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    Boa tarde Josiane. Segundo dados do IBGE e da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o setor de cosméticos cresceu 2,8% em 2017. Isso representa até mais do que o Produto Interno Bruto (PIB) do país. Ainda de acordo com a Associação, o crescimento mLeia mais

    Boa tarde Josiane. Segundo dados do IBGE e da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o setor de cosméticos cresceu 2,8% em 2017. Isso representa até mais do que o Produto Interno Bruto (PIB) do país. Ainda de acordo com a Associação, o crescimento médio do setor nos últimos 20 anos foi de 11,4%.

    Existem diversas possibilidades para quem escolhe empreender no ramo de cosméticos e maquiagem. Você pode revender produtos diversos, abrir uma franquia de alguma marca, ou até mesmo montar uma loja de produtos próprios. É possível atuar de diferentes formas, como: loja online, quiosque, loja de shopping, loja de rua e franquia.

    1- Plano de negócios para abrir uma loja de maquiagem

    O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserido. No plano de negócios você irá definir assuntos como por exemplo, os serviços que irá oferecer. Além disso, o plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.

    Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Além disso, deve-se pesquisar também o público que irá contratar o seu serviço, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.

    2- Escolha o local

    Para abrir uma loja de maquiagem, é preciso levar em consideração alguns aspectos, como por exemplo as possibilidades de mercado e o potencial de renda per capita da região, perfil do público alvo, aluguel, vizinhança e outros pontos importantes. Além disso, é necessário buscar locais que estão localizados próximos a centros comerciais, onde apresenta uma boa visibilidade e grande movimentação.

    O ponto ideal para montar uma loja de cosméticos é um local com grande fluxo de pessoas, boa visualização da sua loja e fácil acesso para os clientes. Pensar em questões de acessibilidade também é fundamental. Por isso, estar localizado perto de estacionamentos, metrôs e pontos de ônibus pode ser uma boa vantagem à sua loja de maquiagem.

    3- Contratar colaboradores

    A contratação de colaboradores para abrir uma loja de maquiagem dependerá, fundamentalmente, de dois fatores: necessidade e tamanho do empreendimento. Inicialmente, será necessário contratar pelo menos um funcionário para fazer o atendimento dos clientes e, se necessário, mais uma pessoa para cuidar do caixa. Nessa etapa, é importante fazer uma boa pesquisa e contratar profissionais aptos para atuar nessa área. Questões como atendimento ao cliente, equilíbrio emocional, capacidade de identificação de necessidades e agilidade no atendimento são itens indispensáveis.

    4- Estrutura e equipamentos para abrir uma loja de maquiagem

    A estrutura para abrir uma loja de maquiagem irá variar de acordo com o tipo de negócio que você deseja iniciar, com flexibilidade de expansão conforme o empreendimento for se desenvolvendo. Neste espaço, deverão ser distribuídos os setores de recepção dos clientes, banheiro, estoque para produtos, cozinha para preparação dos alimentos, vestiário para os funcionários e, claro, salão com as mesas para servir os clientes.

    5- Produtos

    Algo que faz muita diferença no setor de maquiagem é a escolha dos produtos. O ideal é fazer uma boa pesquisa para encontrar as melhores opções no mercado, caso você for fazer a revenda de produtos. É recomendado que você observe as principais marcas do mercado e possua uma variedade de tons de pele e cores para atender a demanda das clientes. Quanto mais diversificado for o seu produto, mais diversidade de público você terá.

    6- Divulgação e dicas

    A divulgação é um importante instrumento para tornar a empresa e seus serviços conhecidos pelos clientes potenciais. É possível investir nos mais variados meios, apostando tanto nos materiais impressos, como também nos meios digitais. Pode utilizar tanto a mala direta e e-mail informando sobre novidades do serviços e promoções; mídia especializada como por exemplo revistas específicas da área; materiais impressos como por exemplo flyer e folders.

    Finalmente, investir em um bom site também é essencial, onde constarão as principais informações sobre sua empresa. Por último, mas não menos importante, é fundamental que você esteja presente nas redes socais, afinal, elas são os maiores motores de buscas por avaliações e referências sobre determinado assunto.

    7- Documentação necessária para abrir uma loja de maquiagem

    1- Documentação na Junta Comercial;

    2- CNPJ;

    3- Cópia autenticada do RG e CPF;

    4- Secretaria Estadual da Fazenda;

    5- IPTU do imóvel;

    6- Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;

    7- Alvará de funcionamento;

    8- Entre outros documentos específicos da cidade.

    Sebrae possui uma ideia de negócio completa, com um guia detalhado sobre custos, pessoas, investimentos, divulgação, exigências legais, CNAE, planejamento e outros sobre como montar uma loja de cosméticos e perfumaria.

    Acesse a Ideia de negócios em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-uma-loja-de-cosmeticos-e-perfumaria,c6287a51b9105410VgnVCM1000003b74010aRCRD

     

    Fonte: https://aberturasimples.com.br/abrir-uma-loja-de-maquiagem/

    https://www.montarumnegocio.com/fornecedores-de-cosmeticos/

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    Boa tarde Célio. Existem organizações que ofertam este serviço, como por exemplo: GS1 Brasil (https://www.gs1br.org/servicos-e-solucoes/cnp-cadastro-nacional-de-produtos); Código de Barras Brasil (https://codigosdebarrasbrasil.com.br/comprar.html); Comprar Códigos Brasil (https://comprarcodigos.com.Leia mais

    Boa tarde Célio. Existem organizações que ofertam este serviço, como por exemplo: GS1 Brasil (https://www.gs1br.org/servicos-e-solucoes/cnp-cadastro-nacional-de-produtos); Código de Barras Brasil (https://codigosdebarrasbrasil.com.br/comprar.html); Comprar Códigos Brasil (https://comprarcodigos.com.br/perguntas-frequentes/); EAN 13 Brasil (https://www.ean13brasil.com/equipeean13brasil); entre outras.

    Aproveito para comentar que se em algum momento você considerar interessante formalizar o seu negócio de produção e venda de doces, uma das opções é ser Microempreendedor Individual (MEI). No Portal do Empreendedor, assim como no Portal do Sebrae, você pode pesquisar mais sobre essa opção, que traz direitos e benefícios.

    Site: http://www.portaldoempreendedor.gov.br/

    1- Realizar o pedido da quantidade de código de barras que irá necessitar: a quantidade de código de barras corresponde a quantidade de produtos diferentes que irá comercializar. No momento da realização do pedido será necessário preencher ficha de cadastro que tem a função de identificar o comprador e estes dados serão os utilizados para a realização do cadastro prévio de registro dos códigos de barras emitidos.

    2 – Produção dos códigos de barras: após a compensação do pagamento, os códigos de barras serão emitidos e cadastrados utilizando os dados do usuário da etapa anterior.

    Para mais informações sobre código de barras, acesse o link. 

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    Boa tarde Edivaldo. Trabalhar com produtos de pet shop representa uma excelente oportunidade para os lojistas que estão começando a vender pela internet e para quem quer aumentar o faturamento. Tal segmento está em expansão no Brasil e tem ganhado mais visibilidade devido ao surgimento de novos servLeia mais

    Boa tarde Edivaldo. Trabalhar com produtos de pet shop representa uma excelente oportunidade para os lojistas que estão começando a vender pela internet e para quem quer aumentar o faturamento. Tal segmento está em expansão no Brasil e tem ganhado mais visibilidade devido ao surgimento de novos serviços voltados aos pets.

    1- Tenha planejamento

    Ter um planejamento bem estruturado é crucial para todo lojista que deseja ser bem sucedido no comércio de produtos para pet shop. Esse segmento está em expansão no Brasil e, por essa razão, a concorrência tende a aumentar cada vez mais. Frente a isso, recomendamos que você tenha clareza ao definir os objetivos da sua loja. Alguns dos pontos a serem considerados no processo de planejamento são o público-alvo da empresa, os canais de atuação, e-commerce próprio, marketplaces, loja física, entre outros.

    Organize um cronograma com ações para curto, médio e longo prazo para o negócio. Além disso, defina uma identidade visual e de comunicação para a marca e invista em campanhas de marketing para a divulgação. Ações como essas ajudarão você a atuar com mais foco e visão estratégica.

    2- Monte um portfólio variado

    Conforme comentamos no tópico anterior, é importante dedicar uma atenção extra ao portfólio da loja. Trabalhar com produtos de qualidade e que estão entre os favoritos do público dá mais visibilidade e autoridade à marca e estimula o aumento das vendas. Por isso, sugerimos que você pesquise a concorrência para identificar quais itens têm maior potencial no segmento de pet shop.

    Uma das estratégias que você pode adotar é investir na diversidade de mercadorias, incluindo itens de várias categorias para cães, gatos, animais de maior porte etc. Dependendo dos objetivos comerciais da sua loja, você pode abranger de rações a medicamentos veterinários. Outra opção é trabalhar com produtos personalizados, como roupinhas e brinquedos exclusivos.

    3- Trabalhe com revenda

    Se você está entrando no segmento de itens para pet shop agora, o caminho mais indicado é trabalhar com revenda. Ao comprar mercadorias em quantidade, o lojista diminui custos, reforça o estoque e evita preocupações com a fabricação dos próprios produtos. Além disso, pode aproveitar a reputação de grandes marcas, já reconhecidas no mercado, diminuindo gastos com divulgação.

    No entanto, preze sempre pela qualidade dos produtos e fique atento à procedência das mercadorias. Tenha em vista a preocupação de garantir a segurança, o conforto e o bem-estar dos animais e também dos donos dos pets. Para tanto, selecione fornecedores confiáveis, que ofereçam bons produtos a um preço acessível.

    4- Faça boas promoções

    Não há dúvidas de que bons descontos atraem clientes e impulsionam as vendas. Pensando nisso, criar ações promocionais com frequência ao longo do ano é uma ótima tática para conquistar mais destaque no mercado de produtos para pet shop. Mas, claro, lembre-se sempre de respeitar o orçamento da sua loja e agir com planejamento para não ter prejuízos financeiros. Aproveite tendências de mercado e datas especiais, como a Black Friday, para fazer promoções, dar descontos progressivos e distribuir brindes.

    Além de aumentar as vendas, as promoções incentivam a fidelização do público, que passa a fazer compras recorrentes. Para incentivar tal comportamento, a sua loja pode criar um programa de fidelidade, oferecendo vantagens aos clientes mais antigos. Um exemplo: a cada X compras, o consumidor ganha X% de desconto no valor final do pedido ou recebe um brinde exclusivo.

    5- Participe de eventos do segmento

    Marcar presença em eventos relacionados ao comércio eletrônico e, principalmente, ao mercado de pet shop é de grande importância para as lojas que desejam ganhar mais visibilidade. Dessa forma, recomendamos que você participe de feiras do segmento e fique sempre atento aos lançamentos da área. Vale lembrar que marcar presença em feiras de adoção é uma forma de divulgar ainda mais a loja e estreitar os laços com o público.

    6- Venda em marketplaces

    Os marketplaces funcionam como shopping centers virtuais, nos quais milhares de lojistas podem anunciar seus produtos e vendê-los a clientes de diferentes regiões do país. Esses mercados online, que atendem a diversos nichos de mercado, são ótimos canais de venda porque têm um tráfego alto e qualificado. Outro benefício é o custo relativamente baixo em relação a um e-commerce próprio, por exemplo.

    Tendo em vista esses benefícios, é mais do que indicado que a sua loja ingresse nos marketplaces. Além de exibir os seus produtos a um grande número de visitantes, você poderá alcançar um público abrangente e diversificado gastando pouco com divulgação. Outra estratégia eficiente é investir na diversificação de canais – marketplaces, e-commerce próprio e loja física, por exemplo.

     

    Fonte: https://blog.olist.com/1-como-vender-produtos-de-pet-shop/

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    Boa tarde Eder. A captação de novos clientes é almejada por qualquer negócio que preze pelo seu atendimento. É uma forma óbvia de expandir a atuação do seu empreendimento, bem como trazer resultados satisfatórios ao fim de cada mês. Mas é consistente? Depender sempre de novos clientes pode ser uma aLeia mais

    Boa tarde Eder. A captação de novos clientes é almejada por qualquer negócio que preze pelo seu atendimento. É uma forma óbvia de expandir a atuação do seu empreendimento, bem como trazer resultados satisfatórios ao fim de cada mês. Mas é consistente? Depender sempre de novos clientes pode ser uma armadilha e a solução para isso é uma só: tenha clientes leais.

    A lealdade de um cliente a uma marca específica depende de diversos fatores. De início, algo que comumente lhe chama a atenção é o preço, pois o cliente que sabe o que quer está sempre em busca da melhor relação custo/benefício. Tenha consciência desse fator importantíssimo, realize pesquisas de mercado e confira os preços de produtos ou serviços similares aos seus no mercado e utilize essa informação como ponto de partida para sua própria precificação. Um preço alto demais pode afastar um cliente em potencial.

    Pesquisas apontam que mais de 1 bilhão de pessoas no mundo utilizam as redes sociais e o brasileiro lidera o ranking. Consequentemente, o seu cliente também está presente nas redes sociais. Apenas criar o perfil da empresa não é suficiente para uma boa divulgação nas redes sociais. É necessário manter a página constantemente atualizada e em constante comunicação com o consumidor, respondendo perguntas, críticas e sugestões, além de produzir conteúdos atrativos para o seu cliente.

    1- Esteja preparado para entrar na internet

    Antes de dar o primeiro passo, é preciso entender o que está por trás de um e-commerce: quais investimentos são necessários, quem são os parceiros, fornecedores, clientes e concorrentes, como será a estratégia de marketing… Elabore um Plano de Negócios. Tenha em mente, também, que é possível concorrer em nichos nos quais o pequeno negócio poderá ser mais eficiente, ou no mercado de massa, em que a competição será basicamente por preço.

    2- Tenha um site 100% funcional

    Tudo o que estiver disponível no site deve funcionar da melhor forma possível. O cliente precisa ter facilidades ao entrar na loja. Caso contrário, ele desiste em um clique e dificilmente voltará. Os problemas mais comuns são: site lento, imagens muito pequenas, grande quantidade de anúncios, pouco contraste entre fundo da página e cor de letra inadequada.

    3- Seja verdadeiro

    Deve-se evitar prometer o que não se pode cumprir. Também é bom não deixar o cliente confuso, por exemplo, sobre a cobrança de frete ou o prazo de entrega. Isso proporcionará confiabilidade ao site e poderá ser fator decisivo de compra. Já em termos legais, o empreendimento deve alinhar-se às regras obrigatórias para funcionamento de lojas virtuais.

    4- Tenha uma lista de e-mails dos clientes

    Por meio da lista de e-mails, você pode atrair mais clientes. Você pode enviar newsletter, cupons promocionais, além de outros materiais que ajudem a fidelizar os consumidores de outra maneira. Essa mesma dica vale para os números de telefone, sendo bacana mandar mensagens, criar grupos de Whatsapp, compartilhar eventos, etc.

    5- Faça promoções pelas redes sociais

    Mesmo que elas tenham um pequeno custo, são uma ótima maneira de chamar atenção e atrair mais clientes para o salão em longo prazo. Assim, faça promoções em datas especiais, ofereça descontos em determinados procedimentos e sorteie kits de beleza. Com isso, você aumenta a audiência e conquista novos clientes.

    Como atrair a lealdade de seus clientes.

    Como atrair clientes para salão de beleza por meio da Internet?

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    Como utilizar as redes sociais para promover o seu negócio.

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  5. Resposta foi editada

    Boa tarde Williams. O consumo de caldos possui características regionais e sazonais: é mais intenso em regiões frias e no inverno. E a demanda aumenta no período noturno, quando as pessoas preferem jantar algo mais leve e nutritivo. O modelo de negócio pode ser a la carte, conforme o pedido do clienLeia mais

    Boa tarde Williams. O consumo de caldos possui características regionais e sazonais: é mais intenso em regiões frias e no inverno. E a demanda aumenta no período noturno, quando as pessoas preferem jantar algo mais leve e nutritivo. O modelo de negócio pode ser a la carte, conforme o pedido do cliente, ou buffet por pessoa. Este último caiu no gosto popular porque permite que o cliente sirva-se à vontade e experimente toda a variedade de caldos.

    Muitos restaurantes self-service oferecem o serviço de caldos e saladas no jantar. Desta forma, é possível aumentar a receita do restaurante e otimizar a utilização dos ingredientes. Outra serviço adicional é a entrega de caldos em domicílio.

    Dicas para vender mais:

    1- Aprenda receitas novas

    Inovar é sempre importante e se você vender sempre os mesmos tipos de sopas, pode ser que sua clientela fique enjoada e pare de comprar. Então vá diversificando e aprenda novas receitas para fazer.

    2- Aproveite o inverno para lucrar

    Sem dúvidas que durante o inverno você vai faturar muito mais. Então esteja atento a isso e produza mais sopas. Certamente você conseguirá vender muito, então não vacile.

    3- Venda outros produtos

    Sim, você pode aproveitar o seu espaço para vender também outros alimentos que o mesmo público costuma comprar. Muitos vendedores de sopas costumam fazer canjica para vender e caldos. São duas boas opções para aumentar seu lucro.

    4- Bom atendimento sempre

    Não podemos esquecer do quanto o bom atendimento pode ser responsável pelo crescimento do seu negócio. Isso porque se você trata bem o cliente, ele vai voltar mais vezes para comprar e você ganhará mais ainda.

    Como montar um delivery de sopas e caldos?

    1- Escolha onde irá vender

    Para vender os caldos, você pode escolher entre vender em uma bicicleta, ou então escolher um ponto fixo. Para quem não tem recursos suficientes, a melhor opção é a bicicleta já que esta você pode levar para qualquer lugar que tenha um bom movimento.

    2- Busque fornecedores que tenham bom preço

    Para que você possa ter uma boa margem de lucro, você deve buscar verduras e legumes para seus ingredientes, com um preço justo, para que não afete o valor a ser passado para seus clientes.

    3- Saiba qual o lucro diário

    Para 100 copos, você fatura até R$ 300,00. Portanto fique de olho no preço do copo, em algumas lojas, pode chegar até R$ 3,00.

    4- Comercialize com segurança

    Ao vender alimentos, você deve garantir qualidade e segurança, e ainda sempre manter a higiene. As embalagens também devem ser seguras, principalmente para entrega.

    5- Invista em entrega

    A entrega é fundamental para fazer com que você tenha mais clientes, então seja para uma empresa móvel ou fixa, não se esqueça de facilitar a entrega.

    6- Evite deixar estragar os ingredientes

    Se você deseja manter a qualidade de seu produto, você precisa ficar de olho para ver se os ingredientes ainda estão bons para consumo. E você pode fazer doação, caso você sinta que o ingrediente pode ser reaproveitado. A vigilância sempre está de olho, para fazer com que os clientes tenham bons produtos para consumo. E com alimentos, devemos ter muito cuidado quando decidimos comercializá-lo de alguma forma.

    O Sebrae possui uma ideia de negócio completa, com um guia detalhado sobre custos, pessoas, investimentos, divulgação, exigências legais, CNAE, planejamento e outros sobre como montar um restaurante de caldos e saladas.

    Acesse a Ideia de negócios em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-um-restaurante-de-caldos-e-saladas,e8297a51b9105410VgnVCM1000003b74010aRCRD

    Fonte: https://www.montarumnegocio.com/vender-sopa-da-lucro/

    https://autonomobrasil.com/como-montar-delivery-caldos/

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  6. Resposta foi editada

    Boa tarde Bruno. O Mercado Livre é o principal marketplace da América Latina e apresenta mais de 60 milhões de ofertas em tempo real, incluindo mercadorias, imóveis, carros e serviços. Essa variedade chama muita atenção dos internautas que não abrem mão da comodidade para adquirir itens que, muitasLeia mais

    Boa tarde Bruno. O Mercado Livre é o principal marketplace da América Latina e apresenta mais de 60 milhões de ofertas em tempo real, incluindo mercadorias, imóveis, carros e serviços. Essa variedade chama muita atenção dos internautas que não abrem mão da comodidade para adquirir itens que, muitas vezes, têm um preço mais em conta.

    As principais vantagens são:

    1- Plataforma já pronta

    Não é preciso perder tempo com códigos para criar uma loja virtual. Para ativá-la, é necessário um clique apenas na sua conta. Os anúncios aparecem de forma automática, o que mostra como é simples ter o seu próprio e-commerce no site. Ou seja, sem conhecimento de programação e design e sem custos iniciais, você tira sua ideia do papel e começa a vender.

    2- Custo zero

    Um benefício que chama muita atenção dos empreendedores digitais é a ausência de cobrança para a manutenção e a ativação. O usuário paga somente as porcentagens de comissão por venda, que variam de acordo com a publicação. Esses fatores incentivam os internautas a anunciar no Mercado Livre, porque o investimento é baixo e as chances de retorno, maiores.

    3- Personalização

    Outro ponto positivo da plataforma é permitir que a sua loja virtual seja personalizada de maneira especial. O usuário pode inserir logo, cores e até URL, o que proporciona uma grande autonomia. Esse aspecto é imprescindível para adotar estratégias que ajudem a aumentar as vendas e, consequentemente, os lucros.

    4- Sistema de pagamentos

    Além da autonomia para fazer os anúncios, o Mercado Livre conta com as principais formas de pagamento e envio adotadas pelos lojistas tradicionais. Para quem já está acostumado a comprar mercadorias pela plataforma, fica mais fácil escolher as melhores alternativas para contemplar o público-alvo. É necessário que haja um foco em facilitar a vida dos consumidores. Do contrário, as vendas dificilmente vão atingir o patamar desejado.

    5- Autoridade do Mercado Livre

    Contar com o apoio de uma plataforma com grande destaque na internet é uma vantagem considerável. A credibilidade do Mercado Livre proporciona muita tranquilidade para todas as partes envolvidas em uma negociação. O sistema de avaliações, bastante difundido, permite que o usuário confie mais facilmente na idoneidade das lojas virtuais. Além do sistema de avaliações e de sua reputação já estabelecida, o Mercado Livre oferece o Mercado Pago, um sistema em que a plataforma garante a entrega do produto comprado pelo cliente — ou seu dinheiro de volta. Esse tipo de medida permite que o usuário faça a compra mesmo sem ter outras experiências com o vendedor.

    Dicas para vender mais:

    1- Descreva com precisão os produtos

    Tenha muito cuidado para preencher as fichas técnicas. As informações devem ser inseridas com bastante clareza. Por isso, a recomendação é evitar erros de português e a inserção equivocada de dados. Esses deslizes podem comprometer a sua imagem.

    2- Tire boas fotos

    Todo mundo já ouviu alguma vez um velho ditado popular: uma imagem vale mais do que mil palavras. No Mercado Livre, essa máxima deve ser seguida à risca pelos vendedores. Isso porque a qualidade das fotos impressiona positivamente o público-alvo. Também é interessante expor diversas fotos de um mesmo produto. Essa iniciativa ajuda o cliente em potencial a fazer a escolha. É preciso que as imagens utilizadas retratem fielmente o estado de conservação da mercadoria.

    3- Responda às questões com cortesia e rapidez

    Lembre-se de que o bom senso e a educação são cruciais para responder às dúvidas dos clientes. Evite usar termos que possam mostrar falta de seriedade e de compromisso. A concisão e a clareza devem sempre estar presentes nas mensagens. Procure dar um retorno aos usuários em menos de 24 horas.

    4- Deixe bem claro como será o frete

    Uma forma de evitar problemas com os clientes é detalhar, com precisão, como é a cobrança do frete. Alguns compradores têm optado pelo frete grátis como uma tática para expandir as vendas. Um vendedor deve investir no frete grátis, porque é algo que influencia bastante os consumidores na hora da compra.

    Fonte: https://blog.contaazul.com/mercado-livre-loja

    Boletim – Como usar o Mercado Livre para promoção de vendas.

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  7. Boa tarde Luciana. Para vender, não importa qual seja o negócio, é preciso satisfazer o cliente. Na internet, a lógica é a mesma. Mas, para alcançar sucesso no universo online, é preciso estar atento a fatores-chave do mercado digital. Caso contrário, por maior que seja o esforço, as vendas na web pLeia mais

    Boa tarde Luciana. Para vender, não importa qual seja o negócio, é preciso satisfazer o cliente. Na internet, a lógica é a mesma. Mas, para alcançar sucesso no universo online, é preciso estar atento a fatores-chave do mercado digital. Caso contrário, por maior que seja o esforço, as vendas na web podem não decolar. O back office de loja virtual inclui logística, gerenciamento de pedidos, estoque, relatórios e faturamento.

    Pesquisas apontam que mais de 1 bilhão de pessoas no mundo utilizam as redes sociais e o brasileiro lidera o ranking. Consequentemente, o seu cliente também está presente nas redes sociais. Apenas criar o perfil da empresa não é suficiente para uma boa divulgação nas redes sociais. É necessário manter a página constantemente atualizada e em constante comunicação com o consumidor, respondendo perguntas, críticas e sugestões, além de produzir conteúdos atrativos para o seu cliente.

    1. Esteja preparado para entrar na internet

    Antes de dar o primeiro passo, é preciso entender o que está por trás de um e-commerce: quais investimentos são necessários, quem são os parceiros, fornecedores, clientes e concorrentes, como será a estratégia de marketing… Elabore um Plano de Negócios. Tenha em mente, também, que é possível concorrer em nichos nos quais o pequeno negócio poderá ser mais eficiente, ou no mercado de massa, em que a competição será basicamente por preço.

    2. Tenha um site 100% funcional

    Tudo o que estiver disponível no site deve funcionar da melhor forma possível. O cliente precisa ter facilidades ao entrar na loja. Caso contrário, ele desiste em um clique e dificilmente voltará. Os problemas mais comuns são: site lento, imagens muito pequenas, grande quantidade de anúncios, pouco contraste entre fundo da página e cor de letra inadequada.

    3. Seja verdadeiro

    Deve-se evitar prometer o que não se pode cumprir. Também é bom não deixar o cliente confuso, por exemplo, sobre a cobrança de frete ou o prazo de entrega. Isso proporcionará confiabilidade ao site e poderá ser fator decisivo de compra. Já em termos legais, o empreendimento deve alinhar-se às regras obrigatórias para funcionamento de lojas virtuais.

    4. Possua obsessão pela logística

    Não existe contato físico na compra pela web, e isso gera uma grande expectativa no cliente para receber a mercadoria. O tempo de espera deve ser igual ou menor que o prazo acordado no site e a mercadoria precisa chegar impecavelmente embalada. Sempre!

    5. Ofereça multicanais ao cliente

    É necessário estar presente nas redes sociais, criar um blog, ter um chat ou um e-mail específico para o atendimento ao cliente, além de ter um número de telefone bem visível no site. É muito importante facilitar ao máximo o acesso do cliente ao negócio, pois o comprador pode sentir a necessidade de contatar a loja antes, durante e depois da compra.

    6. Monte uma equipe preparada e bem treinada

    Para cuidar do conteúdo, do design, de questões relacionadas à tecnologia da informação e ao marketing. Todos esses profissionais devem conversar, interagir, integrar-se para que se alcance êxito no trabalho que cada um executa.

    7. Anuncie

    Uma boa maneira é começar fazendo testes com pequenos investimentos e medindo os resultados (verificando se houve aumento de cliques, de visitas e de vendas). Há muitas maneiras de fazer anúncios na internet: por links patrocinados (destaques do empreendimento em mecanismos de busca como Google e Yahoo) ou pelas mídias sociais.

    8. Invista em SEO (Search Engine Optimization)

    A tradução do termo, Otimização para Mecanismos de Buscas, já diz muito. O trabalho de SEO é otimizar um site e direcionar os motores de busca para dar destaque ao conteúdo. Hoje, os sites de busca são a principal fonte de procura de informações pelos que navegam na web. Portanto, ter um site bem posicionado nesses buscadores é fundamental para ser visto.

    9. Tenha um site seguro

    Há diversas empresas que oferecem serviço de proteção ao site, análise de vulnerabilidades e bloqueio de ataques para garantir operações seguras. É preciso avaliar a solução ideal para o porte do negócio, mas não se pode deixar de garantir segurança ao cliente no momento da compra, pois este é um dos fatores mais determinantes de compra no mercado digital.

    10. Invista na gestão do negócio

    O Back Office (“a parte de trás do balcão”) representa a estrutura física completa dos bastidores do website de uma loja virtual e é fundamental gerenciá-lo para garantir que o produto adquirido pelo cliente seja entregue de acordo com as especificações e o prazo combinado.

    Como aparecer na primeira página do Google?

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  8. Boa tarde Fab. Essas lojas possuem em geral como características uma decoração bem cuidada e oferecem uma enorme variedade de produtos com design especial e ofertam também os artigos de uma papelaria tradicional, com visual e acabamento que os fazem ser reconhecidos como presentes bonitos e úteis. ELeia mais

    Boa tarde Fab. Essas lojas possuem em geral como características uma decoração bem cuidada e oferecem uma enorme variedade de produtos com design especial e ofertam também os artigos de uma papelaria tradicional, com visual e acabamento que os fazem ser reconhecidos como presentes bonitos e úteis. Esse negócio destina-se a um público mais exigente, que requer um mix variado de produtos composto, preferencialmente, por artigos mais modernos, como peças de acrílico e plástico e até os artigos de couro.

    A diversidade de produtos atrai não apenas o mercado escolar, mas também o artístico, escritório e de material de informática. O ramo da papelaria costuma ser atraente para o pequeno empreendedor, pois uma papelaria pode ser montada em pequenos espaços e não exige grande experiência, apenas mão-de-obra especializada em certos serviços, como, por exemplo, encadernação. O empreendedor deve avaliar a possibilidade de ofertar serviços de reprografia, pois tem tudo a ver com o mix de produtos e serviços de uma papelaria.

    O Sebrae possui uma ideia de negócio completa, com um guia detalhado sobre custos, pessoas, investimentos, divulgação, exigências legais, CNAE, planejamento e outros sobre como montar uma papelaria.

    Acesse a Ideia de negócios em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-uma-papelaria,f3987a51b9105410VgnVCM1000003b74010aRCRD

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    Boa tarde Junior. A pesquisa de mercado é uma importante ferramenta que vai orientar o empreendedor, o potencial empresário, o empresário e administradores de empresas no conhecimento do mercado e na definição das estratégias empresariais. A ferramenta vai possibilitar uma visão ampla do negócio, coLeia mais

    Boa tarde Junior. A pesquisa de mercado é uma importante ferramenta que vai orientar o empreendedor, o potencial empresário, o empresário e administradores de empresas no conhecimento do mercado e na definição das estratégias empresariais. A ferramenta vai possibilitar uma visão ampla do negócio, considerando todos os componentes do mercado que vão impactar na atuação da empresa, esteja ela em momento de criação ou de inovação, expansão ou relocalização.

    Será feita a análise do macro e microambiente em diferentes aspectos, como:

    1- Fatores que geram oportunidades;

    2- Ameaças externas, bem como setoriais;

    3- Perfil dos clientes e fornecedores;

    4- Pontos fortes e fracos da concorrência;

    5- Produtos e serviços que podem ser ofertados, gerando subsídios para a elaboração do plano de marketing.

    Como fazer

    A pesquisa de mercado é um verdadeiro exercício de comportamentos empreendedores, principalmente na busca de informações, comprometimento e persistência. Não há fórmulas prontas para a busca de informações. Porém, existem técnicas sistematizadas de pesquisa e formas mais práticas de observação no dia a dia da empresa.

    O potencial empresário ou o empresário, interessado em buscar informações no mercado, poderá utilizar fontes de dados primários (aqueles que ele próprio vai encontrar, coletar) ou fontes de dados secundários, ou seja, aqueles já coletados e sistematizados por outros, como instituições de pesquisa, e disponibilizados por governos municipais, estaduais e federal e demais instituições relacionadas à área do negócio.

    As informações podem ser levantadas por meio de visitas a empreendimentos similares, presencialmente no mercado, por meio da internet ou com especialistas nos assuntos relacionados ao negócio.

    5 vantagens da pesquisa mercadológica

    1 – Conhecer o perfil do cliente

    É porque ela fornece a caracterização dos clientes nos aspectos quantitativos (potencial do mercado, participação da empresa no mercado, entre outros) e qualitativos (estilo de vida, características comportamentais, hábitos de consumo, escolaridade, renda, entre outros).

    2 – Perceber a estratégia dos concorrentes e observar seus pontos fortes e fracos

    Bom, o título já diz tudo.

    3 – Analisar os fornecedores e as empresas que fornecem produtos e serviços

    Isso é possível por meio do sistema de vendas e distribuição, políticas de preços e cobrança, qualidade dos produtos e serviços. O objetivo é possibilitar ao empreendedor a avaliação comparativa de seus potenciais fornecedores e, a partir de certos critérios, definir a classificação deles para orientar o processo de compras ou, se for o caso, de terceirização das atividades.

    4 – Dimensionar o mercado

    Dessa forma é possível identificar o segmento mais lucrativo, detectar novas tendências, avaliar a performance de seus produtos e serviços, identificar a quantidade ou volume que o mercado é capaz de absorver e a que preços esses produtos poderão ser vendidos.

    5 – Definir seu público-alvo

    Ao lançar um produto no mercado, a empresa deve saber quem será o público-alvo. Esse conhecimento é fundamental porque nós sabemos que os produtos existem para, em primeiro lugar, satisfazer às necessidades dos clientes.

    Nesse sentido, realizar uma pesquisa do público-alvo é uma etapa que não deve ser esquecida, pois poderá fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso de um novo produto ou até da empresa como um todo.

    7 passos para que a pesquisa de mercado seja eficaz

    1 – Defina o objetivo da pesquisa

    O que você quer descobrir com ela? Pode ser para definir a qualidade e a variedade dos produtos, ajustar preços ou dimensionar o tamanho da equipe de vendas, por exemplo.

    2 – Estabeleça quem é o público-alvo da pesquisa

    São os fornecedores, os consumidores ou os concorrentes? O público é definido com base no objetivo da pesquisa.

    3 – Defina o tamanho da amostra da pesquisa

    Isto é, quantas pessoas deverão respondê-la.

    4 – Elabore um roteiro básico de perguntas

    Elas devem ser simples, diretas e imparciais. Também devem ser testadas internamente antes de serem aplicadas aos consumidores e conter todos os aspectos que se deseja detectar.

    5 – Elabore o questionário

    Inclua as perguntas já testadas e validadas.

    6 – Aplique o questionário

    Apresento-o ao público-alvo da pesquisa, buscando ser isento.

    7 – Compile os resultados

    Depois de complidaos, analise as respostas.

    4 passos para fazer Pesquisa de Mercado na Internet

    Para estudar o mercado é suficiente estudar e analisar as 4 dimensões do mercado abaixo:

    1- Do Mercado E Seus Clientes

    Entender o negócio e o perfil de seus clientes é um primeiro passo para se descobrir se tal negócio é ou não oportuno. Pode ocorrer nessa primeira etapa de levantamento de informações, a interrupção do processo de pesquisa para empreendedores em novos negócios, por motivos como: negócio saturado, negócio de investimento muito alto, clientes são incompatíveis com minha região de atuação, negócio em forte declínio e assim por diante.

    Mas, nessa etapa podem surgir informações muito positivas como: negócio de alta demanda, baixo investimento ou alta rentabilidade.

    2- Da Localização E Concorrência

    Estudar a localização e a concorrência é essencial para a definição do lugar mais adequado para empreender. E pra quem já exerce uma atividade, monitorar a concorrência e o território pode suscitar insights para novos investimentos como abertura de mais uma loja ou para mudança de
    localização.

    3- De Tendências E Oportunidades na Internet

    Ferramentas do Google TrendsTwitterGoogle Alerts e o Facebook Insights são excelentes ferramentas gratuitas para explorar tendências e oportunidades

    4- De Parcerias E Fornecedores 

    Descobrir novos canais e fornecedores faz parte de toda pesquisa de mercado pra quem quer abrir um negócio. O Sebrae Canvas é uma ferramenta que pode ajudar nesse sentido.

     

    Como fazer pesquisa de mercado na internet, Google ou Facebook.

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  10. Boa tarde Roseli. Existe uma grande variedade de produtos que podem ser comercializados em um armarinho: linhas, agulhas, bordados, fitas, fechos de roupa, linhas de crochê, linhas para bordado e em muitos casos revistas ao estilo ‘faça você mesmo’ ensinando como fabricar peças, botões, papeis paraLeia mais

    Boa tarde Roseli. Existe uma grande variedade de produtos que podem ser comercializados em um armarinho: linhas, agulhas, bordados, fitas, fechos de roupa, linhas de crochê, linhas para bordado e em muitos casos revistas ao estilo ‘faça você mesmo’ ensinando como fabricar peças, botões, papeis para presente, envelopes, tecidos, laços, fitas, papeis e miudezas em geral.

    Um armarinho pode ofertar mais de 25 mil Produtos, por isso recomenda-se que o empreendedor procure focar em qual é o seu público alvo: Crochê, Tricô, Patchwork; Costura, Decoupage, Scrapbook, Feltragem, Pintura etc. Os armarinhos costumam estar localizados em bairros ou em centros das cidades de forma atender as possíveis necessidades dos consumidores locais que irão determinar quais produtos deve ser colocado à disposição focando na procura específica de cada nicho de mercado que o negócio pretende atender.

    Como forma de agregar valor os armarinhos podem ofertar aos consumidores serviço de reparo em roupa, “lembrancinhas” e até mesmo algum material escolar, evitando que as pessoas se desloquem em lojas distantes para por exemplo comprar uma cartolina, embalagens de presentes ou itens de papelaria.

    Quem pretende empreender neste ramo, deve ficar atento não somente as tendências de mercado e em comportamentos ligados a moda, mas também às necessidades locais, onde pretende se instalar. Esse poderá ser o grande diferencial competitivo.

    O Sebrae possui uma ideia de negócio completa, com um guia detalhado sobre custos, pessoas, investimentos, divulgação, exigências legais, CNAE, planejamento e outros sobre como montar um armarinho.

    Acesse a Ideia de negócios em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-um-armarinho,b3487a51b9105410VgnVCM1000003b74010aRCRD

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  11. Resposta foi editada

    Boa tarde Fernanda. Você sabia que, segundo o Sebrae, algumas franquias de fora perceberam que este mercado tem um bom potencial e estão expandindo sua marca e inaugurando novas unidades? Um negócio de churros é uma ideia simples, com um produto relativamente fácil de produzir, que não necessita deLeia mais

    Boa tarde Fernanda. Você sabia que, segundo o Sebrae, algumas franquias de fora perceberam que este mercado tem um bom potencial e estão expandindo sua marca e inaugurando novas unidades?

    Um negócio de churros é uma ideia simples, com um produto relativamente fácil de produzir, que não necessita de muito investimento dependendo do formato de negócio que você deseja abrir e que é acessível para diversos públicos, desde crianças até idosos. Hoje com o crescimento da categoria gourmet, surge mais uma alternativa para montar um negócio de churros, é possível criar um negócio diferenciado oferecendo um produto de boa qualidade e opções de sabores diferentes e criativos. Para começar a montar um negócio de churros, pense em qual negócio é o que você acha ideal.

    1- Inicie com um planejamento e análise

    Após definir o modelo do seu negócio, faça um estudo, que pode ser breve ou detalhado, dependendo da sua necessidade, sobre algumas questões que envolvem o seu negócio.

    2- Sobre o público e localização

    Se você vai ter um negócio usando um carrinho de churros, deve saber que geralmente as pessoas que compram estão de passagem, mas isso depende também do local. Se você vai abrir um local físico especifico para a venda ou para consumo, é melhor escolher bem a localização e analisar se o público que passa por ali tem o costume de frequentar locais para comer.

    Para a localização, o indicado é sempre um lugar com grande fluxo de pessoas. Também é indicado observar os outros empreendimentos que existem ao redor. Se existem empresas, as pessoas que trabalham ou almoçam fora podem comprar um churros como sobremesa ou ao sair do trabalho. Se for próximo de escola, observe se as crianças vão e voltam da escola caminhando com os responsáveis ou se costumam voltar com transporte escolar.

    3- Equipamentos

    Se você apenas tiver uma banca, pode ter uma panela para colocar o óleo, e o bico de plástico para fazer os formatos do churros. Porém, se você vender muitos churros, pode comprar uma máquina. Nela você coloca a massa e aperta ou gira uma manivela para a massa sair, ela já até faz o buraco no meio para colocar o recheio. Se for escolher um espaço físico e o movimento for grande pode avaliar a necessidade de aumentar o número de equipamentos.

    4- Lucrando com negócio de churros

    Aqui vão algumas dicas: para a inauguração, faça uma decoração com balões para chamar as pessoas que passam ao redor, anuncie com carros de som, distribua panfletos nas localidades próximas.

    Trabalhe com promoções ou produtos diferenciados. Você pode fazer um preço mais barato para churros mini, por exemplo. E sempre pense na experiência que o seu cliente vai ter no local, sempre atenda ele com alegria e bom-humor, converse, pergunte se ele gosta com muito ou pouco recheio, se mostre sempre atencioso, assim ele fica encantado e volta sempre. Se lembre de chama-lo para voltar de novo.

     

    Fonte: https://www.planejandoideias.com/montar-um-negocio-de-churros

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  12. Boa tarde Fernanda. O segmento de beleza é um ramo que tem se estabelecido fortemente no país. Um dos principais fatores é a alta demanda por serviços e procedimentos especializados e por produtos de qualidade, que refletem diretamente no bem-estar e na elevação da autoestima do seu público alvo. EmLeia mais

    Boa tarde Fernanda. O segmento de beleza é um ramo que tem se estabelecido fortemente no país. Um dos principais fatores é a alta demanda por serviços e procedimentos especializados e por produtos de qualidade, que refletem diretamente no bem-estar e na elevação da autoestima do seu público alvo. Em suma, os serviços de estética são direcionados ao público interessado em beleza, saúde e higiene. Para realização dos serviços são utilizados recursos e equipamentos, cosméticos e terapias que devem ser executados exclusivamente por profissionais devidamente habilitados.

    Os profissionais que atuam nos centros de estética devem se capacitar continuamente. O mercado oferece cursos profissionalizantes, de nível técnico ou superior, facilitando assim a alta performance nos padrões de desempenho e especialização dos serviços. Informe-se e procure manter sua equipe capacitada e antenada com as novidades do mercado. Para abrir uma clínica de estética, os empresários podem optar por abrir um negócio próprio ou ainda a opção de abrir uma franquia de estética.

    O Sebrae possui uma ideia de negócio completa, com um guia detalhado sobre custos, pessoas, investimentos, divulgação, exigências legais, CNAE, planejamento e outros sobre como abrir ou montar um centro de estética.

    Acesse a Ideia de negócios em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-um-centro-de-estetica,49187a51b9105410VgnVCM1000003b74010aRCRD

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