CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Smartwifi favorece as ações de marketing do Varejo

 

 

A smartwifi é uma das inovações mais recentes adotadas pelo Varejo, e deve se difundir no segmento brasileiro rapidamente. Esta tecnologia suporta aplicações para interação com quem acessa a rede sem fio, viabilizando ações segmentadas e personalizadas de marketing.

Em resumo, a rede Wi-Fi se torna inteligente, interagindo automaticamente com o cliente e estabelecendo um vínculo que o aproxima do estabelecimento. Desta forma, a smartwifi permite o varejista fazer análise do consumo, na medida em que se estabelece uma rotina de interação com o usuário da rede.

Na prática, este é um novo meio de obter informações sobre o consumidor, e assim poder criar ofertas cada vez mais direcionadas ao seu perfil. Com isso, o Varejo aumenta as chances de satisfazer as necessidades do consumidor, tornando a venda mais assertiva. Além disso, a personalização também pode aproximar o varejista do seu cliente, criando uma condição de relacionamento quase pessoal.

Como funciona

A smartwifi contribui, definitivamente, para atrair e fidelizar o cliente. Um estabelecimento que oferece acesso gratuito à internet e usa smartwifi, pode gerar um cadastro com as informações principais do usuário e armazenar junto a ele os pedidos, formando um repositório com informações pessoais e que poderão ser usadas estrategicamente durante o consumo ou até no pós-venda.

Através da análise das informações sobre os clientes, levantadas por meio da tecnologia, é possível fazer mudanças na vitrine, elaborar estratégias de promoção e repensar a organização dos produtos em geral. O varejista pode ainda gerir o estoque e as prateleiras.

Uma loja que utilize Internet das Coisas e smartwifi pode, por exemplo, lançar uma promoção, publicar o novo preço nas etiquetas que são conectadas à rede e imediatamente avisar seu cliente sobre a novidade, via smartwifi.

Requisitos técnicos

Tecnicamente, a smartwifi é uma camada adicional na rede sem fio, que se comunica com softwares de inteligência (APIs) que permitem a comunicação entre softwares de rede e softwares de computadores e/ou dispositivos móveis. As rede inteligentes demandam equipamentos específicos, responsáveis por disponibilizar os APIs que viabilizam essa inteligência.

Em relação à infraestrutura tecnológica, um bom link de Internet já é suficiente para garantir o perfeito funcionamento da smartwifi, estabelecendo uma interação lojista-consumidor em tempo real.

Com informações do artigo de Cesar Schmitzhaus, da Teltec Solutions.

….

Edição: Fernanda Peregrino, da FC Comunicação.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosSebrae