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    Boa tarde Francisco. Pesquisas apontam que mais de 1 bilhão de pessoas no mundo utilizam as redes sociais e o brasileiro lidera o ranking. Consequentemente, o seu cliente também está presente nas redes sociais. Apenas criar o perfil da empresa não é suficiente para uma boa divulgação nas redes sociaLeia mais

    Boa tarde Francisco. Pesquisas apontam que mais de 1 bilhão de pessoas no mundo utilizam as redes sociais e o brasileiro lidera o ranking. Consequentemente, o seu cliente também está presente nas redes sociais. Apenas criar o perfil da empresa não é suficiente para uma boa divulgação nas redes sociais. É necessário manter a página constantemente atualizada e em constante comunicação com o consumidor, respondendo perguntas, críticas e sugestões, além de produzir conteúdos atrativos para o seu cliente.

    1- Entenda quem é o cliente ideal

    Conseguir traçar o perfil da persona é fundamental para qualquer ação de marketing bem-sucedida. Isso porque sem informações sobre quem realmente importa para o negócio, a empresa “atira para todos os lados”. Ou seja, não tem foco e, com isso, atrai pessoas que não têm potencial para consumir os seus serviços. Para não desperdiçar tempo e dinheiro se comunicando com os consumidores que não se interessam pelo negócio, entenda qual será o seu alvo.

    Faça uma entrevista com os 10 melhores clientes e busque desvendar todas as suas características. Desde informações sobre idade, estado civil, formação acadêmica, cargo que ocupa até questões comportamentais. Entenda quais são os principais problemas que a persona enfrenta. Por meio dessas dores será possível chamar atenção das pessoas que possuem o mesmo problema e têm potencial para consumir os serviços oferecidos pela empresa.

    2- Invista na publicidade mobile com o Google Adwords

    Ao identificar o público ideal você conseguirá criar várias ações de sucesso na internet. Uma das ferramentas mais eficientes para promover um negócio é o Adwords. Essa solução de publicidade disponibilizada pelo Google pode ajudar a levar ao restaurante o cliente certo, no momento ideal. Vamos imaginar que um consumidor fez uma busca no seu celular por “pizza em bh”. Se aparece um restaurante nos resultados de busca em um raio de localização próximo de onde ele está, as chances da pessoa se tornar um cliente são enormes.

    Outro exemplo interessante é se uma pessoa pesquisar em seu computador de casa, pelo termo “pizza 24 horas”. Se o restaurante for exibido na página de resultados, com certeza o consumidor entrará em contato para saber mais informações. Sendo assim, a empresa tem novamente, a oportunidade de gerar muitas vendas. Busque na ferramenta “planejador de palavras-chave” que o próprio Adwords disponibiliza, os termos mais interessantes para começar a investir. O ideal é iniciar a campanha com uma verba de teste e avaliar o desempenho dos anúncios.

    3- Faça promoções no Instagram

    O Instagram é uma rede social com apelo visual muito forte. Por esse motivo, alguns segmentos possuem mais destaque do que outros na rede. A gastronomia é um exemplo disso, pois o engajamento com as imagens relacionadas à comida é muito grande.

    Para aproveitar esse envolvimento dos consumidores, é interessante criar promoções. Sorteios de um jantar especial, ou um desconto para quem levar mais três amigos e apresentar a publicação do instagram no estabelecimento. Esses são alguns truques que atraem mais seguidores, geram engajamento e conquistam mais potenciais clientes para o restaurante. E claro, fotos bem confeccionadas e um feed bem organizado criam uma relevância maior para o seu perfil.

    4- Tenha um site adaptado aos dispositivos móveis

    Conforme citado anteriormente, os anúncios em dispositivos móveis funcionam muito bem. Isso acontece porque a publicidade aborda as pessoas no momento em que elas mais precisam. No entanto, muitas empresas se esquecem de que ter um site responsivo é essencial para essa estratégia dar certo. Afinal de contas, ao clicar no anúncio o consumidor será direcionado para a página do restaurante.

    Caso ele tenha alguma dificuldade de navegação, acesso às informações, o potencial cliente abandonará o site em poucos instantes. Além de perder vendas, quanto mais pessoas saírem rapidamente do site mais alta fica a taxa de rejeição. Esse é um dos fatores que influencia o bom posicionamento de um site no ranking de resultados.

    5- Não se esqueça do relacionamento como estratégia

    Mais importante do que atrair novos clientes é fidelizar os atuais. Se um cliente tem uma experiência boa com uma marca, ele pode influenciar sua rede de contatos positivamente. Por isso é fundamental investir em estratégias de relacionamento para que esses clientes se transformem em evangelizadores da marca. Criar um programa de fidelidade é uma excelente maneira de premiar os clientes mais frequentes, com descontos e brindes. Fornecer um motivo para que o consumidor retorne ao estabelecimento é uma tarefa que deve ser constante.

    Outra dica valiosa para trabalhar o relacionamento é criar um anúncio no Facebook Ads para os clientes que fazem aniversário nos próximos dias. Existe um recurso que permite anexar uma planilha com os e-mails dos clientes e no momento de segmentar, é possível acrescentar a opção “próximo aniversário” para alcançar essas pessoas.

    Sendo assim, é interessante criar um anúncio com um desconto expressivo para oferecer nessa data especial. Isso mostra que a empresa conhece os seus clientes e está empenhada em tornar a sua experiência cada vez mais personalizada. Você pode deixar mais caloroso o relacionamento investindo em um bom gerenciamento de mídias sociais. Estreitar a relação se mostrando presente aos feedbacks do cliente é o diferencial que as pessoas esperam das empresas atualmente.

    6- Crie eventos no Facebook

    Para atrair mais pessoas para o estabelecimento, o ideal é criar eventos no Facebook. É interessante planejar um momento especial por semana ou por mês. Esse senso de urgência pode representar um bom motivo para os clientes retornarem ao restaurante. Ou seja, promover um rodízio ou o dia de um determinado prato com desconto é uma isca interessante.

    Além disso, a identidade visual desses eventos também precisa ser diferenciada das peças que são divulgadas normalmente. O consumidor precisa entender que vai acontecer um evento diferenciado no restaurante e, sobretudo, em apenas uma data. Desse modo, o interesse das pessoas é cada vez mais aguçado.

    7- Curta fotos que usem a localização de pontos turísticos da sua cidade

    Turistas estão sempre empenhados em descobrir locais atrativos para frequentarem em suas visitas à novas cidades, que tal facilitar a busca para eles? No Postgrain você pode buscar por localização, liste os principais pontos turísticos de sua cidade e curtas as fotos mais recentes com o perfil do seu bar ou restaurante. A ideia é despertar a curiosidade, afim de que os usuários do Instagram cliquem no seu perfil e através das suas fotos, eles sintam vontade de conhecer o seu estabelecimento.

    8- Pesquise a concorrência

    Buscar referências sobre as estratégias de marketing que a concorrência estão aplicando pode render insights poderosos. Existe uma ferramenta chamada LikeAlyzer para pesquisar as fanpages das empresas concorrentes e descobrir como anda o engajamento de cada uma.

    Após isso, você poderá escolher quais as páginas mais influentes de acordo com a pontuação exibida na ferramenta, para pesquisar os detalhes do conteúdo utilizado, o tom de voz abordado e todas as táticas utilizadas.

     

    Fonte: https://postgrain.com/blog/8-dicas-de-marketing-digital-para-bares-e-restaurantes/

    10 dicas básicas de redes sociais para os pequenos negócios.

    Como utilizar as redes sociais para promover o seu negócio.

    Curso gratuito Como Vender pela Internet.

     

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  2. Boa tarde Maria. A quantidade de profissionais está relacionada ao porte do empreendimento. Para uma loja de café expresso de pequeno porte, pode-se iniciar com três empregados, sendo: 2 atendentes e 1 cozinheiro (opcional). A atividade de caixa pode ser executada pelo empresário ou por um dos atendLeia mais

    Boa tarde Maria. A quantidade de profissionais está relacionada ao porte do empreendimento. Para uma loja de café expresso de pequeno porte, pode-se iniciar com três empregados, sendo: 2 atendentes e 1 cozinheiro (opcional). A atividade de caixa pode ser executada pelo empresário ou por um dos atendentes.

    A atividade de aquecer os alimentos, colocar no forno de microondas, ou fazer sucos, também deve ser realizada por um dos atendentes. Para isto é necessário que o empresário trabalhe apenas com alimentos já pré-elaborados. O empresário deve contratar pessoas com experiência comprovada e com boas referências de empregos anteriores. Caso prefira capacitar novos colaboradores, o ideal é procurar cursos específicos existentes no mercado.

    O atendimento é um item que merece grande atenção do empresário, já que nesse segmento de negócio há uma tendência ao nascimento de uma relação de longo prazo com o cliente. O treinamento dos colaboradores deve ter como objetivo o desenvolvimento das seguintes competências:

    1- Capacidade de percepção para entender as expectativas dos clientes;

    2- Sensibilidade para perceber o momento certo de conversar com o cliente e entender seus gostos e sua personalidade;

    3- Discrição;

    4- Agilidade e presteza no atendimento.

    Sebrae possui uma ideia de negócio completa, com um guia detalhado sobre custos, pessoas, investimentos, divulgação, exigências legais, planejamento e outros sobre como montar uma loja de café expresso.

    Acesse a Ideia de negócios em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-uma-loja-de-cafe-expresso,38487a51b9105410VgnVCM1000003b74010aRCRD

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  3. Boa tarde Brenda. O segmento de decoração de festa infantil é um grande mercado no Brasil, que já se tornou referência em grandes produções.  O empreendedor que entrar nesse ramo no mercado, precisa estar disposto a estudar tudo sobre o mundo de decoração de festa, procurar as tendências e inovar seLeia mais

    Boa tarde Brenda. O segmento de decoração de festa infantil é um grande mercado no Brasil, que já se tornou referência em grandes produções.  O empreendedor que entrar nesse ramo no mercado, precisa estar disposto a estudar tudo sobre o mundo de decoração de festa, procurar as tendências e inovar sempre. Este segmento é muito volátil e as mudanças acompanham tendências mundiais, ficar estagnado não é permitido.

    Uma das grandes vantagens para quem deseja entrar neste segmento é que pode iniciar formalizado como MEI – Microempreendedor, com a expansão do negócio pode mudar de regime tributário e montar sua própria equipe de trabalho.

    O Sebrae possui uma ideia de negócio completa, com um guia detalhado sobre custos, pessoas, investimentos, divulgação, exigências legais, planejamento e outros sobre como montar uma empresa de decoração de festas infantis.

    Acesse a Ideia de negócios em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-uma-empresa-de-decoracao-de-festas-infantis,fe487a51b9105410VgnVCM1000003b74010aRCRD

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    Boa tarde Daniela. Mais do que ajudar no gerenciamento da empresa, o controle de estoque promove maior eficiência e organização de alguns dos processos internos da empresa. Um controle bem feito é capaz de reduzir desperdícios, tanto de tempo e energia na hora de fazer gestão quanto de seus recursosLeia mais

    Boa tarde Daniela. Mais do que ajudar no gerenciamento da empresa, o controle de estoque promove maior eficiência e organização de alguns dos processos internos da empresa. Um controle bem feito é capaz de reduzir desperdícios, tanto de tempo e energia na hora de fazer gestão quanto de seus recursos financeiros.  O estoque pode ser, geralmente, de duas modalidades diferentes. Uma é de matérias-primas para a produção industrial de grande ou pequeno porte,  a outra, de produtos finais prontos para a comercialização no varejo.

    Vantagens de controlar o estoque

    1- Aproveitamento e organização do espaço;

    2- Aumento da produtividade da equipe;

    3- Benefício para o setor de compras e vendas;

    4- Benefício para o setor financeiro;

    5- Ajuste e diminuição no desperdício;

    6- Diminuição na ocorrência de erros;

    7- Relatórios gerenciais precisos.

    Programas de controle de estoque

    1- Conta Azul

    O sistema oferecido é completamente integrado e online. Possui recursos como alimentação automática de estoque a cada compra, inventário e cadastro de produtos de forma intuitiva, entre outros. O sistema pode ser utilizado gratuitamente para teste.

    2- Gran Money

    É um sistema de gestão empresarial que oferece a função de controle de estoque. Moderno e disponível em forma mobile, ele pode ser configurado para notificar os usuários em tempo real, deixando mais prático o processo de reposição de produtos.

    3- Easystore

    Integra controle de estoque e financeiro. Cria fichas individuais concentrando informações de compras, vendas, fornecedores e outras. O visual não é moderno, mas a interface é simples e fácil de ser utilizada.

    4- CEST

    Recomendado para negócios de médio a grande porte, este programa é multiusuário e permite trabalhar em rede, suportando grandes movimentações e quantidades de registros. Tem a função de realizar estatísticas de vendas dos últimos 24 meses registrados.

    5- tsEstoque

    Oferece relatórios mensais em formato PDF e monta gráficos detalhando toda a movimentação que foi registrada no programa. Possui uma função de chat interno, para que os usuários de uma mesma empresa possam comentar registros e dados entre si.

    O Sebrae possui um conteúdo com ferramentas para ajudar o empresário a lidar com caixa, crédito, estoque, preço de venda, passivos e capital de giro. Acesse a planilha em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/sebraeaz/planilhas-que-facilitam-a-gestao-financas,b6354e64c093d510VgnVCM1000004c00210aRCRD

     

    Fonte: https://meusucesso.com/artigos/inovacao-e-tecnologia/5-programas-de-controle-de-estoque-para-usar-na-sua-empresa-79/

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    Boa tarde Elcione. 1- Faça a análise de mercado e concorrência O primeiro passo para abrir uma escola é analisar o mercado em que você estará inserido e, em seguida, as demais instituições de ensino que operam dentro dele. Qual nível ou níveis de educação sua escola vai oferecer? Quem é o público-alLeia mais

    Boa tarde Elcione.

    1- Faça a análise de mercado e concorrência

    O primeiro passo para abrir uma escola é analisar o mercado em que você estará inserido e, em seguida, as demais instituições de ensino que operam dentro dele. Qual nível ou níveis de educação sua escola vai oferecer? Quem é o público-alvo (classe média, classe alta, jovens de determinado nível educacional)? Com as respostas dessas e outras perguntas em mãos, você deve analisar a fundo sua concorrência.

    2- Avalie o capital inicial de investimento

    Depois de analisar a concorrência e decidir quais serão os recursos e diferenciais da sua própria escola, é hora de pensar em quanto tudo isso vai custar. Quando tiver o valor definitivo para o capital inicial de investimento em mãos, é fundamental organizar seu orçamento por meio de uma listagem detalhada de quanto cada coisa vai custar dentro do processo de abrir e manter uma escola.

    3- Planeje a estrutura necessária para abrir uma escola

    É fundamental que você planeje exatamente o que sua escola vai oferecer e quantos alunos pretende comportar — isso influenciará no tamanho e na quantidade de salas. A lei exige que cada sala de aula tenha um espaço mínimo de 1,2 metro quadrado por aluno.

    4- Cuide da documentação requerida

    A regularização para abrir uma escola é feita junto à prefeitura da cidade, à Secretária da Educação, ao Ministério da Educação e à delegacia municipal de ensino. Se tudo estiver em ordem no seu plano de negócio, eles vão fornecer todos os documentos necessários.

    É fundamental que esses documentos estejam sempre em ordem e atualizados, pois o consumidor dos serviços de qualquer instituição de ensino tem o direito de solicitá-los.

    5- Contrate os funcionários adequados para sua escola

    Além da equipe de professores, que deve receber constantes oportunidades para desenvolvimento contínuo, você também precisará de profissionais para o departamento financeiro e para o departamento administrativo. É importante contar ainda com um suporte técnico, que pode ser terceirizado, e com uma equipe de limpeza e zeladoria: fundamentais para a gestão escolar no dia a dia da instituição, são eles os responsáveis por fazer com que tudo funcione e resulte na educação de qualidade e na satisfação dos alunos e responsáveis.

    6- Forneça segurança e higiene na escola

    A segurança e a higiene são grandes prioridades dos pais e responsáveis que buscam sua escola pensando em matricular seus filhos, e tem tanta importância quanto elementos diretamente relacionados ao ensino, como a infraestrutura escolar. Para tanto, você deve contar com alarmes e câmeras de vigilância, além de orientar os professores e demais integrantes da equipe a cumprir determinadas ações em suas rotinas, como sempre trancar a sala e não deixar os alunos menores sem supervisão. Ter funcionários na portaria durante todo o tempo de funcionamento também é muito eficiente.

    Outra forma de trazer mais segurança para a escola é planejar com cuidado a logística na hora de os responsáveis buscarem os alunos mais novos. É fundamental que haja um controle rigoroso disso, tanto para que ninguém saia da sala sem que o responsável já tenha chegado quanto para garantir que apenas as pessoas autorizadas saiam com o aluno.

    7- Pense na localização da escola

    Antes de mais nada, a localização da escola influencia diretamente no alcance que você terá, já que ela estará em concorrência com as demais escolas da região. Há, ainda, a questão da segurança do bairro, algo fundamental para que os responsáveis tomem suas decisões, especialmente se os alunos vão para a escola ou voltam para casa sozinhos.

    Considere a possibilidade de ter um estacionamento para os pais ou, pelo menos, um espaço na frente da entrada onde eles possam parar com segurança para buscar os alunos. Em meio à correria do dia a dia, a facilidade para levar e buscar os alunos é um quesito fundamental na hora de escolher uma escola.

    8- Defina a linha pedagógica

    É importante também analisar o quanto seu público-alvo está alinhado com a linha pedagógica que você vier a escolher. A partir daí, converse com especialistas e procure professores que entendam ou mostrem-se abertos para o sistema escolhido, pois eles serão os responsáveis por aplicar na prática os seus preceitos em sala de aula. Os consumidores dos serviços de ensino desejam um espaço que esteja capacitado para preparar os alunos para fazerem a diferença como profissionais (e também como pessoas).

    9- Monte uma estratégia eficiente de marketing

    Para estabelecer sua escola como um nome forte e de confiança no mercado, invista no marketing de conteúdo e na presença na internet e nas redes sociais. O mercado de conteúdo visa levar, como o nome indica, conteúdo relevante para seu público, estabelecendo sua experiência e reputação.

    Enquanto isso, na internet e nas redes sociais, esse conteúdo pode ser levado para os usuários e seguidores por meio de blog posts, e-books e imagens, vídeos e postagens nas redes sociais, espaços onde você pode conquistar compartilhamentos e outros engajamentos que aumentarão o alcance da escola para além dos clientes já fidelizados.

    Fonte: https://escolaweb.com.br/gestao-escolar/entenda-o-que-e-necessario-para-abrir-uma-escola/

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  6. Resposta foi editada

    Boa tarde Ada. Com os avanços da vida moderna e pais e mães que trabalham fora de casa, muitas famílias optam em deixar seus filhos em creches. As creches são locais especializados em cuidados com bebês e crianças na primeira infância, que proporcionam cuidados e atividades pedagógicas adequadas parLeia mais

    Boa tarde Ada. Com os avanços da vida moderna e pais e mães que trabalham fora de casa, muitas famílias optam em deixar seus filhos em creches. As creches são locais especializados em cuidados com bebês e crianças na primeira infância, que proporcionam cuidados e atividades pedagógicas adequadas para o estímulo a bebês e crianças. Com isso, abrir uma creche transformou-se em uma opção de negócio rentável e prazeroso. Dentre os serviços de uma creche, podemos destacar: berçário, hotelzinho, salas de referência, brinquedoteca e área externa.

    Sebrae possui uma ideia de negócio completa, com um guia detalhado sobre custos, pessoas, investimentos, divulgação, exigências legais, planejamento e outros sobre como montar uma creche.

    Acesse a Ideia de negócios em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-uma-creche,c5387a51b9105410VgnVCM1000003b74010aRCRD

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  7. Resposta foi editada

    Boa tarde Erick. O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Deve-se pesqLeia mais

    Boa tarde Erick. O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Deve-se pesquisar também o público que irá frequentar seu hortifrúti, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.

    1- Escolha o local

    A localização da maioria dos negócios é um dos fatores que mais influenciam no faturamento. Na hora de fazer essa seleção, é necessário levar em conta alguns aspectos, como o público alvo. É necessário também pensar em questões como acessibilidade, comodidade, vizinhança, segurança e visibilidade.

    2- Estrutura e equipamentos

    Um hortifrúti deve apresentar uma estrutura que comporte uma área de exposição de produtos, caixas, depósito, sanitários. Os equipamentos necessários para abrir uma hortifrúti são:

    – Suporte de sacos plásticos;

    – Balança para pesar os produtos;

    – Prateleiras e gôndolas;

    – Bancas e vascas;

    – Balcão refrigerado;

    – Balança de impressão de etiquetas;

    – Caixas;

    – Embaladoras;

    – Placas de preços;

    – Carrinhos;

    – Facas de tamanho grande;

    – Rolo de resinite filme;

    – Sacos plásticos;

    – Bandejas de isopor.

    3- Divulgação e dicas

    A divulgação do seu hortifrúti é de extrema importância para o seu negócio. O meio de divulgação varia de acordo com a localização e o público alvo escolhido. Pode até ser feita pelo método tradicional de panfletagem, que apresenta baixo custo e gera resultados. Não deixe investir na divulgação online, esse é principal meio de busca de serviços e produtos.

    4- Documentação necessária

    Os documentos necessários para abrir um hortifrúti são simples:

    – CNPJ;

    – Cópia autenticada do RG e CPF;

    – Folha espelho do IRPF;

    – IPTU do imóvel;

    – Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;

    – Alvará de funcionamento;

    – Entre outros documentos específicos da cidade.

    Fonte: https://aberturasimples.com.br/como-abrir-um-hortifruti/

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  8. Boa tarde Maria. Para vender, não importa qual seja o negócio, é preciso satisfazer o cliente. Na internet, a lógica é a mesma. Mas, para alcançar sucesso no universo online, é preciso estar atento a fatores-chave do mercado digital. Caso contrário, por maior que seja o esforço, as vendas na web podLeia mais

    Boa tarde Maria. Para vender, não importa qual seja o negócio, é preciso satisfazer o cliente. Na internet, a lógica é a mesma. Mas, para alcançar sucesso no universo online, é preciso estar atento a fatores-chave do mercado digital. Caso contrário, por maior que seja o esforço, as vendas na web podem não decolar. O back office de loja virtual inclui logística, gerenciamento de pedidos, estoque, relatórios e faturamento.

    Pesquisas apontam que mais de 1 bilhão de pessoas no mundo utilizam as redes sociais e o brasileiro lidera o ranking. Consequentemente, o seu cliente também está presente nas redes sociais. Apenas criar o perfil da empresa não é suficiente para uma boa divulgação nas redes sociais. É necessário manter a página constantemente atualizada e em constante comunicação com o consumidor, respondendo perguntas, críticas e sugestões, além de produzir conteúdos atrativos para o seu cliente.

    1. Esteja preparado para entrar na internet

    Antes de dar o primeiro passo, é preciso entender o que está por trás de um e-commerce: quais investimentos são necessários, quem são os parceiros, fornecedores, clientes e concorrentes, como será a estratégia de marketing… Elabore um Plano de Negócios. Tenha em mente, também, que é possível concorrer em nichos nos quais o pequeno negócio poderá ser mais eficiente, ou no mercado de massa, em que a competição será basicamente por preço.

    2. Tenha um site 100% funcional

    Tudo o que estiver disponível no site deve funcionar da melhor forma possível. O cliente precisa ter facilidades ao entrar na loja. Caso contrário, ele desiste em um clique e dificilmente voltará. Os problemas mais comuns são: site lento, imagens muito pequenas, grande quantidade de anúncios, pouco contraste entre fundo da página e cor de letra inadequada.

    3. Seja verdadeiro

    Deve-se evitar prometer o que não se pode cumprir. Também é bom não deixar o cliente confuso, por exemplo, sobre a cobrança de frete ou o prazo de entrega. Isso proporcionará confiabilidade ao site e poderá ser fator decisivo de compra. Já em termos legais, o empreendimento deve alinhar-se às regras obrigatórias para funcionamento de lojas virtuais.

    4. Possua obsessão pela logística

    Não existe contato físico na compra pela web, e isso gera uma grande expectativa no cliente para receber a mercadoria. O tempo de espera deve ser igual ou menor que o prazo acordado no site e a mercadoria precisa chegar impecavelmente embalada. Sempre!

    5. Ofereça multicanais ao cliente

    É necessário estar presente nas redes sociais, criar um blog, ter um chat ou um e-mail específico para o atendimento ao cliente, além de ter um número de telefone bem visível no site. É muito importante facilitar ao máximo o acesso do cliente ao negócio, pois o comprador pode sentir a necessidade de contatar a loja antes, durante e depois da compra.

    6. Monte uma equipe preparada e bem treinada

    Para cuidar do conteúdo, do design, de questões relacionadas à tecnologia da informação e ao marketing. Todos esses profissionais devem conversar, interagir, integrar-se para que se alcance êxito no trabalho que cada um executa.

    7. Anuncie

    Uma boa maneira é começar fazendo testes com pequenos investimentos e medindo os resultados (verificando se houve aumento de cliques, de visitas e de vendas). Há muitas maneiras de fazer anúncios na internet: por links patrocinados (destaques do empreendimento em mecanismos de busca como Google e Yahoo) ou pelas mídias sociais.

    8. Invista em SEO (Search Engine Optimization)

    A tradução do termo, Otimização para Mecanismos de Buscas, já diz muito. O trabalho de SEO é otimizar um site e direcionar os motores de busca para dar destaque ao conteúdo. Hoje, os sites de busca são a principal fonte de procura de informações pelos que navegam na web. Portanto, ter um site bem posicionado nesses buscadores é fundamental para ser visto.

    9. Tenha um site seguro

    Há diversas empresas que oferecem serviço de proteção ao site, análise de vulnerabilidades e bloqueio de ataques para garantir operações seguras. É preciso avaliar a solução ideal para o porte do negócio, mas não se pode deixar de garantir segurança ao cliente no momento da compra, pois este é um dos fatores mais determinantes de compra no mercado digital.

    10. Invista na gestão do negócio

    O Back Office (“a parte de trás do balcão”) representa a estrutura física completa dos bastidores do website de uma loja virtual e é fundamental gerenciá-lo para garantir que o produto adquirido pelo cliente seja entregue de acordo com as especificações e o prazo combinado.

    Como aparecer na primeira página do Google?

    10 dicas básicas de redes sociais para os pequenos negócios.

    Como utilizar as redes sociais para promover o seu negócio.

    Instagram para empresas: 10 dicas para promover seu negócio.

    Como atrair a lealdade de seus clientes.

    Curso gratuito Como Vender pela Internet.

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  9. Resposta foi editada

    Boa tarde Evandra. 1- Verifique se você tem o perfil certo As vantagens das agências de viagens online são as mesmas que as de todo comércio eletrônico: você pode trabalhar de casa, não precisa de espaço físico nem de ter gastos com aluguel e, dependendo do tamanho do seu negócio, não precisa nem meLeia mais

    Boa tarde Evandra.

    1- Verifique se você tem o perfil certo

    As vantagens das agências de viagens online são as mesmas que as de todo comércio eletrônico: você pode trabalhar de casa, não precisa de espaço físico nem de ter gastos com aluguel e, dependendo do tamanho do seu negócio, não precisa nem mesmo de funcionários. Mas para quem está querendo começar no ramo, essa é uma das melhores opções, pois o crescimento das compras de produtos turísticos via internet só vem crescendo, e a tendência é que isso não se reverta por um bom tempo.

    No entanto, lembre-se que gostar de viajar não é motivo suficiente para abrir uma agência de viagens online. É preciso ainda ser organizado, gostar de lidar com o público, ser bem relacionado, e de preferência com uma carteira de clientes já montada.

    2- Franquia, consolidado ou personalizado?

    Se você acha que tem o perfil ideal para abrir uma agência de viagens online, então é hora de escolher o seu modelo de negócios:  para quem não tem muita experiência, o ideal é ter um modelo consolidado, no qual você apenas revende produtos. A desvantagem é que a comissão é baixa, girando em torno de 7,5%.

    Para quem quer contar com um suporte em assuntos financeiros e já sair com uma marca consolidada, a melhor opção são as franquias. O maior problema, aqui, é que às vezes existem taxas de publicidade e de royalties, o que pode aumentar o custo da operação.  Se você já tem experiência no setor, pode abrir uma agência por conta própria. Nesse caso, um modelo personalizado é aconselhado.

    A desvantagem é a necessidade de assumir todos os riscos do negócio, além de ter que ficar atento à legislação de abertura de empresa e o cadastro na Embratur.A partir da escolha do modelo, seu caminho vai tomar rumos diferentes. O modelo também vai depender de quanto você tem para investir.

    3- Identifique seu capital disponível

    Saber o quanto você pode investir também será crucial para decidir qual modelo de negócio é o melhor no seu caso:  O modelo consolidado exige o menor investimento: taxa de adesão menor que R$ 1.000 e mensalidades que variam de R$ 200 a R$ 500.

    O investimento em franquia varia, mas costuma ser menor de R$ 4.000 para adquirir a franquia e trabalhar de casa pelo site. Não é necessário capital de giro e o retorno do investimento estimado é de quatro meses a um ano.  No modelo personalizado, o céu é o limite, já que o investimento depende da complexidade do projeto. Independentemente do modelo escolhido, se você é organizado e competente, sua OTA tem tudo para dar certo.

     

    Fonte: http://envisiontecnologia.com.br/agencia-de-viagens-online/

    Como montar uma agência de viagens e turismo.

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  10. Resposta foi editada

    Boa tarde Maria. 1- Planejar Faça um planejamento completo. Defina como será o marketing, a logística, a contabilidade e as rotinas administrativas. Encontre bons fornecedores. Abra uma empresa. A maioria começa como MEI, mas se tiver um pouco mais para investir, poderá começar como Microempresa. OLeia mais

    Boa tarde Maria.

    1- Planejar

    Faça um planejamento completo. Defina como será o marketing, a logística, a contabilidade e as rotinas administrativas. Encontre bons fornecedores. Abra uma empresa. A maioria começa como MEI, mas se tiver um pouco mais para investir, poderá começar como Microempresa.

    O jeito mais comum de planejar é por meio do Plano de Negócios. Com ele é possível colocar tudo no papel antes de começar a implantar. Mas, se preferir, poderá usar o método “Startup e-commerce” com o qual planejamento e implantação ocorrem simultaneamente.

    2- Diferenciar

    Mais do que uma loja virtual, você precisa contar com uma marca e-commerce forte. Uma que lhe diferencie das outras mais de 30 mil papelarias existentes no Brasil. Então, capriche na hora de desenvolver isso. Comece estabelecendo um nome curto, simples, inédito e fácil de lembrar. Trabalhe também o logotipo, as cores, a Cultura Organizacional, etc. Além disso, tenha um Design e-commerce exclusivo.

    3- Implantar

    A coisa mais importante na hora de implantar a sua papelaria online em uma loja virtual é a plataforma e-commerce. Com ela é possível desenvolver o Design, as páginas de produtos, as funções de pagamento e outros recursos. Como você vai montar uma papelaria online, logo você terá que trabalhar com uma longa lista de produtos. Isso, por sua vez, requer uma plataforma e-commerce robusta como a VTEX, que é capaz de suportar múltiplos clientes ao mesmo tempo e é ótima para sustentar o crescimento.

    4- Incrementar

    Mesmo depois de pronto, o seu site e-commerce não é imutável. Você poderá incrementá-lo com os chamados aplicativos para lojas virtuais. Esses apps podem ampliar as formas de pagamento, melhorar a segurança, otimizar a logística, etc., do seu negócio. Você pode instalar apps padronizados prontos com funções diversas à sua papelaria online. Alguns deles são pagos e outros são gratuitos. Ademais, se precisar, poderá desenvolver os seus próprios aplicativos exclusivos.

    5- Diversificar

    Como dito, uma papelaria online requer uma longa lista de produtos, o que em negócios é chamada de Long Tail. Você precisará vender cadernos, canetas, lápis, agendas, folhas diversas, etc. Só que, para sobreviver, terá que ir além disso. Ou seja, vai ser preciso diversificar. Assim, além de artigos de papelaria, venda também produtos para pintores e desenhistas, por exemplo. E mais, comercialize artigos de informática, materiais de escritório, brinquedos, jogos, livros, revistas, etc.

    6- Divulgar

    Nenhum consumidor ficará sabendo da existência da loja virtual da sua papelaria, a menos que você divulgue. E quando o assunto é Marketing Digital no Brasil, as grandes empresas investem apenas R$ 3.500,00 mensais em divulgação. Ora, isso certamente é uma grande oportunidade.

    Explico: se a média de investimento é assim tão baixa, isso significa que se a sua papelaria investir um pouquinho mais em Marketing, ela obterá maior destaque no meio online do que boa parte das grandes empresas de e-commerce. Pense nisso.

    7- Potencializar

    Papelarias vendem muito bem na época do retorno às aulas, isto é, no início e no meio do ano. Em contrapartida, nos demais períodos, elas ficam meio que à deriva. Por isso, é preciso potencializar o seu negócio, ou seja, criar novos períodos de compras. Para tanto, ocupe-se de fazer promoções mensais ou semanais, as quais relacionem datas e-commerce e datas profissionais à sua loja virtual e aos seus produtos. O Carnaval, o Dia dos Namorados, o Dia das Mães, o Dia dos Pais, a Black Friday, tudo pode virar uma campanha.

    8- Integrar

    Integrar é unir os estoques, os serviços e os procedimentos dos seus diferentes canais de vendas. Em outras palavras, é necessário vincular sua loja virtual à sua loja física, ao seu site corporativo, ao seu blog, à sua pop up store, à sua guide shop, à sua pick up store, etc.

    Os recursos que você deverá usar para fazer essas integrações são chamados de “ferramentas omnichannel”. Por meio dessas ferramentas pode-se melhorar a experiência de compras dos seus clientes, gerar mais fidelização e mais vendas.

    9- Automatizar

    No e-commerce e no Marketing Digital é possível automatizar processos manuais de modo que estes passam a ser realizados sem a interferência humana. Dessa maneira, reduzem-se os custos e o capital humano passa a ser utilizado em tarefas que requerem mais criatividade.

    Enfim, dada a imensa quantidade de produtos de sua papelaria online, você terá que se esforçar para automatizar todos os processos que puder. Isso inclui automatizar coisas como o chat e-commerce, o E-mail Marketing, os links patrocinados, as rotinas administrativas, etc.

    10- Inovar

    Não pare no tempo depois de desenvolver e lançar sua loja virtual. Ao contrário, fique sempre atento às novidades tecnológicas e aos novos procedimentos de trabalho do setor de papelaria e de comércio eletrônico. Use a já mencionada metodologia “startup” para experimentar inovações. Desse modo, você testa as inovações em pequenos lotes. Se elas não funcionarem, aí tem-se poucas perdas e muito aprendizado. E se elas funcionarem, aí amplia-se a sua aplicação para públicos maiores.

    Fonte: https://www.agenciaeplus.com.br/como-montar-uma-papelaria-online/

    Como montar uma papelaria?

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  11. Boa tarde. Para vender, não importa qual seja o negócio, é preciso satisfazer o cliente. Na internet, a lógica é a mesma. Mas, para alcançar sucesso no universo online, é preciso estar atento a fatores-chave do mercado digital. Caso contrário, por maior que seja o esforço, as vendas na web podem nãoLeia mais

    Boa tarde. Para vender, não importa qual seja o negócio, é preciso satisfazer o cliente. Na internet, a lógica é a mesma. Mas, para alcançar sucesso no universo online, é preciso estar atento a fatores-chave do mercado digital. Caso contrário, por maior que seja o esforço, as vendas na web podem não decolar. O back office de loja virtual inclui logística, gerenciamento de pedidos, estoque, relatórios e faturamento.

    1. Esteja preparado para entrar na internet

    Antes de dar o primeiro passo, é preciso entender o que está por trás de um e-commerce: quais investimentos são necessários, quem são os parceiros, fornecedores, clientes e concorrentes, como será a estratégia de marketing… Elabore um Plano de Negócios. Tenha em mente, também, que é possível concorrer em nichos nos quais o pequeno negócio poderá ser mais eficiente, ou no mercado de massa, em que a competição será basicamente por preço.

    2. Tenha um site 100% funcional

    Tudo o que estiver disponível no site deve funcionar da melhor forma possível. O cliente precisa ter facilidades ao entrar na loja. Caso contrário, ele desiste em um clique e dificilmente voltará. Os problemas mais comuns são: site lento, imagens muito pequenas, grande quantidade de anúncios, pouco contraste entre fundo da página e cor de letra inadequada.

    3. Seja verdadeiro

    Deve-se evitar prometer o que não se pode cumprir. Também é bom não deixar o cliente confuso, por exemplo, sobre a cobrança de frete ou o prazo de entrega. Isso proporcionará confiabilidade ao site e poderá ser fator decisivo de compra. Já em termos legais, o empreendimento deve alinhar-se às regras obrigatórias para funcionamento de lojas virtuais.

    4. Possua obsessão pela logística

    Não existe contato físico na compra pela web, e isso gera uma grande expectativa no cliente para receber a mercadoria. O tempo de espera deve ser igual ou menor que o prazo acordado no site e a mercadoria precisa chegar impecavelmente embalada. Sempre!

    5. Ofereça multicanais ao cliente

    É necessário estar presente nas redes sociais, criar um blog, ter um chat ou um e-mail específico para o atendimento ao cliente, além de ter um número de telefone bem visível no site. É muito importante facilitar ao máximo o acesso do cliente ao negócio, pois o comprador pode sentir a necessidade de contatar a loja antes, durante e depois da compra.

    6. Monte uma equipe preparada e bem treinada

    Para cuidar do conteúdo, do design, de questões relacionadas à tecnologia da informação e ao marketing. Todos esses profissionais devem conversar, interagir, integrar-se para que se alcance êxito no trabalho que cada um executa.

    7. Anuncie

    Uma boa maneira é começar fazendo testes com pequenos investimentos e medindo os resultados (verificando se houve aumento de cliques, de visitas e de vendas). Há muitas maneiras de fazer anúncios na internet: por links patrocinados (destaques do empreendimento em mecanismos de busca como Google e Yahoo) ou pelas mídias sociais.

    8. Invista em SEO (Search Engine Optimization)

    A tradução do termo, Otimização para Mecanismos de Buscas, já diz muito. O trabalho de SEO é otimizar um site e direcionar os motores de busca para dar destaque ao conteúdo. Hoje, os sites de busca são a principal fonte de procura de informações pelos que navegam na web. Portanto, ter um site bem posicionado nesses buscadores é fundamental para ser visto.

    9. Tenha um site seguro

    Há diversas empresas que oferecem serviço de proteção ao site, análise de vulnerabilidades e bloqueio de ataques para garantir operações seguras. É preciso avaliar a solução ideal para o porte do negócio, mas não se pode deixar de garantir segurança ao cliente no momento da compra, pois este é um dos fatores mais determinantes de compra no mercado digital.

    10. Invista na gestão do negócio

    O Back Office (“a parte de trás do balcão”) representa a estrutura física completa dos bastidores do website de uma loja virtual e é fundamental gerenciá-lo para garantir que o produto adquirido pelo cliente seja entregue de acordo com as especificações e o prazo combinado.

    Vender na internet: conheça 10 dicas de sucesso.

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  12. Boa tarde Angela. Uma loja desse segmento, deve estar sempre antenada com lançamentos do setor de moda, e repassá-las rapidamente ao seu público consumidor. O empreendedor que vai investir neste mercado, tem pontos positivos a serem considerados, a sazonalidade por exemplo, pois o produto independeLeia mais

    Boa tarde Angela. Uma loja desse segmento, deve estar sempre antenada com lançamentos do setor de moda, e repassá-las rapidamente ao seu público consumidor. O empreendedor que vai investir neste mercado, tem pontos positivos a serem considerados, a sazonalidade por exemplo, pois o produto independe de período para venda uma vez que o consumo de moda íntima é comercializável o ano inteiro. Noutro ponto, destacam-se as inovações tecnológicas no setor, com a criação de produtos mais confortáveis, com novos designs, mantendo com isso a beleza do produto, aumentando a satisfação dos clientes.

    De acordo com dados da pesquisa “Comportamento de Compra das Consumidoras de Moda Íntima”, realizada pelo Instituto de Estudos e Marketing Industrial (IEMI) em fevereiro de 2018,” Bom atendimento” e “variedade dos produtos” (42%), são os motivos que mais atraem as consumidoras na hora de comprar calcinha e sutiã, à frente da dobradinha “bons descontos/promoções” e “preços mais baixos” (29%).

    Para que o negócio seja suscetível ao sucesso o empreendedor deve trabalhar a variedade de peças oferecidas na loja como principal foco para atratividade da empresa, considerando a diversidade de clientes e gostos, exigindo com isso, uma visão estratégica.

    Sebrae possui uma ideia de negócio completa, com um guia detalhado sobre custos, pessoas, investimentos, divulgação, exigências legais, planejamento e outros sobre como montar uma loja de moda íntima.

    Acesse a Ideia de negócios em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-uma-loja-de-moda-intima,29197a51b9105410VgnVCM1000003b74010aRCRD

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