Cinco perfis de compradores que frequentam seu ponto de venda
Uma empresa planeja melhor as ações para aumentar suas vendas quando conhece o comportamento do consumidor, que é o tema de estudo de uma área do marketing unida à ciência: o neuromarketing.
Uma das ferramentas utilizadas por esse campo é a pesquisa de mercado que, por meio da coleta de informações, investiga o ambiente e obtém insumos para que as empresas construam suas estratégias de relacionamento com o consumidor.
Depois de entrevistar 10 mil pessoas no Brasil, a unidade de inteligência global da McCann Worldgroup – agência de publicidade de atuação mundial – identificou cinco perfis de compradores: o robótico, o estudante, o apaixonado, o explorador e o lutador.
- O Robótico
Esta é a mentalidade mais negativa e desengajada, presente em 3% dos consumidores brasileiros.
Essas pessoas entram nas lojas como se estivessem ligadas numa espécie de “piloto automático”.
É preciso que o lojista faça muito mais esforço para chamar a sua atenção.
- O Estudante
E a mentalidade mais prevalecente no mundo (39%), com exceção do Brasil (23%).
São consumidores abertos a aprender sobre novos produtos. Eles estão ansiosos para tocar, interagir.
O lojista precisará estar pronto para responder suas perguntas sobre um item ou uma categoria específica.
- O Apaixonado
Presente em 17% dos consumidores no Brasil.
Eles esperam ser seduzidos, encantados pelos produtos e ofertas.
O lojista precisa oferecer uma experiência de compra que inclua o tratamento especial.
- O Explorador
É o mais engajado e positivo. Uma mentalidade presente em 17% dos consumidores no Brasil.
São consumidores abertos a experimentar de tudo.
Querem descobrir, explorar. Realmente ir atrás de suas compras.
Para conquista-lo, o varejo precisa surpreendê-lo, encantá-lo. Seja pela loja ou pelo produto.
- O Lutador
Consumidores que possuem essa mentalidade estão sempre fazendo pesquisas.
Agem armados com questões e desafios para disparar contra a marca e os seus vendedores.
Eles sempre lutam pelo melhor negócio.
Esse é o perfil mais presente entre os brasileiros (40% vs. 27% da média global).
Pensam mais em compras off-line
Esses perfis revelam estilos, tendências de reações que podem ser observadas nos pontos de vendas. Especialmente nas lojas físicas porque, no caso da pesquisa em foco, a empresa pesquisadora também revelou que 82% dos respondentes alegaram mais propensão a pensar em compras off-line do que nas lojas online.
Porém, mesmo diante dessa preferência declarada, é importante lembrar que há algum tempo o consumidor vem requisitando a inclusão de experiências associadas à tecnologia nos pontos de vendas. Um levantamento realizado em 2011 diz que pelo menos 77% das pessoas querem tecnologias de “self-service” nas lojas, além de funções ativáveis pelo celular.
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