Dando sequência à série de posts sobre os minimercados, inspirada na publicação Estudo Setorial Minimercados, do Sebrae Nacional, vamos falar um pouco sobre fatores que influenciam no crescimento dos mercados de vizinhança.
De acordo com a publicação, um dos motivos do crescimento dos mercados de vizinhança é o fato de que o consumidor, cada vez mais, tem buscado comodidade, proximidade e praticidade para realização de suas compras. Fazer as compras ao lado de casa significa um deslocamento menor e mais rápido.
Isso é especialmente relevante se atentarmos para o fato revelado pelo Censo de 2010: 32,2 milhões de brasileiros demoram até 30 minutos para chegar ao trabalho e 7 milhões de pessoas demoram mais de uma hora para fazer o mesmo trajeto. Isso indica que um número cada vez maior de pessoas tem menos tempo para se dedicar às compras e uma boa alternativa é comprar ao lado ou no caminho de casa.
Os mercados de vizinhança também foram beneficiados por mudanças na economia brasileira, tais como a estabilidade da moeda e o aumento da renda das classes C e D. Outro fenômeno ocorrido é o maior nivelamento de preços entre o grande e o pequeno varejo, que favoreceu a competição entre as modalidades.