A smartwifi é uma das inovações mais recentes adotadas pelo Varejo, e deve se difundir no segmento brasileiro rapidamente. Esta tecnologia suporta aplicações para interação com quem acessa a rede sem fio, viabilizando ações segmentadas e personalizadas de marketing.
Em resumo, a rede Wi-Fi se torna inteligente, interagindo automaticamente com o cliente e estabelecendo um vínculo que o aproxima do estabelecimento. Desta forma, a smartwifi permite o varejista fazer análise do consumo, na medida em que se estabelece uma rotina de interação com o usuário da rede.
Na prática, este é um novo meio de obter informações sobre o consumidor, e assim poder criar ofertas cada vez mais direcionadas ao seu perfil. Com isso, o Varejo aumenta as chances de satisfazer as necessidades do consumidor, tornando a venda mais assertiva. Além disso, a personalização também pode aproximar o varejista do seu cliente, criando uma condição de relacionamento quase pessoal.
Como funciona
A smartwifi contribui, definitivamente, para atrair e fidelizar o cliente. Um estabelecimento que oferece acesso gratuito à internet e usa smartwifi, pode gerar um cadastro com as informações principais do usuário e armazenar junto a ele os pedidos, formando um repositório com informações pessoais e que poderão ser usadas estrategicamente durante o consumo ou até no pós-venda.
Através da análise das informações sobre os clientes, levantadas por meio da tecnologia, é possível fazer mudanças na vitrine, elaborar estratégias de promoção e repensar a organização dos produtos em geral. O varejista pode ainda gerir o estoque e as prateleiras.
Uma loja que utilize Internet das Coisas e smartwifi pode, por exemplo, lançar uma promoção, publicar o novo preço nas etiquetas que são conectadas à rede e imediatamente avisar seu cliente sobre a novidade, via smartwifi.
Requisitos técnicos
Tecnicamente, a smartwifi é uma camada adicional na rede sem fio, que se comunica com softwares de inteligência (APIs) que permitem a comunicação entre softwares de rede e softwares de computadores e/ou dispositivos móveis. As rede inteligentes demandam equipamentos específicos, responsáveis por disponibilizar os APIs que viabilizam essa inteligência.
Em relação à infraestrutura tecnológica, um bom link de Internet já é suficiente para garantir o perfeito funcionamento da smartwifi, estabelecendo uma interação lojista-consumidor em tempo real.
Com informações do artigo de Cesar Schmitzhaus, da Teltec Solutions.
….
Edição: Fernanda Peregrino, da FC Comunicação.