Francisco Jam's Willame Carneiro Barbosa
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Como fazer marketing digital para barzinho?

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Estou empreendendo no ramo de bar e meu interesse é saber como trabalhar pela internet.

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3 Respostas

  1. Olá Francisco, tudo bem? 

    Passando por sua pergunta, imaginei que se interesse pela Palestra Online que teremos amanhã (08/07) com a Luiza Helena Trajano do Magazine Luiza, onde ela fala sobre sua experiências, erros e acertos em momentos de crise.

    Além disso teremos a participação da Flávia Marcon, gerente de Marketplace Magalu, com o tema: Aprenda na prática como utilizar a plataforma que o Magalu desenvolveu, para os pequenos negócios se digitalizarem.

    Clique aqui e se inscreva.

    Agradecemos desde já seu contato!

    Joseana Tavares
    Analista da Unidade de Relacionamento Com Clientes do Sebrae Minas

  2. Resposta foi editada

    Boa tarde Francisco. Pesquisas apontam que mais de 1 bilhão de pessoas no mundo utilizam as redes sociais e o brasileiro lidera o ranking. Consequentemente, o seu cliente também está presente nas redes sociais. Apenas criar o perfil da empresa não é suficiente para uma boa divulgação nas redes sociais. É necessário manter a página constantemente atualizada e em constante comunicação com o consumidor, respondendo perguntas, críticas e sugestões, além de produzir conteúdos atrativos para o seu cliente.

    1- Entenda quem é o cliente ideal

    Conseguir traçar o perfil da persona é fundamental para qualquer ação de marketing bem-sucedida. Isso porque sem informações sobre quem realmente importa para o negócio, a empresa “atira para todos os lados”. Ou seja, não tem foco e, com isso, atrai pessoas que não têm potencial para consumir os seus serviços. Para não desperdiçar tempo e dinheiro se comunicando com os consumidores que não se interessam pelo negócio, entenda qual será o seu alvo.

    Faça uma entrevista com os 10 melhores clientes e busque desvendar todas as suas características. Desde informações sobre idade, estado civil, formação acadêmica, cargo que ocupa até questões comportamentais. Entenda quais são os principais problemas que a persona enfrenta. Por meio dessas dores será possível chamar atenção das pessoas que possuem o mesmo problema e têm potencial para consumir os serviços oferecidos pela empresa.

    2- Invista na publicidade mobile com o Google Adwords

    Ao identificar o público ideal você conseguirá criar várias ações de sucesso na internet. Uma das ferramentas mais eficientes para promover um negócio é o Adwords. Essa solução de publicidade disponibilizada pelo Google pode ajudar a levar ao restaurante o cliente certo, no momento ideal. Vamos imaginar que um consumidor fez uma busca no seu celular por “pizza em bh”. Se aparece um restaurante nos resultados de busca em um raio de localização próximo de onde ele está, as chances da pessoa se tornar um cliente são enormes.

    Outro exemplo interessante é se uma pessoa pesquisar em seu computador de casa, pelo termo “pizza 24 horas”. Se o restaurante for exibido na página de resultados, com certeza o consumidor entrará em contato para saber mais informações. Sendo assim, a empresa tem novamente, a oportunidade de gerar muitas vendas. Busque na ferramenta “planejador de palavras-chave” que o próprio Adwords disponibiliza, os termos mais interessantes para começar a investir. O ideal é iniciar a campanha com uma verba de teste e avaliar o desempenho dos anúncios.

    3- Faça promoções no Instagram

    O Instagram é uma rede social com apelo visual muito forte. Por esse motivo, alguns segmentos possuem mais destaque do que outros na rede. A gastronomia é um exemplo disso, pois o engajamento com as imagens relacionadas à comida é muito grande.

    Para aproveitar esse envolvimento dos consumidores, é interessante criar promoções. Sorteios de um jantar especial, ou um desconto para quem levar mais três amigos e apresentar a publicação do instagram no estabelecimento. Esses são alguns truques que atraem mais seguidores, geram engajamento e conquistam mais potenciais clientes para o restaurante. E claro, fotos bem confeccionadas e um feed bem organizado criam uma relevância maior para o seu perfil.

    4- Tenha um site adaptado aos dispositivos móveis

    Conforme citado anteriormente, os anúncios em dispositivos móveis funcionam muito bem. Isso acontece porque a publicidade aborda as pessoas no momento em que elas mais precisam. No entanto, muitas empresas se esquecem de que ter um site responsivo é essencial para essa estratégia dar certo. Afinal de contas, ao clicar no anúncio o consumidor será direcionado para a página do restaurante.

    Caso ele tenha alguma dificuldade de navegação, acesso às informações, o potencial cliente abandonará o site em poucos instantes. Além de perder vendas, quanto mais pessoas saírem rapidamente do site mais alta fica a taxa de rejeição. Esse é um dos fatores que influencia o bom posicionamento de um site no ranking de resultados.

    5- Não se esqueça do relacionamento como estratégia

    Mais importante do que atrair novos clientes é fidelizar os atuais. Se um cliente tem uma experiência boa com uma marca, ele pode influenciar sua rede de contatos positivamente. Por isso é fundamental investir em estratégias de relacionamento para que esses clientes se transformem em evangelizadores da marca. Criar um programa de fidelidade é uma excelente maneira de premiar os clientes mais frequentes, com descontos e brindes. Fornecer um motivo para que o consumidor retorne ao estabelecimento é uma tarefa que deve ser constante.

    Outra dica valiosa para trabalhar o relacionamento é criar um anúncio no Facebook Ads para os clientes que fazem aniversário nos próximos dias. Existe um recurso que permite anexar uma planilha com os e-mails dos clientes e no momento de segmentar, é possível acrescentar a opção “próximo aniversário” para alcançar essas pessoas.

    Sendo assim, é interessante criar um anúncio com um desconto expressivo para oferecer nessa data especial. Isso mostra que a empresa conhece os seus clientes e está empenhada em tornar a sua experiência cada vez mais personalizada. Você pode deixar mais caloroso o relacionamento investindo em um bom gerenciamento de mídias sociais. Estreitar a relação se mostrando presente aos feedbacks do cliente é o diferencial que as pessoas esperam das empresas atualmente.

    6- Crie eventos no Facebook

    Para atrair mais pessoas para o estabelecimento, o ideal é criar eventos no Facebook. É interessante planejar um momento especial por semana ou por mês. Esse senso de urgência pode representar um bom motivo para os clientes retornarem ao restaurante. Ou seja, promover um rodízio ou o dia de um determinado prato com desconto é uma isca interessante.

    Além disso, a identidade visual desses eventos também precisa ser diferenciada das peças que são divulgadas normalmente. O consumidor precisa entender que vai acontecer um evento diferenciado no restaurante e, sobretudo, em apenas uma data. Desse modo, o interesse das pessoas é cada vez mais aguçado.

    7- Curta fotos que usem a localização de pontos turísticos da sua cidade

    Turistas estão sempre empenhados em descobrir locais atrativos para frequentarem em suas visitas à novas cidades, que tal facilitar a busca para eles? No Postgrain você pode buscar por localização, liste os principais pontos turísticos de sua cidade e curtas as fotos mais recentes com o perfil do seu bar ou restaurante. A ideia é despertar a curiosidade, afim de que os usuários do Instagram cliquem no seu perfil e através das suas fotos, eles sintam vontade de conhecer o seu estabelecimento.

    8- Pesquise a concorrência

    Buscar referências sobre as estratégias de marketing que a concorrência estão aplicando pode render insights poderosos. Existe uma ferramenta chamada LikeAlyzer para pesquisar as fanpages das empresas concorrentes e descobrir como anda o engajamento de cada uma.

    Após isso, você poderá escolher quais as páginas mais influentes de acordo com a pontuação exibida na ferramenta, para pesquisar os detalhes do conteúdo utilizado, o tom de voz abordado e todas as táticas utilizadas.

     

    Fonte: https://postgrain.com/blog/8-dicas-de-marketing-digital-para-bares-e-restaurantes/

    10 dicas básicas de redes sociais para os pequenos negócios.

    Como utilizar as redes sociais para promover o seu negócio.

    Curso gratuito Como Vender pela Internet.

     

  3. Olá Francisco

    Acho que em primeiro lugar, você deveria começar pela ferramenta Google Meu Negócio, por ser simples de usar e melhor ainda GRATUITA!

    Com ele você conseguirá destacar o seu negócio na nas páginas de pesquisas do Google e também em buscas realizadas no Google Maps. Para saber mais, leia o artigo deste link https://www.academiadomarketing.com.br/o-que-e-google-meu-negocio/

    Um grande abraço e sucesso. Tendo qualquer dúvida, entre em contato!