Funcionários qualificados e satisfeitos são essenciais para conquistar e fidelizar clientes
Para enfrentar momentos difíceis, os lojistas devem ter o seu foco nas pessoas, sobretudo o público interno, ensina o consultor Pedro Janot – ex-presidente da Azul e responsável por trazer a Zara para o Brasil. Isso vai garantir que o vendedor tenha toda as condições de atender bem à clientela, resultando em vendas. “Você tem de ficar atento ao humor, saúde e bem-estar do seu funcionário. Ele não pode encarar o cliente se estiver num mau dia”, explica. E o especialista completa: “trabalhamos com pessoas e suas emoções, e é necessário cuidar delas dentro da própria empresa”.
Isso significa apostar na excelência de atendimento, fator-chave para a sobrevivência das lojas uma vez que garante o retorno de clientes satisfeitos.
Confira outras dicas para deixar a equipe motivada, e com isso garantir as vendas:
– Otimismo vence qualquer crise: pensar positivo ajuda o empreendedor a pensar fora da “caixa”, e criar novas oportunidades de negócio;
– Seja honesto sempre com o cliente: O cliente não pode se sentir enganado. “Você não pode dizer que a roupa está linda, quando não está. Tampouco deve atrasá-lo no caixa ou ter qualquer atitude que o cliente se arrependa da compra depois”, explica o consultor.
– Novidades: tenha o estoque em dia com os lançamentos.
– Comunicação: invista em marketing, estabelecendo comunicação direta com o seu cliente.
– Treinamento: a falta de qualificação é um entrave para o varejo. Os empreendedores devem investir constantemente na capacitação de seus empregados, preparando-os para identificar as necessidades dos clientes e oferecer os produtos do negócio que melhor correspondam ao que procuram.
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Com informações de JJ Digital.
Edição: Fernanda Peregrino, da FC Comunicação.
Foto: Rafael Souza/Flickr.