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Como atrair mais clientes?
Boa tarde Marinaldo. A captação de novos clientes é almejada por qualquer negócio que preze pelo seu atendimento. É uma forma óbvia de expandir a atuação do seu empreendimento, bem como trazer resultados satisfatórios ao fim de cada mês. Mas é consistente? Depender sempre de novos clientes pode serLeia mais
Boa tarde Marinaldo. A captação de novos clientes é almejada por qualquer negócio que preze pelo seu atendimento. É uma forma óbvia de expandir a atuação do seu empreendimento, bem como trazer resultados satisfatórios ao fim de cada mês. Mas é consistente? Depender sempre de novos clientes pode ser uma armadilha e a solução para isso é uma só: tenha clientes leais.
A lealdade de um cliente a uma marca específica depende de diversos fatores. De início, algo que comumente lhe chama a atenção é o preço, pois o cliente que sabe o que quer está sempre em busca da melhor relação custo/benefício. Tenha consciência desse fator importantíssimo, realize pesquisas de mercado e confira os preços de produtos ou serviços similares aos seus no mercado e utilize essa informação como ponto de partida para sua própria precificação. Um preço alto demais pode afastar um cliente em potencial.
Pesquisas apontam que mais de 1 bilhão de pessoas no mundo utilizam as redes sociais e o brasileiro lidera o ranking. Consequentemente, o seu cliente também está presente nas redes sociais. Apenas criar o perfil da empresa não é suficiente para uma boa divulgação nas redes sociais. É necessário manter a página constantemente atualizada e em constante comunicação com o consumidor, respondendo perguntas, críticas e sugestões, além de produzir conteúdos atrativos para o seu cliente. O back office de loja virtual inclui logística, gerenciamento de pedidos, estoque, relatórios e faturamento.
1- Esteja preparado para entrar na internet
Antes de dar o primeiro passo, é preciso entender o que está por trás de um e-commerce: quais investimentos são necessários, quem são os parceiros, fornecedores, clientes e concorrentes, como será a estratégia de marketing… Elabore um Plano de Negócios. Tenha em mente, também, que é possível concorrer em nichos nos quais o pequeno negócio poderá ser mais eficiente, ou no mercado de massa, em que a competição será basicamente por preço.
2- Tenha um site 100% funcional
Tudo o que estiver disponível no site deve funcionar da melhor forma possível. O cliente precisa ter facilidades ao entrar na loja. Caso contrário, ele desiste em um clique e dificilmente voltará. Os problemas mais comuns são: site lento, imagens muito pequenas, grande quantidade de anúncios, pouco contraste entre fundo da página e cor de letra inadequada.
3- Seja verdadeiro
Deve-se evitar prometer o que não se pode cumprir. Também é bom não deixar o cliente confuso, por exemplo, sobre a cobrança de frete ou o prazo de entrega. Isso proporcionará confiabilidade ao site e poderá ser fator decisivo de compra. Já em termos legais, o empreendimento deve alinhar-se às regras obrigatórias para funcionamento de lojas virtuais.
4- Tenha uma lista de e-mails dos clientes
Por meio da lista de e-mails, você pode atrair mais clientes. Você pode enviar newsletter, cupons promocionais, além de outros materiais que ajudem a fidelizar os consumidores de outra maneira. Essa mesma dica vale para os números de telefone, sendo bacana mandar mensagens, criar grupos de Whatsapp, compartilhar eventos, etc.
5- Faça promoções pelas redes sociais
Mesmo que elas tenham um pequeno custo, são uma ótima maneira de chamar atenção e atrair mais clientes para o salão em longo prazo. Assim, faça promoções em datas especiais, ofereça descontos em determinados procedimentos e sorteie kits de beleza. Com isso, você aumenta a audiência e conquista novos clientes.
Como atrair a lealdade de seus clientes.
Como utilizar as redes sociais para promover o seu negócio.
Curso gratuito Como Vender pela Internet.
Ver menosCoronavírus- Meu pedido ainda se encontra em análise, irei perder um mês de auxílio?
Boa tarde Luiz. De acordo com a Caixa, o banco disponibiliza o aplicativo e o site para cadastramento e acompanhamento das solicitações do auxílio. A partir do momento em que o solicitante registra os dados, as informações coletadas são enviadas à Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Leia mais
Boa tarde Luiz. De acordo com a Caixa, o banco disponibiliza o aplicativo e o site para cadastramento e acompanhamento das solicitações do auxílio. A partir do momento em que o solicitante registra os dados, as informações coletadas são enviadas à Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev) para avaliação dos requisitos.
Apesar da demora, infelizmente, não há o que fazer: resta aguardar a avaliação pela Dataprev. A liberação dos recursos é efetuada quando a Caixa recebe a resposta das informações, para as pessoas que tiverem o direito ao benefício reconhecido.
Segundo o banco, o processo de cruzamento de dados é realizado de acordo com sistemas antifraudes e da segurança da informação. O processo conta com o apoio da Controladoria-Geral da União. A Dataprev utiliza o sistema de gestão do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), responsável por mais de 33 bilhões de registros, para cruzar os dados.
O CNIS é uma plataforma social e funciona como ecossistema de dados, sistemas e processos. O cadastro tem informações do Ministério da Cidadania e do Ministério da Economia, além das secretarias especiais de Previdência e Trabalho; da Receita Federal; do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); entre outras.
Depois de cruzar várias bases de dados, a checagem passa ainda pela homologação do conjunto de requerimentos pelo Ministério da Cidadania, que verifica as informações e referenda ou não os registros; e a conferência realizada pelas instituições bancárias antes de realizar o pagamento.
Fonte: https://www.blogdovestibular.com/noticias/auxilio-emergencial-caixa-explica-processo-de-analise.html
Ver menosComo abrir um Empório/Café?
Boa tarde Luis. Café é um tipo de negócio que está relacionado a uma satisfação pessoal que vai além da gastronomia pura. Para muitos, tomar café requer um ritual, seja conversando com amigos, lendo a revista preferida, o jornal do dia, ou até mesmo para tirar um tempo para pensar, para planejar e qLeia mais
Boa tarde Luis. Café é um tipo de negócio que está relacionado a uma satisfação pessoal que vai além da gastronomia pura. Para muitos, tomar café requer um ritual, seja conversando com amigos, lendo a revista preferida, o jornal do dia, ou até mesmo para tirar um tempo para pensar, para planejar e quem sabe, até mesmo para não fazer nada.
Café é um dos negócios mais charmosos e tradicionais do segmento de alimentação. Servir café é oferecer momentos especiais e isso exige um conjunto de cuidados que o empreendedor deve levar em consideração na hora de decidir-se por esse ramo.Todos os fatores envolvidos na criação desse negócio devem conter um toque especial: a localização deve ser especial; café deve ser da melhor qualidade; o atendimento deve ser condizente com a filosofia do negócio; e as instalações devem refletir esse conceito.
O Sebrae possui uma ideia de negócio completa, com um guia detalhado sobre custos, pessoas, investimentos, divulgação, exigências legais, planejamento e outros sobre como montar uma loja de café expresso.
Acesse a Ideia de negócios em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-uma-loja-de-cafe-expresso,38487a51b9105410VgnVCM1000003b74010aRCRD
Ver menosCoronavírus- Como cancelar pedido de auxilio emergencial?
Boa tarde Marcos. Não foi prevista a opção de desistência ou cancelamento após o envio do formulário para a análise da Caixa. Os trabalhadores que se cadastraram para receber o auxílio emergencial de R$ 600 terão acesso a uma nova ferramenta para consultar a situação dos seus pedidos. Além do portalLeia mais
Boa tarde Marcos. Não foi prevista a opção de desistência ou cancelamento após o envio do formulário para a análise da Caixa. Os trabalhadores que se cadastraram para receber o auxílio emergencial de R$ 600 terão acesso a uma nova ferramenta para consultar a situação dos seus pedidos. Além do portal e do aplicativo da Caixa, os brasileiros poderão acompanhar, a partir desta terça-feira (5), os seus pedidos por meio dos seguintes endereços: http://www.cidadania.gov.br/consultaauxilio e https://consultaauxilio.dataprev.gov.br .
Segundo o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, apenas os trabalhadores cujo cadastro foi determinado como inconclusivo podem fazer essa solicitação. Aqueles cujas solicitações foram negadas e tiveram resposta como inelegíveis estão excluídos definitivamente. “Inelegíveis não podem recadastrar, só os inconclusivos”, afirmou.
Fonte: https://g1.globo.com/economia/noticia/2020/05/05/auxilio-emergencial-governo-lanca-ferramenta-para-trabalhador-saber-o-motivo-da-exclusao.ghtml
Ver menosCoronavírus- Não recebo o código de confirmação, ajuda?
Boa tarde Mike. Considerando a alta quantidade de perguntas feitas nessa comunidade, sobre problemas com o recebimento do código, via SMS, referente ao Aplicativo da Caixa Auxílio Emergencial, fizemos uma pesquisa sobre as soluções mais usadas para esse problema. Confira: 1 – O SMS já pode ter chegaLeia mais
Boa tarde Mike. Considerando a alta quantidade de perguntas feitas nessa comunidade, sobre problemas com o recebimento do código, via SMS, referente ao Aplicativo da Caixa Auxílio Emergencial, fizemos uma pesquisa sobre as soluções mais usadas para esse problema. Confira:
1 – O SMS já pode ter chegado e tem validade de 24 horas. Não há como pedir novo código dentro desse prazo. Infelizmente, se você apagou a mensagem, o app só reenvia após 24hs.
Se há mensagem de código inválido pode ser porque já passaram as 24hs e você deve pedir o reenvio do código.
2 – A Caixa somente envia SMS dos números 22492, 30269, 28112 ou 28113. Dica: salve os números em seu celular; assim, cada vez que você receber um SMS da Caixa, aparecerá o nome que você salvou em seus contatos. Desta forma fica fácil de buscar.
3 – Se no aplicativo diz que o SMS foi enviado e você não acha no celular pode ser problema do aplicativo de mensagens segundo alguns relatos de usuários dessa mesma comunidade.
O problemas pode ser de envio pela Caixa e a reclamação deve ser feita no número 111 ou acesse http://www.caixa.gov.br/auxilio/perguntas-frequentes/Paginas/default.aspx para outras dúvidas.
Tente essas possibilidades apresentadas:
Limpeza de cache do aplicativo de mensagens. Veja esse vídeo
Retirar e inserir novamente o chip.
Usar o chip em outro celular para receber.
Mudança de número de telefone.
Excluir e reinstalar o aplicativo.
Confira as soluções apresentadas por outros usuários em: https://respostas.sebrae.com.br/pergunta/sms-do-auxilio-emergencial-que-nao-chega/
Comente aqui se você encontrou outra solução.
Ver menosComo retificar o cadastro para ajuda emergencial
Boa tarde Alexandre. O Sebrae articulou uma Live para o Ministério da Cidadania tirar as dúvidas sobre o auxílio emergencial. Segundo informações do Ministério da Cidadania, neste momento não há como editar o cadastro. Tem que aguardar o deferimento ou indeferimento. A alteração poderá ser feita apóLeia mais
Boa tarde Alexandre. O Sebrae articulou uma Live para o Ministério da Cidadania tirar as dúvidas sobre o auxílio emergencial.
Segundo informações do Ministério da Cidadania, neste momento não há como editar o cadastro. Tem que aguardar o deferimento ou indeferimento. A alteração poderá ser feita após essa etapa.
Abaixo uma resposta que obtivemos da Caixa Econômica Federal:
Não perca a live abaixo com o Ministério da Cidadania! Será transmitida neste dia 09/04 as 16hs.
Ver menosComo abrir uma loja sobre rodas de artesanato típico do Nordeste?
Boa tarde Marcelo. Atualmente os produtos manufaturados e com características impessoais dominam o mercado, assim, os artigos artesanais possuem espaço cada vez mais cativo junto aos consumidores que buscam objetos que lhes ofereçam um diferencial ou uma exclusividade. Os materiais utilizados no artLeia mais
Boa tarde Marcelo. Atualmente os produtos manufaturados e com características impessoais dominam o mercado, assim, os artigos artesanais possuem espaço cada vez mais cativo junto aos consumidores que buscam objetos que lhes ofereçam um diferencial ou uma exclusividade. Os materiais utilizados no artesanato são os mais variados e diversificados. Basicamente, o artesão pode desenvolver os seus produtos a partir de qualquer tipo de material.
Os formatos móveis também chamam a atenção dos clientes. Em geral, os empreendedores investem no apelo visual reformando a estrutura para ser um espaço que atraia os olhares dos consumidores. Eles também compram móveis, objetos e outros apetrechos para compor o cenário.
1- Bicicletas
Vender produtos em bicicleta não é exatamente um negócio inovador, mas nos últimos anos a opção ganhou mais adeptos por ser uma alternativa de transporte sustentável e barata. Há desde o serviço de guia turístico até food bikes, que vendem doces e salgados. Além da bicicleta, o empreendedor vai precisar adaptar o veículo para carregar objetos ou alimentos que deseja vender. Já existem empresas que vendem bicicletas adaptadas. O preço começa em R$ 3 mil e pode ultrapassar os R$ 20 mil, dependendo da complexidade. Nesses valores está incluso somente o equipamento, há ainda os gastos com os produtos em si e demais acessórios.
2- Contêineres
Os contêineres são estruturas de 20 ou 40 pés usadas para transporte marítimo que, depois de certo tempo de uso, são vendidas para construtoras que transformam o material em sedes de empresas ou casas. É possível fazer todo tipo de acabamento no contêiner e encaixá-lo em outras estruturas para ter uma loja mais ampla. Há desde lojas de roupas, hotéis até restaurantes. Na Delta Containers, o preço do metro quadrado do projeto completo sai entre R$1.400 e R$ 1.800. Em geral, construir em contêiner fica 30% mais barato do que em alvenaria.
3- Kombis
Empreendedores apostam no charme da kombi para levar pequenos negócios que vão desde lojas de roupas até choperias. Entre as vantagens do modelo estão o fato de ele ser acessível financeiramente, de fácil manutenção e com bom espaço interno. Os empresários ganham dinheiro participando de eventos em pátios fechados, como festas, casamentos e confraternizações de empresas. Para abrir um negócio em Kombi, é preciso comprar o veículo e adaptá-lo. A Kombi n’ Coffee, uma cafeteria sobre rodas, saiu por R$ 30 mil, incluindo a reforma, enquanto o Mr. Hoppy Beer, por R$ 15 mil.
O Sebrae possui uma ideia de negócio completa, com um guia detalhado sobre custos, pessoas, investimentos, divulgação, exigências legais, CNAE, planejamento e outros sobre como montar uma loja de material para artesanato.
Acesse a Ideia de negócios em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-uma-loja-de-material-para-artesanato,71487a51b9105410VgnVCM1000003b74010aRCRD
Fonte: https://www.gazetadopovo.com.br/economia/empreender-pme/saiba-quanto-custa-para-abrir-seu-negocio-sobre-rodas-b7vnt4cum4cnaf868dpixjm2s/
Ver menosComo abrir uma empresa de transporte?
Boa tarde Iago. O serviço de transporte de pequenas cargas e fretes é aquele realizado por meio de veículos de pequeno porte, como motos, utilitários e pequenos caminhões. Geralmente operando com transporte de cargas fracionadas, esse tipo de serviço pode ser utilizado para o transporte de mercadoriLeia mais
Boa tarde Iago. O serviço de transporte de pequenas cargas e fretes é aquele realizado por meio de veículos de pequeno porte, como motos, utilitários e pequenos caminhões. Geralmente operando com transporte de cargas fracionadas, esse tipo de serviço pode ser utilizado para o transporte de mercadorias dos mais diversos tipos, sejam elas perecíveis ou de grande valor agregado. O transporte de pequenas cargas dentro do município, região e até mesmo estado é uma tendência, pois a agilidade dentro dos grandes centros, favorece este segmento.
Uma empresa de transporte de pequenas cargas, tem a vantagem de não precisar preocupar-se com a localização de seu escritório, pois geralmente os serviços são contratados via telefone. Mas é fundamental que o empreendedor esteja sempre atento ao aspecto localização. Antes de iniciar suas atividades comerciais, o empreendedor deverá verificar a necessidade obtenção do alvará de funcionamento e de licença sanitária. Também o empresário terá que solicitar através de requerimento, o Registro Nacional de Transportes Rodoviários e somente após obter o registro poderá atuar nesse mercado, conforme a Lei 11.442 e a Resolução 4.799 de 27 de julho de 2015.
O Sebrae possui uma ideia de negócio completa, com um guia detalhado sobre custos, pessoas, investimentos, divulgação, exigências legais, planejamento e outros sobre como montar um serviço de frete e transporte de pequenas cargas.
Acesse a Ideia de negócios em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-um-servico-de-frete-e-transporte-de-pequenas-cargas,b7987a51b9105410VgnVCM1000003b74010aRCRD
Ver menosComo abrir barbearia?
Boa tarde Wallace. O segmento de beleza e estética é rico em números, estabelecimentos, atuações e nichos. O mercado que tinha como público-alvo as mulheres, deu uma guinada há pouco tempo e traz o novo nicho da beleza masculina que está realizando uma revolução no setor de beleza, alcançando públicLeia mais
Boa tarde Wallace. O segmento de beleza e estética é rico em números, estabelecimentos, atuações e nichos. O mercado que tinha como público-alvo as mulheres, deu uma guinada há pouco tempo e traz o novo nicho da beleza masculina que está realizando uma revolução no setor de beleza, alcançando público diferenciado e exigente, que consome em seu dia-a-dia manutenções de auto-estima e tendências de moda.
Há mais de uma década o setor da beleza desponta na economia e faz parte do orçamento da população brasileira. O negócio de barbearia tem atuação no atendimento tradicional dedicado no local físico e atualmente podendo ser também via domicílio dependendo somente da disponibilidade do profissional de beleza.
O Sebrae possui uma ideia de negócio completa, com um guia detalhado sobre custos, pessoas, investimentos, divulgação, exigências legais, planejamento e outros sobre como montar uma barbearia.
Acesse a Ideia de negócios em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-uma-barbearia,f8787a51b9105410VgnVCM1000003b74010aRCRD
Ver menosComo vender pela internet?
Boa tarde Fabio. Para vender, não importa qual seja o negócio, é preciso satisfazer o cliente. Na internet, a lógica é a mesma. Mas, para alcançar sucesso no universo online, é preciso estar atento a fatores-chave do mercado digital. Caso contrário, por maior que seja o esforço, as vendas na web podLeia mais
Boa tarde Fabio. Para vender, não importa qual seja o negócio, é preciso satisfazer o cliente. Na internet, a lógica é a mesma. Mas, para alcançar sucesso no universo online, é preciso estar atento a fatores-chave do mercado digital. Caso contrário, por maior que seja o esforço, as vendas na web podem não decolar. O back office de loja virtual inclui logística, gerenciamento de pedidos, estoque, relatórios e faturamento.
1. Esteja preparado para entrar na internet
Antes de dar o primeiro passo, é preciso entender o que está por trás de um e-commerce: quais investimentos são necessários, quem são os parceiros, fornecedores, clientes e concorrentes, como será a estratégia de marketing… Elabore um Plano de Negócios. Tenha em mente, também, que é possível concorrer em nichos nos quais o pequeno negócio poderá ser mais eficiente, ou no mercado de massa, em que a competição será basicamente por preço.
2. Tenha um site 100% funcional
Tudo o que estiver disponível no site deve funcionar da melhor forma possível. O cliente precisa ter facilidades ao entrar na loja. Caso contrário, ele desiste em um clique e dificilmente voltará. Os problemas mais comuns são: site lento, imagens muito pequenas, grande quantidade de anúncios, pouco contraste entre fundo da página e cor de letra inadequada.
3. Seja verdadeiro
Deve-se evitar prometer o que não se pode cumprir. Também é bom não deixar o cliente confuso, por exemplo, sobre a cobrança de frete ou o prazo de entrega. Isso proporcionará confiabilidade ao site e poderá ser fator decisivo de compra. Já em termos legais, o empreendimento deve alinhar-se às regras obrigatórias para funcionamento de lojas virtuais.
4. Possua obsessão pela logística
Não existe contato físico na compra pela web, e isso gera uma grande expectativa no cliente para receber a mercadoria. O tempo de espera deve ser igual ou menor que o prazo acordado no site e a mercadoria precisa chegar impecavelmente embalada. Sempre!
5. Ofereça multicanais ao cliente
É necessário estar presente nas redes sociais, criar um blog, ter um chat ou um e-mail específico para o atendimento ao cliente, além de ter um número de telefone bem visível no site. É muito importante facilitar ao máximo o acesso do cliente ao negócio, pois o comprador pode sentir a necessidade de contatar a loja antes, durante e depois da compra.
6. Monte uma equipe preparada e bem treinada
Para cuidar do conteúdo, do design, de questões relacionadas à tecnologia da informação e ao marketing. Todos esses profissionais devem conversar, interagir, integrar-se para que se alcance êxito no trabalho que cada um executa.
7. Anuncie
Uma boa maneira é começar fazendo testes com pequenos investimentos e medindo os resultados (verificando se houve aumento de cliques, de visitas e de vendas). Há muitas maneiras de fazer anúncios na internet: por links patrocinados (destaques do empreendimento em mecanismos de busca como Google e Yahoo) ou pelas mídias sociais.
8. Invista em SEO (Search Engine Optimization)
A tradução do termo, Otimização para Mecanismos de Buscas, já diz muito. O trabalho de SEO é otimizar um site e direcionar os motores de busca para dar destaque ao conteúdo. Hoje, os sites de busca são a principal fonte de procura de informações pelos que navegam na web. Portanto, ter um site bem posicionado nesses buscadores é fundamental para ser visto.
9. Tenha um site seguro
Há diversas empresas que oferecem serviço de proteção ao site, análise de vulnerabilidades e bloqueio de ataques para garantir operações seguras. É preciso avaliar a solução ideal para o porte do negócio, mas não se pode deixar de garantir segurança ao cliente no momento da compra, pois este é um dos fatores mais determinantes de compra no mercado digital.
10. Invista na gestão do negócio
O Back Office (“a parte de trás do balcão”) representa a estrutura física completa dos bastidores do website de uma loja virtual e é fundamental gerenciá-lo para garantir que o produto adquirido pelo cliente seja entregue de acordo com as especificações e o prazo combinado.
Vender na internet: conheça 10 dicas de sucesso.
Conheça todas as etapas da venda virtual.
Venda pela Internet.
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Ver menosArquiteto pode ser MEI?
Boa tarde. Arquitetos não podem se tornar microempreendedores individuais; o serviço de arquitetura não consta nas relações de atividades permitidas pelo MEI. E como os arquitetos exercem uma atividade de natureza intelectual, e essa é uma profissão que depende de formação e regularização legal (CAULeia mais
Boa tarde. Arquitetos não podem se tornar microempreendedores individuais; o serviço de arquitetura não consta nas relações de atividades permitidas pelo MEI. E como os arquitetos exercem uma atividade de natureza intelectual, e essa é uma profissão que depende de formação e regularização legal (CAU/BR Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil), não é permitido que atuem como MEI.
Saiba que, se você deseja atuar como arquiteto autônomo, existem outras ótimas opções para você, arquiteto, possa abrir sua empresa e arcar com cargas tributárias mais leves, se cadastrando como, por exemplo:
1- Empresário Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI);
2- Ou Empresário Individual (EI).
Porém, para você ter certeza quanto a qual tipo de empresa é melhor para você, vai depender de alguns critérios e, por isso, é enriquecedor contar com uma assessoria contábil para avaliar todos os aspectos jurídicos e fiscais de forma personalizada, ou seja, de acordo com suas necessidades.
Quais as atividades permitidas no MEI?
Fonte: https://attentivecontabilidade.com.br/arquiteto-pode-ser-mei/
Ver menosComo conquistar novos clientes?
Boa tarde. A captação de novos clientes é almejada por qualquer negócio que preze pelo seu atendimento. É uma forma óbvia de expandir a atuação do seu empreendimento, bem como trazer resultados satisfatórios ao fim de cada mês. Mas é consistente? Depender sempre de novos clientes pode ser uma armadiLeia mais
Boa tarde. A captação de novos clientes é almejada por qualquer negócio que preze pelo seu atendimento. É uma forma óbvia de expandir a atuação do seu empreendimento, bem como trazer resultados satisfatórios ao fim de cada mês. Mas é consistente? Depender sempre de novos clientes pode ser uma armadilha e a solução para isso é uma só: tenha clientes leais.
A lealdade de um cliente a uma marca específica depende de diversos fatores. De início, algo que comumente lhe chama a atenção é o preço, pois o cliente que sabe o que quer está sempre em busca da melhor relação custo/benefício. Tenha consciência desse fator importantíssimo, realize pesquisas de mercado e confira os preços de produtos ou serviços similares aos seus no mercado e utilize essa informação como ponto de partida para sua própria precificação. Um preço alto demais pode afastar um cliente em potencial.
Pesquisas apontam que mais de 1 bilhão de pessoas no mundo utilizam as redes sociais e o brasileiro lidera o ranking. Consequentemente, o seu cliente também está presente nas redes sociais. Apenas criar o perfil da empresa não é suficiente para uma boa divulgação nas redes sociais. É necessário manter a página constantemente atualizada e em constante comunicação com o consumidor, respondendo perguntas, críticas e sugestões, além de produzir conteúdos atrativos para o seu cliente. O back office de loja virtual inclui logística, gerenciamento de pedidos, estoque, relatórios e faturamento.
1- Esteja preparado para entrar na internet
Antes de dar o primeiro passo, é preciso entender o que está por trás de um e-commerce: quais investimentos são necessários, quem são os parceiros, fornecedores, clientes e concorrentes, como será a estratégia de marketing… Elabore um Plano de Negócios. Tenha em mente, também, que é possível concorrer em nichos nos quais o pequeno negócio poderá ser mais eficiente, ou no mercado de massa, em que a competição será basicamente por preço.
2- Tenha um site 100% funcional
Tudo o que estiver disponível no site deve funcionar da melhor forma possível. O cliente precisa ter facilidades ao entrar na loja. Caso contrário, ele desiste em um clique e dificilmente voltará. Os problemas mais comuns são: site lento, imagens muito pequenas, grande quantidade de anúncios, pouco contraste entre fundo da página e cor de letra inadequada.
3- Seja verdadeiro
Deve-se evitar prometer o que não se pode cumprir. Também é bom não deixar o cliente confuso, por exemplo, sobre a cobrança de frete ou o prazo de entrega. Isso proporcionará confiabilidade ao site e poderá ser fator decisivo de compra. Já em termos legais, o empreendimento deve alinhar-se às regras obrigatórias para funcionamento de lojas virtuais.
4- Tenha uma lista de e-mails dos clientes
Por meio da lista de e-mails, você pode atrair mais clientes. Você pode enviar newsletter, cupons promocionais, além de outros materiais que ajudem a fidelizar os consumidores de outra maneira. Essa mesma dica vale para os números de telefone, sendo bacana mandar mensagens, criar grupos de Whatsapp, compartilhar eventos, etc.
5- Faça promoções pelas redes sociais
Mesmo que elas tenham um pequeno custo, são uma ótima maneira de chamar atenção e atrair mais clientes para o salão em longo prazo. Assim, faça promoções em datas especiais, ofereça descontos em determinados procedimentos e sorteie kits de beleza. Com isso, você aumenta a audiência e conquista novos clientes.
Como atrair a lealdade de seus clientes.
Como utilizar as redes sociais para promover o seu negócio.
Ver menos