CADASTRAR

Entrar

Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Enviar mensagem

Adicionar pergunta

Entrar

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Rondônia busca aumentar mercado e consumo interno do tambaqui

Rondônia busca aumentar mercado e consumo interno do tambaqui

O Estado tem produção suficiente para atender grandes frigoríficos e atacadistas.

PEIXE1

Nos últimos 3 anos a produção do tambaqui passou de 30 mil para 40 mil toneladas por ano, exigindo um aumento na comercialização desde 2013.  Assim, a realização de encontros de negócios entre produtores, atacadistas e frigoríficos e a promoção de eventos gastronômicos em torno deste peixe tem crescido entre os piscicultores e parceiros em Rondônia.

Segundo João Machado Neto, coordenador de Piscicultura do Sebrae em Rondônia, há necessidade de se identificar e consolidar novos compradores para o tambaqui rondoniense, porque “nos últimos três anos, Sebrae e parceiros atuaram fortemente no setor produtivo da piscicultura, levando aos produtores conhecimento e tecnologia sobre boas práticas de cultivo do tambaqui em cativeiro – manejo correto dos animais, alimentação, despesca, melhoria genética e gestão das propriedades. Isso elevou a produtividade do setor, gerando uma produção excedente que deve ser destinada a novos mercados”. “O passo agora é a comercialização, já que 80% do pescado vai para Manaus (AM), além de se aumentar o consumo interno, atualmente muito pequeno”, complementou o coordenador do projeto.

Além dos estudos de mercados e identificação de potenciais compradores, produtores de tambaqui e instituições parceiras realizaram, em abril e dezembro 2013, dois encontros de negócios, reunindo 20 compradores de frigoríficos e atacadistas de São Paulo, Mato Grosso, Paraná e Amazonas.  “Empresas de São Paulo e Goiás já compraram, nesse primeiro ano, 875 toneladas de tambaqui, o que pode representar negócios da ordem de R$ 2,6 milhões”, informa Wanderley Marques, gerente de Mercado do Sebrae em Rondônia.

“É importante salientar que esses números são resultado de relacionamentos comerciais com poucos compradores e recentes, ou seja, há muito potencial para crescimento. Rondônia tem condições de abastecer grandes frigoríficos de Mato Grosso e melhorar a oferta também para o Paraná e o Distrito Federal”, conclui Wanderley.

 

Para saber mais sobre esta e outras informações acesse a seção Agro do Sebrae Mercados.

 

Fonte: Agencia Sebrae 

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosDeixa eu ver qual é