Cadastrar

Entrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Desculpe!, Você precisa se logar para perguntar.

Você precisa se logar para postar no Blog

Segundo estudo, cobertura do solo aumenta produção da alface no verão

Segundo estudo, cobertura do solo aumenta produção da alface no verão

A alface é um alimento rico em cálcio, ferro, e vitaminas, principalmente a do tipo A, além de ter um baixo teor calórico. Este estudo vem a somar para a produção e qualidade da alface que irá chegar ao consumidor.

sebrae mercados, horticultura, cobertura do solo na produção da alface

Devido às altas temperaturas, o cultivo de determinadas espécies de alface apresenta pouca produtividade e qualidade no verão. Para resolver esse problema, o agricultor pode utilizar uma cobertura do solo, uma técnica que tem o objetivo de diminuir as diferenças de temperatura, reduzir a perda excessiva da água na superfície e melhor o desempenho das culturas de alface nos períodos mais quentes do ano.

Tanto a cobertura com plástico quanto com restos vegetais têm sido exploradas com os objetivos de reduzir a evaporação da água na superfície do solo; diminuir as oscilações de temperatura do solo; permitir o controle de plantas invasoras; oferecer proteção aos frutos, evitando seu contato direto com o solo; obter maior precocidade da colheita e capacidade de influir diretamente, de maneira positiva, sobre a incidência de pragas e doenças.

O estudo “Utilização de coberturas de solo no cultivo de alface “Babá de Verão” em Cassilândia”, que foi divulgado na Revista Brasileira de Ciências Agrárias, em Pernambuco, revelou que a técnica de cobertura do solo com plástico para o cultivo de alface da espécie “Babá de Verão” apresentou gramatura 29,67% a mais que a alface cultivada com o solo descoberto. Este estudo, que foi realizado em Mato Grosso do Sul, revelou também que a alface que foi coberta com plástico, teve 6,09 folhas a mais que a alface que foi cultivada descoberta.

Para a saúde, a alface é um alimento rico em cálcio, ferro, e vitaminas, principalmente a do tipo A, além de ter um baixo teor calórico. Além disso, a alface pode auxiliar no tratamento de transtorno digestivo, insônia, prisão de ventre, obesidade, transtornos funcionais do sistema nervoso e diabetes.

Para saber mais acesse o estudo Utilização de coberturas de solo no cultivo de alface ‘Babá de Verão’ em Cassilândia (MS)

Fonte: Portal Sebrae

You must login to add a comment.

Posts relacionados