Ei, empreendedor, cá entre nós, a maior parte dos líderes que você contratou foi pela simpatia, não é verdade? Aquela pessoa com o melhor sorriso, o melhor jeitão, aquele que “gosta de gente” sempre acaba ganhando a vaga. Mas não se sinta assim tão mal. Pesquisas mostram que geralmente líderes são contratados à partir do seu carisma e não sua competência técnica. No Brasil então, que conta com a maior parte das empresas como sendo familiar, esse percentual sobre até a estratosfera.
Mas já se perguntou se essa é realmente a melhor forma de contratar líderes para sua empresa?
Bom, a verdade é que não existe resposta fácil. O que sabemos é que o ponto mais importante é a cultura da sua empresa. Organizações que tem uma cultura mais forte, qualquer que seja ela, tem entregas mais concretas e de maior qualidade. Contrate sempre alguém que possa se integrar à sua cultura.
Se tiver de escolher entre competência ou confiança, escolha as duas. Se essa não for uma opção, contrate baseado na sua cultura.
Líder bom é aquele que mobiliza sua empresa para trazer resultados com ética.
Sebrae Respostas Latest Articles
Marcelo Troncoso
Psicólogo, Especialista em Desenvolvimento de PessoasSebraeConsultor de Aprendizagem Organizacional, Desenvolvimento de Pessoas, Design Instrucional e Facilitador de Grupos e Treinamentos, Liderança Evolutiva.
Consultor do Sebrae Nacional.
You must login to add a comment.
Se ainda não tem uma conta, Cadastre-se Aqui