Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Projeto estimula cultivo de uva no Rio Grande do Norte

Capacitação beneficiará 20 pequenos produtores de Mossoró e Apodi. A meta é atingir uma produção anual de 60 toneladas de uva.

Projetos inovadores estão transformando o modo de vida de pequenos produtores no interior do Rio Grande do Norte. Apoiados por ações do Sebrae no Rio Grande do Norte, agricultores familiares apostam na diversificação de culturas e encontram uma nova e viável alternativa de convivência com Semi-Árido Nordestino. É o caso do projeto Implantação de vinhedos para suco no Oeste Potiguar, que estimula o cultivo de uva nos municípios de Mossoró e Apodi. Inicialmente, serão beneficiados 20 produtores, que terão capacitação durante três anos. A capacidade produtiva será de 60 toneladas do produto ao ano.

O projeto está na fase de seleção de áreas e análise de solos. Posteriormente, os pequenos produtores serão capacitados quanto à instrução para sistema de condução e irrigação. O investimento, proveniente do programa SebraeTec, corresponde a R$ 80 mil nos seis primeiros meses.

“Esta capacitação é mais uma alternativa de oferecer novas oportunidades para os agricultores familiares que estão acostumados a lidar com as culturas tradicionais. A uva é um produto novo na região e tem viabilidade produtiva e comercial. A ideia é promover o desenvolvimento social e econômico destas pessoas”, detalha o gestor de Fruticultura do Sebrae-RN, Franco Marinho.

“A uva é um produto novo na região e tem viabilidade produtiva e comercial” Franco Marinho – Gestor de Fruticultura do Sebrae-RN

“Inicialmente, o trabalho vai ser desenvolvido em áreas de meio hectare. O nosso consultor e professor-doutor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), Django de Jesus, vai visitar as áreas. Esperamos com isso possibilitar o desenvolvimento econômico-social destes produtores”, disse o gestor de fruticultura do Sebrae/RN, Franco Marinho.

A viabilidade da produção de uva no Estado vem sendo estudada há mais de quatro anos pelo professor Django de Jesus, na Ufersa, com o tema: “Produção de uva de mesa com baixo impacto ambiental no Vale do Mossoró/Açu”. As uvas produzidas no projeto pertencem às variedades Itália Melhorada, Isabel Precoce e Niágara Rosada e tem qualidade semelhante ou superior às de polos conhecidos do Sul do Brasil.

Outro diferencial do projeto é a forma de produção com baixo impacto ambiental, pois usa menos defensivos agrícolas. Graças às condições de pouca chuva, muito sol e baixa umidade da região semiárida, é possível fazer até duas colheitas por ano, o dobro da capacidade de colheita de regiões de clima frio, como o Sul do país.

A inserção da uva como cultura destinada à produção de suco acontece após pesquisas realizadas pela Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), que confirmam a viabilidade técnica do cultivo do produto na região. O trabalho junto aos agricultores familiares foi realizado pelo professor doutor da Ufersa e consultor do Sebrae-RN Django Jesus. Ainda no âmbito da plantação de uva, o Sebrae-RN promoveu, dentro da programação da Feira Internacional da Fruticultura Irrigada (Expofruit), que ocorreu em setembro, uma capacitação relativa ao plantio da fruta. O curso terá duração de 15h.

 

Saiba mais sobre a produção de Uvas no Rio Grande do Norte no site do Agro Sebrae.

 

Fonte: Agro Sebrae

You must login to add a comment.

Posts relacionados