avaliar se atuará com entrega via aplicativo, parceiro logístico local ou equipe própria, prezando pela economia e segurança

Reforçar parcerias

  • Como se unir a fornecedores, como pequenos produtores locais
  • Como sensibilizar clientes sobre a importância de apoiar o pequeno negócio
  • Como agregar produtos diferenciados de parceiros locais ao cardápio

Atrair a clientela

  • Como realizar venda antecipada (vouchers), como paliativo de curto-prazo
  • Como realizar parcerias com empresas visando descontos no delivery/retirada para os funcionários
  • Como oferecer promoções de fidelização
  • Como personalizar o produto e incluir mimos para os clientes
  • Como oferecer pacotes para aniversários e outras datas especiais
  • Como realizar novas formas de interação (ex. redes sociais e materiais compartilháveis), para manter um relacionamento com o consumidor

Replanejar o negócio

  • Como avaliando qual é o maior diferencial competitivo do negócio
  • Como antecipar qual deverá ser o modelo de atuação no pós-crise

 

Não é fácil para o empreendedor parar suas atividades do dia-a-dia e exercitar a inovação em tantas frentes. Para isso, existe a inovação aberta: os desafios são lançados, e pessoas que amam resolver problemas se unem para encontrar as soluções! Depois, cabe ao empreendedor ficar atento a essas oportunidades e sair à frente com as inovações propostas.

Há alguns eventos importantes nesse sentido sendo organizados, como o Sancathon Food Service 2020: http://www.sel.eesc.usp.br/sancathon2020

E também a própria empresa pode, individualmente, provocar um movimento de inovação aberta, com sua equipe, clientes, universidades locais, etc.!

Saiba mais sobre o conceito de inovação aberta: https://cer.sebrae.com.br/inovacao-aberta-entenda-o-conceito-e-como-impacta-a-educacao

Mayra M V

Mayra M V

Sebrae
Analista Técnica do Sebrae Nacional

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1 comentário

  1. This comment was edited.

    Ótimas dicas Sebrae!!!

    Olá, quer sair da crise??
    MONTE SUA CONFEITARIA!!!
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