CADASTRAR

Entrar

Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Enviar mensagem

Adicionar pergunta

Entrar

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Segundo estudo, cobertura do solo aumenta produção da alface no verão

Segundo estudo, cobertura do solo aumenta produção da alface no verão

A alface é um alimento rico em cálcio, ferro, e vitaminas, principalmente a do tipo A, além de ter um baixo teor calórico. Este estudo vem a somar para a produção e qualidade da alface que irá chegar ao consumidor.

sebrae mercados, horticultura, cobertura do solo na produção da alface

Devido às altas temperaturas, o cultivo de determinadas espécies de alface apresenta pouca produtividade e qualidade no verão. Para resolver esse problema, o agricultor pode utilizar uma cobertura do solo, uma técnica que tem o objetivo de diminuir as diferenças de temperatura, reduzir a perda excessiva da água na superfície e melhor o desempenho das culturas de alface nos períodos mais quentes do ano.

Tanto a cobertura com plástico quanto com restos vegetais têm sido exploradas com os objetivos de reduzir a evaporação da água na superfície do solo; diminuir as oscilações de temperatura do solo; permitir o controle de plantas invasoras; oferecer proteção aos frutos, evitando seu contato direto com o solo; obter maior precocidade da colheita e capacidade de influir diretamente, de maneira positiva, sobre a incidência de pragas e doenças.

O estudo “Utilização de coberturas de solo no cultivo de alface “Babá de Verão” em Cassilândia”, que foi divulgado na Revista Brasileira de Ciências Agrárias, em Pernambuco, revelou que a técnica de cobertura do solo com plástico para o cultivo de alface da espécie “Babá de Verão” apresentou gramatura 29,67% a mais que a alface cultivada com o solo descoberto. Este estudo, que foi realizado em Mato Grosso do Sul, revelou também que a alface que foi coberta com plástico, teve 6,09 folhas a mais que a alface que foi cultivada descoberta.

Para a saúde, a alface é um alimento rico em cálcio, ferro, e vitaminas, principalmente a do tipo A, além de ter um baixo teor calórico. Além disso, a alface pode auxiliar no tratamento de transtorno digestivo, insônia, prisão de ventre, obesidade, transtornos funcionais do sistema nervoso e diabetes.

Para saber mais acesse o estudo Utilização de coberturas de solo no cultivo de alface ‘Babá de Verão’ em Cassilândia (MS)

Fonte: Portal Sebrae

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosNovo na comunidade