Matéria publicada no portal G1 destaca o crescimento do mercado de brechós e de venda de produtos usados no Brasil. Segundo comerciantes e especialistas ouvidos pela reportagem, essa tendência é resultado da combinação entre o crescimento de consumidores mais consciente e menor preconceito em relação a itens de segunda mão.
O resultado é que existem negócios que vão desde brechós com artigos de grife, como bolsa da Louis Vuitton a cerca de R$ 1,5 mil, a site para venda de produtos para bebês e crianças.
Dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) mostram que as micro e pequenas empresas que comercializam artigos usados cresceram 210% em cinco anos. O número passou de 3.691 para 11.469 entre 2007 e 2012 (os dados de 2013 ainda não estão disponíveis).
“Acredito que o crescimento do mercado de usados no país seja em função da questão da sustentabilidade, do pós-consumo, do descarte. Tanto de roupas quanto de objetos. Essa consciência ambiental das pessoas também favorece o aumento desse mercado”, avalia Wilsa Sette, coordenadora nacional de projetos do varejo da moda do Sebrae.
O texto também apresenta casos de sucesso como o do empresário Alexandre Fisher, que criou o site Ficou Pequeno. Na plataforma, mães e pais podem criar a própria lojinha para oferecer o que não querem mais, pelo preço que desejarem. O site sugere vender pela metade do valor original, mas há itens até 80% mais baratos. O lucro da empresa vem de uma porcentagem sobre as vendas.
Para saber mais sobre a história do Alexandre e conhecer outras experiências bem sucedidas, leia a íntegra da matéria.
Globonews
O mercado de brechós também foi tema de matéria veiculada na edição de ontem (05 de agosto) no Jornal das Dez, do canal Globonews.
O link para assistir à íntegra da reportagem está disponível na imagem abaixo. Basta clicar nela.