O café brasileiro tem ótima fama internacionalmente, o que faz com que a curiosidade e a procura dos turistas, que estarão presentes em grande maioria durante os eventos esportivos, sejam altas. Para fazer jus ao produto genuíno, confira algumas dicas do negócio que devem ser levadas em consideração para obter sucesso no mercado.
Obtendo sucesso
O consumo e o mercado de cafés especiais, como os gourmets e os orgânicos socialmente corretos, cresce no mundo todo. A produção orgânica revela-se como alternativa ambiental, social e econômica, pois não contamina o meio ambiente e agrega mais valor ao produto final. Para um público apreciador, este é um café diferente dos demais, com sabor, aroma, corpo e doçura.
Outra proposta de produção com conservação ambiental é a produção em sistemas agroflorestais, que gera aumento da qualidade do café. Isso porque ao combinar diferentes espécies de árvores com cultivos agrícolas de forma simultânea, o solo fica protegido. De acordo com estudos, a baixa produtividade do café (14 sacas por hectare) é compensada pelo bom preço obtido na venda do café orgânico a países europeus, além de oferecer alimentos mais saudáveis para as famílias da região e contribuir para o equilíbrio ecológico.
Sustentabilidade na produção
O Código Comum para a Comunidade Cafeeira, também conhecido como 4C, é uma associação formada por mais de 50 membros representantes dos mais importantes órgãos dentro da comunidade cafeeira mundial. Trata-se de uma iniciativa aberta, baseada no mercado, que visa a promover e incentivar a sustentabilidade na cadeia do café verde.
Os participantes da iniciativa cooperam para alcançar sustentabilidade na produção, no processamento pós-colheita e no comércio do café verde comum, ampliando as quantidades de cafés que reúnem os critérios básicos da sustentabilidade em suas três dimensões: social, ambiental e econômica.
O Código é aberto à participação voluntária de todos os participantes da cadeia cafeeira que seguem seus princípios. O Instituto Totum é o parceiro oficial da Associação 4C no Brasil, sendo responsável atualmente pela disseminação do Programa no Brasil, através de palestras e workshops para o setor cafeeiro, suporte técnico às partes envolvidas no Programa, treinamentos técnicos para Verificadores Locais e organizações do setor cafeeiro que já são associadas ou que desejam aderir ao Código.
Tendências gerais
Algumas tendências de mercado são:
• Mercado de produtos orgânicos;
- Fair Trade – movimento de consumidores dispostos a remunerar melhor produtos que beneficiem comunidades produtoras. Inclui a transparência de ganhos econômicos nas etapas da cadeia de valor;
• Consumo de produtos locais;
• Economia de Baixo Carbono – movimento dos consumidores que buscam privilegiar o consumo de produtos com menor “pegada de carbono”;
• Denominação de Origem – tendência de mercado que remunera, de maneira diferenciada, produtos com uma certificação de origem reconhecida através de selo que assegura uma garantia de procedência;
• Produtos da Agricultura Familiar – tendência de mercado que dá preferência a produtos de agricultores familiares;
• Produtos Naturais – comercialização de produtos de origem animal, vegetal ou mineral que utilizam baixa quantidade de insumos químicos;
• Processamento mínimo – tendência de mercado que remunera, de maneira diferenciada, produtos que sejam minimamente processados;
• Turismo rural – demanda de vivência de estilos de vida e até de execução de atividades típicas do meio rural por cidadãos essencialmente urbanos.
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