Maria Helena
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Como iniciar uma papelaria virtual?

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Não sei como tirar do papel meu negócio… por onde iniciar.

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  1. Resposta foi editada

    Não sei como tirar do papel meu negócio… por onde iniciar.

    Sua pergunta é um pouco difícil para ser respondida com exatidão porque ela não é específica.
    Preparei um resumo básico do que esperamos numa empresa quando ela está começando do nada:

    Fornecedores: Consiga uma lista de empresas que vendem no atacado/ pesquise dados da empresa, valor mínimo de pedido, custo frete e ICMS ST e etc;

    Clientes: Pesquise por ferramentas de geração, atração e interação de conteúdo com os usuários (e-mail marketing, banners, etc.);

    Empregados: pesquise por legislação trabalhista e legislação para contratação de empregado, no caso de MEI, e etc;

    Suprimentos de informática: Vai precisar computadores bons e impressora a laser pra impressão de pedidos em quantidade e outras coisas, além de uma conexão estável de internet, telefones, e mobília para escritório, e etc;

    Logística: Repito isso muito aqui, entregar no Brasil é difícil. Por isso vai precisar de uma empresa pra entregar seus produtos, trabalhar rápido com os produtos de devolução e com atualização rápida de rastreamento dos objetos. Tenho certeza que não vai ser difícil fechar contrato com os Correios da sua cidade.

    Contabilidade: Mesmo que opte no início pela simplicidade do MEI, vai descobrir que precisa dos serviços de um contatador pra algumas questões fiscais e outras coisas também. Mesmo que tenha formação em administração, vai descobrir que precisa aprender a delegar algumas coisas para fazer outras coisas.

    Marketing: Aprenda tudo o que puder sobre isso. Repito em todos os lugares onde passo, que nenhuma empresa sobrevive sem vender, mesmo que seu administrador seja o cara. Leia tudo o que puder sobre marketing digital, inbound marketing, SEO, aprenda como o Google ranquea os sites para deixar seu site bem posicionado e aprenda como usar as redes sociais ao seu favor. E quando eu digo que é importante uma coisa, porque é mesmo! Muito dinheiro é consumido no processo de se vender, daí a necessidade de ser bom nisso pra ser mais eficaz e desperdiçar menos dinheiro.

    Plataforma de negócio online: Essa será vitrine dos seus produtos para o país. Essa plataforma tem que ser boa, tem que estar alinhada com as tendencias do mercado e exigência dos consumidores. Aprenda agora ou depois que Visão é quase tudo nesse negócio. Você pode usar plataformas gratuitas, mas deverá contratar os serviços de hospedagem (eles tem planos mensais ou anuais), poderá também ir fazendo o upgrade com o uso de plugins pagos ou gratuitos para ir tocando a loja; contratar os serviços de uma empresa para fazer uma loja virtual, ou alugar uma plataforma online. Pra isso dá uma pesquisada no Google 😉

    etc.
    Como te falei, são muitas coisas mesmo que precisa se informar/ não poderia falar de tudo aqui.

    Seu trabalho sugere desde o início muito estudo e dedicação, e a medida que for crescendo sua carteira de cliente e fornecedores, deverá provar que é hábil para solucionar problemas e se adaptar mais rápido ainda ao seu meio e as circunstancias que se colocar.

    Pra fazer esse trabalho você tem que gostar de lidar com pessoas. Você vai fazer tudo certo e ainda será culpado por alguma coisa um dia, quem sabe. Mas esse trabalho é assim mesmo e maravilhoso. Vai conhecer pessoas e suas histórias.

    Uma dica que te dou é: Relacione-se com seu cliente/ faço o que queria que fizesse contigo.

    Espero ter ajudado.
    Boa sorte e sucesso =)

  2. Resposta foi editada

    Boa tarde Maria.

    1- Planejar

    Faça um planejamento completo. Defina como será o marketing, a logística, a contabilidade e as rotinas administrativas. Encontre bons fornecedores. Abra uma empresa. A maioria começa como MEI, mas se tiver um pouco mais para investir, poderá começar como Microempresa.

    O jeito mais comum de planejar é por meio do Plano de Negócios. Com ele é possível colocar tudo no papel antes de começar a implantar. Mas, se preferir, poderá usar o método “Startup e-commerce” com o qual planejamento e implantação ocorrem simultaneamente.

    2- Diferenciar

    Mais do que uma loja virtual, você precisa contar com uma marca e-commerce forte. Uma que lhe diferencie das outras mais de 30 mil papelarias existentes no Brasil. Então, capriche na hora de desenvolver isso. Comece estabelecendo um nome curto, simples, inédito e fácil de lembrar. Trabalhe também o logotipo, as cores, a Cultura Organizacional, etc. Além disso, tenha um Design e-commerce exclusivo.

    3- Implantar

    A coisa mais importante na hora de implantar a sua papelaria online em uma loja virtual é a plataforma e-commerce. Com ela é possível desenvolver o Design, as páginas de produtos, as funções de pagamento e outros recursos. Como você vai montar uma papelaria online, logo você terá que trabalhar com uma longa lista de produtos. Isso, por sua vez, requer uma plataforma e-commerce robusta como a VTEX, que é capaz de suportar múltiplos clientes ao mesmo tempo e é ótima para sustentar o crescimento.

    4- Incrementar

    Mesmo depois de pronto, o seu site e-commerce não é imutável. Você poderá incrementá-lo com os chamados aplicativos para lojas virtuais. Esses apps podem ampliar as formas de pagamento, melhorar a segurança, otimizar a logística, etc., do seu negócio. Você pode instalar apps padronizados prontos com funções diversas à sua papelaria online. Alguns deles são pagos e outros são gratuitos. Ademais, se precisar, poderá desenvolver os seus próprios aplicativos exclusivos.

    5- Diversificar

    Como dito, uma papelaria online requer uma longa lista de produtos, o que em negócios é chamada de Long Tail. Você precisará vender cadernos, canetas, lápis, agendas, folhas diversas, etc. Só que, para sobreviver, terá que ir além disso. Ou seja, vai ser preciso diversificar. Assim, além de artigos de papelaria, venda também produtos para pintores e desenhistas, por exemplo. E mais, comercialize artigos de informática, materiais de escritório, brinquedos, jogos, livros, revistas, etc.

    6- Divulgar

    Nenhum consumidor ficará sabendo da existência da loja virtual da sua papelaria, a menos que você divulgue. E quando o assunto é Marketing Digital no Brasil, as grandes empresas investem apenas R$ 3.500,00 mensais em divulgação. Ora, isso certamente é uma grande oportunidade.

    Explico: se a média de investimento é assim tão baixa, isso significa que se a sua papelaria investir um pouquinho mais em Marketing, ela obterá maior destaque no meio online do que boa parte das grandes empresas de e-commerce. Pense nisso.

    7- Potencializar

    Papelarias vendem muito bem na época do retorno às aulas, isto é, no início e no meio do ano. Em contrapartida, nos demais períodos, elas ficam meio que à deriva. Por isso, é preciso potencializar o seu negócio, ou seja, criar novos períodos de compras. Para tanto, ocupe-se de fazer promoções mensais ou semanais, as quais relacionem datas e-commerce e datas profissionais à sua loja virtual e aos seus produtos. O Carnaval, o Dia dos Namorados, o Dia das Mães, o Dia dos Pais, a Black Friday, tudo pode virar uma campanha.

    8- Integrar

    Integrar é unir os estoques, os serviços e os procedimentos dos seus diferentes canais de vendas. Em outras palavras, é necessário vincular sua loja virtual à sua loja física, ao seu site corporativo, ao seu blog, à sua pop up store, à sua guide shop, à sua pick up store, etc.

    Os recursos que você deverá usar para fazer essas integrações são chamados de “ferramentas omnichannel”. Por meio dessas ferramentas pode-se melhorar a experiência de compras dos seus clientes, gerar mais fidelização e mais vendas.

    9- Automatizar

    No e-commerce e no Marketing Digital é possível automatizar processos manuais de modo que estes passam a ser realizados sem a interferência humana. Dessa maneira, reduzem-se os custos e o capital humano passa a ser utilizado em tarefas que requerem mais criatividade.

    Enfim, dada a imensa quantidade de produtos de sua papelaria online, você terá que se esforçar para automatizar todos os processos que puder. Isso inclui automatizar coisas como o chat e-commerce, o E-mail Marketing, os links patrocinados, as rotinas administrativas, etc.

    10- Inovar

    Não pare no tempo depois de desenvolver e lançar sua loja virtual. Ao contrário, fique sempre atento às novidades tecnológicas e aos novos procedimentos de trabalho do setor de papelaria e de comércio eletrônico. Use a já mencionada metodologia “startup” para experimentar inovações. Desse modo, você testa as inovações em pequenos lotes. Se elas não funcionarem, aí tem-se poucas perdas e muito aprendizado. E se elas funcionarem, aí amplia-se a sua aplicação para públicos maiores.

    Fonte: https://www.agenciaeplus.com.br/como-montar-uma-papelaria-online/

    Como montar uma papelaria?