Os valores intangíveis que as marcas criam para um produto mudaram a forma do cliente comprar: o que antes era um diferencial, agora é uma necessidade básica. Neste sentido, a inovação é muito importante para os varejista: através dela é possível desenvolver/oferecer produtos customizados ao perfil do consumidor e àquilo que ele deseja.
Lembre-se que a inovação eficiente é aquela boa para o cliente e para o negócio. Deve encantá-lo, conquistá-lo e fidelizá-lo. Além disso, a pesquisa e a dedicação em inovar têm de ser constantes e em sintonia com as mudanças de comportamento do público.
Dicas para os lojistas inovarem
1. As mudanças devem fazer sentido para a empresa e impactar positivamente o consumidor, gerando satisfação e vendas. Por isso, a loja precisa estar, ser e acontecer na forma como o cliente quer, no local onde ele prefere, da maneira como ele precisa e proporcionando a experiência que ele, via de regra, nem imagina;
2. O diferencial nem sempre está no produto, mas sim na forma de ofertá-lo;
3. Fique de olho nas novas tecnologias que podem melhorar o funcionamento da loja e o atendimento à clientela;
4. Acompanhe e antecipe as novas tendências. Esteja sempre atento às novas referências e estude novas modalidades de consumo, e a partir daí, adote processos internos para se adequar;
5. Utilize as inovações tecnológicas para estabelecer novos meios de contato entre a loja a física e a digital;
6. Em caso de ferramentas de interação com a clientela, quanto mais fácil for o seu manuseio e sua interface, mais fácil será o engajamento da clientela;
7. As inovações podem ser grandes aliadas para conhecer mais sobre o seu público-alvo, extraindo informações cada vez mais valiosas sobre ele.
Varejistas inovadores
O supermercado Extra desenvolveu o programa Clube Extra a custo zero. Apenas reorganizou a base de dados de seus clientes para oferecer uma experiência totalmente personalizada, com promoções voltadas para o setor de interesse de cada pessoa. O resultado foi engajamento do cliente e satisfação. Em 10 meses, a 5 milhões de pessoas aderiram ao programa.
Já a Netshoes casou a tecnologia CRM (Customer Relationship Management) e o e-commerce para oferecer uma experiência de venda diferenciada. Dessa forma, a plataforma filtra para o cliente produtos similares baseados em sua busca recente, bem como ofertas de seu interesse, otimizando o tempo de compra do consumidor.
Com informações do artigo de Angelina Stockler para o site Administradores.
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Edição: Fernanda Peregrino, da FC Comunicação.
Foto: Pixabay (public domain)