1. As empresas têm o seu primeiro contato com a informática geralmente quando estão utilizando um editor de texto ou uma planilha eletrônica, porém, quando estes aplicativos deixam de atender a empresa ao longo do tempo, devido ao crescimento exponencial nas quantidades de informações ou dos fluxos deLeia mais

    As empresas têm o seu primeiro contato com a informática geralmente quando
    estão utilizando um editor de texto ou uma planilha eletrônica, porém, quando
    estes aplicativos deixam de atender a empresa ao longo do tempo, devido ao
    crescimento exponencial nas quantidades de informações ou dos fluxos de transações comerciais, é chegado o momento de procurar um software aplicativo.
    A busca já começa em uma encruzilhada, pois o empresário precisa definir se desenvolve um sistema ou adquire um aplicativo pronto, conhecido como “pacote”.
    A tarefa de escolher o caminho certo é mais um desafio para o empresário, que
    muitas vezes precisa procurar no mercado um profissional para ajudá-lo na decisão da aquisição do software ideal para o seu negócio.
    Após a escolha do aplicativo, o próximo passo é a compra de computadores e
    demais periféricos necessários à plena utilização do software a ser incorporado ao
    mundo empresarial da empresa.

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  2. ara inserir corretamente os processos na empresa, considerando os dois lados de um negócio, o do cliente e o da gestão empresarial, o empresário precisa reconhecer quais são as premissas relativas aos controles administrativos e financeiros para o seu modo de administrar, como também as metodologiasLeia mais

    ara inserir corretamente os processos na empresa, considerando os dois lados
    de um negócio, o do cliente e o da gestão empresarial, o empresário precisa
    reconhecer quais são as premissas relativas aos controles administrativos e financeiros para o seu modo de administrar, como também as metodologias,
    para atender com qualidade e eficiência as necessidades dos clientes.
    Assim, os processos podem ser divididos em:
    • Operacional: reconhecer todos os processos inerentes às diversas atividades empresariais específicas realizadas na empresa.
    A informatização deverá dinamizar as relações dos processos com as
    necessidades de gestão da empresa, além de proporcionar uma maior
    dinâmica ao atendimento dos clientes e dos fornecedores. (Ex.: processo de vendas com as atividades de atendimento, cadastro, estoque,
    contas a receber etc., funcionando de forma integrada).
    O ideal é a elaboração de um fluxograma dos processos e das atividades relacionadas de modo simples e funcional.
    • Funcional: reconhecer as atividades realizadas por funcionários, no
    relacionamento com clientes, fornecedores e ainda proporcionar recursos à gestão empresarial, em que a informatização irá oferecer à
    empresa e também aos clientes, uma maior versatilidade e rapidez em
    todo o processo de atendimento (Ex.: confirmação do valor de venda
    de determinado produto e a totalização de um orçamento).
    • Mercado: reconhecer os padrões do segmento de mercado, em função da necessidade de competição, obrigando a empresa a seguir um
    determinado padrão estabelecido no mercado. (Ex.: um supermercado
    com seus check-out – PDV).

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  3. Para conseguir cumprir as necessidades dos controles empresariais, o empreendedor deve visualizar e analisar os processos de relação da empresa com os seus clientes e fornecedores. Portanto, os controles empresariais devem contemplar desde o atendimento (cadastro dos clientes), as análises internasLeia mais

    Para conseguir cumprir as necessidades dos controles empresariais, o empreendedor deve visualizar e analisar os processos de relação da empresa com os
    seus clientes e fornecedores.
    Portanto, os controles empresariais devem contemplar desde o atendimento
    (cadastro dos clientes), as análises internas (custos, formação dos preços de
    venda, fluxo de caixa e demonstrativos de resultados), o estoque (controles de
    entrada, saída e giro), seguindo posteriormente, para a expedição e a entrega
    do produto e serviço, até o pós-venda.
    Todas estas atividades precisam ser monitoradas por controles diários, se possível, informatizados e integrados, para oferecerem os recursos necessários à
    gestão empresarial e às suas decisões estratégicas.
    São poucos os empresários que utilizam as informações coletadas na sua empresa para as tomadas estratégicas de decisões.
    Infelizmente, quase sempre, são utilizadas as informações genéricas, obtidas na
    visualização simplificada do mercado, ou pela experiência adquirida, ou ainda,
    da visão dos concorrentes e de suas atividades, que também são muito importantes para a sobrevivência do negócio, mas não retratam a sua realidade.
    Quando o conhecimento gerado na empresa é deixado de lado, e somente é
    considerada a visão empírica da organização, com certeza, o empresário colocará em risco o futuro do negócio.

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  4. O conceito de motivação é muito extenso e complexo, pois não existe uma regra geral, como uma receita de doce, na qual os ingredientes são misturados na medida certa e com o tempo de preparo definido. São ações diversas, que contemplam um universo de inúmeros fatores, que têm que ser dirigidos especLeia mais

    O conceito de motivação é muito extenso e complexo, pois não existe uma
    regra geral, como uma receita de doce, na qual os ingredientes são misturados na medida certa e com o tempo de preparo definido. São ações diversas,
    que contemplam um universo de inúmeros fatores, que têm que ser dirigidos
    especificamente para cada caso, conforme a atividade empresarial, o perfil dos colaboradores, as ações
    tomadas anteriormente neste sentido, o perfil do empresário (se exerce administração autocrática ou participativa). Enfim, depende da aceitação do empresário
    em implantar ações que motivam; avaliar o resultado
    destas ações e co nstantemente promover a manutenção e/ou o aperfeiçoamento das mesmas.
    Conceitualmente, a motivação é formada por uma tríade composta de: benefícios/incentivos/treinamento
    e tem que ser harmonizada por estes três elementos. De nada adiantará o
    empresário oferecer treinamento e especialização, se não oferecer também
    atrelados a estes, benefícios e incentivos. Caso contrário, só estará proporcionando a concorrência entre profissionais mais qualificados, nos quais investiu
    em capacitação

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  5. “Duas cabeças pensam melhor que uma”, diz o ditado, mas podem também reduzir a agilidade do negócio, se não estiverem em sintonia e com o mesmo grau de comprometimento empresarial. Os argumentos a favor de se ter um sócio: - Maior capacidade de investimento, proporcionando condições de crescimento pLeia mais

    “Duas cabeças pensam melhor que uma”, diz o ditado, mas podem também
    reduzir a agilidade do negócio, se não estiverem em sintonia e com o mesmo
    grau de comprometimento empresarial.
    Os argumentos a favor de se ter um sócio:
    – Maior capacidade de investimento, proporcionando condições de crescimento para a empresa

    – Decisões partilhadas e discutidas, reduzindo os riscos de erros de análise.
    – Interesses comuns e distribuição de responsabilidades, fortalecendo o
    negócio.
    – Divergências devem ser discutidas e acordadas: somatória de esforços
    para o bem da empresa.
    – Necessidade de controles financeiros para demonstrar com exatidão os
    resultados da empresa.
    Os argumentos contra ter um sócio:
    – Trabalho com afinco de um dos sócios. Pode ocorrer que um pense ou
    sinta que está fazendo mais que o outro.
    – Retiradas dobradas de lucros parciais, sem se ter a certeza de que a empresa suporta essa retirada dos lucros finais.
    – Decisões demoradas, em razão de divergências de pensamentos sobre o
    negócio.
    – Divisão de resultados financeiros, que podem ser pequenos no início

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  6. Atualmente, o site empresarial é mais do que um encantamento pela tecnologia e se tornou parte integrante na divulgação dos produtos e serviços para qualquer empresa. Sua aproximação com os mercados, que no início estava dirigida somente aos seus clientes e aos possíveis consumidores, passou tambémLeia mais

    Atualmente, o site empresarial é mais do que um encantamento pela tecnologia e se tornou parte integrante na divulgação dos produtos e serviços para
    qualquer empresa.
    Sua aproximação com os mercados, que no início estava dirigida somente aos
    seus clientes e aos possíveis consumidores, passou também a ter como alvo
    de relacionamento os fornecedores, parceiros diretos e indiretos e os próprios
    empregados em suas relações comerciais, sociais e pessoais.

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  7. A Capacidade Produtiva é o valor máximo que define as saídas do processo produtivo por unidade de tempo. Para as pequenas empresas, esse tempo geralmente é o dia. Logo, a capacidade de produção de uma empresa seria as peças que ela consegue produzir por dia, utilizando os recursos disponíveis (máquiLeia mais

    A Capacidade Produtiva é o valor máximo que define as saídas do processo
    produtivo por unidade de tempo. Para as pequenas empresas, esse tempo
    geralmente é o dia. Logo, a capacidade de produção de uma empresa seria
    as peças que ela consegue produzir por dia, utilizando os recursos disponíveis
    (máquinas, homens, terceiros, etc.).
    A Capacidade Produtiva de uma empresa pode variar significativamente, dependendo da forma como ela trabalha.
    Se trabalhar, contra o estoque, consegue um maior aproveitamento dessa capacidade, pois ajusta seus postos de trabalho a uma determinada programação de produção e nesse período, normalmente não a altera e desta forma,
    consegue uma produtividade maior.
    Neste caso, tem condições de estimar uma previsão de vendas por tipo de
    produtos, modelos, etc. e alocar seus recursos produtivos baseados nessa
    previsão, conseguindo estabelecer, de forma mais exata, as necessidades de
    matéria-prima, mão-de-obra e equipamentos para um determinado período.
    Se trabalhar contra os pedidos, há um aproveitamento menor de sua capacidade, pois freqüentemente está ajustando a mesma aos pedidos recebidos.
    O mais comum nas pequenas empresas é que elas trabalhem contra os pedidos, pois a maior parte delas, não possui recursos para manter um estoque
    regulador de produtos acabados e também de matéria-prima e insumos.
    Em ambos os casos, a Capacidade Produtiva pode ainda estar limitada pelos
    gargalos que são postos de serviços que já trabalham em sua capacidade máxima, sendo ela menor que a dos demais postos de trabalho.

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  8. Existem muitas opções de divulgação da empresa. Elas se dividem em: Mídia eletrônica: rádio, Internet, tv e cinema. Estes meios são usados para construírem a imagem da sua empresa e atingirem uma grande área geográfica. • Rádio Vantagens: custo por contato baixo. Prazos curtos de produção. Permite uLeia mais

    Existem muitas opções de divulgação da empresa. Elas se dividem em:
    Mídia eletrônica: rádio, Internet, tv e cinema. Estes meios são usados para construírem a imagem da sua empresa e atingirem uma grande área geográfica.
    • Rádio
    Vantagens: custo por contato baixo. Prazos curtos de produção. Permite
    uma rápida concretização do planejamento. Meio flexível, que permite
    segmentar o público-alvo, “regionalizar”, estar presente em várias durações
    e períodos de horários específicos. Possibilita a obtenção de elevados índices de repetição. Elevada capacidade de exploração musical. Excelente
    meio no que diz respeito ao contato direto com o público.
    Desvantagens: fraca demonstração e identificação com produto. Proporciona níveis de cobertura baixos, sendo que os elevados níveis de repetição provocam o rápido esgotamento da comunicação utilizada.
    • Internet
    Vantagens: possibilidade de segmentação em nível comportamental e comunicação interativa. Rápida evolução em nível de penetração. No futuro,
    haverá a possibilidade de se identificar em pormenor cada contato.
    Desvantagens: ausência de dados rigorosos de audiência e ainda baixo
    nível de penetração, principalmente nas famílias de baixa renda

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  9. A prospecção de clientes é a iniciativa que o empresário deve ter para: - aumentar as vendas; - repor os clientes que serão perdidos naturalmente com o passar do tempo. Principais Métodos de Prospecção: • Listas de clientes potenciais: podem ser obtidas em diversas fontes como associações, sindicatoLeia mais

    A prospecção de clientes é a iniciativa que o empresário deve ter para:
    – aumentar as vendas;
    – repor os clientes que serão perdidos naturalmente com o passar do tempo.
    Principais Métodos de Prospecção:
    • Listas de clientes potenciais: podem ser obtidas em diversas fontes como
    associações, sindicatos, conselhos regionais, etc. O empreendedor também pode comprar listas qualificadas, e neste caso, recomenda-se buscar por empresas filiadas a ABEMD – Associação Brasileira das Empresas
    de Marketing Direto (www.abemd.org.br)

    • Indicações qualificadas: são listas de clientes em potencial, selecionadas
    por profissionais ou por outras empresas (não concorrentes), que atuam
    diretamente com o mesmo público-alvo da sua empresa. O compartilhamento de listas de clientes entre empresários não-competidores é
    uma prática que traz ótimos resultados, pois exige pouco ou nenhum
    investimento e permite o relacionamento direto com o público certo.
    • Indicações de clientes: são indicações de clientes potenciais, feitas pelos
    próprios clientes da empresa. Elas podem ocorrer de forma espontânea ou
    estimulada, quando a empresa oferece algum tipo de incentivo, que pode
    ser desde um simples brinde, até um bom desconto para novas compras.
    • Prospecção na Internet: quando os clientes da empresa são pessoas jurídicas, a Internet pode ser um excelente local para a prospecção, pois
    atualmente a maioria das empresas possui web sites.
    • Visitas pessoais: a prospecção através de visitas aos clientes potenciais
    pode trazer bons resultados, porém, o seu alto custo deve ser considerado. Para melhorar a relação custo x benefício das visitas, é recomendado
    o agendamento prévio por telefone, assim é possível evitar o desperdício de tempo e recursos.
    • Ciclo de prospecção: Lista Z Mala Direta Z Telemarketing Z Visita:
    trata-se de sistematizar a utilização da comunicação dirigida combinada
    com as visitas pessoais. Este método de prospecção parte da aquisição
    de uma boa listagem de potenciais clientes, que em seguida, são estimulados por uma mala direta, e depois, recebem uma ligação do telemarketing para o agendamento de uma visita pessoal

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  10. A estrutura da área de vendas de uma pequena empresa depende dos seguintes fatores: dimensão da empresa; produto, ou serviço a ser comercializado; especificidades do produto, ou serviço; grau tecnológico do produto, ou serviço; dispersão geográfica dos atuais clientes; modelos de organização da equiLeia mais

    A estrutura da área de vendas de uma pequena empresa depende dos seguintes
    fatores: dimensão da empresa; produto, ou serviço a ser comercializado; especificidades do produto, ou serviço; grau tecnológico do produto, ou serviço; dispersão
    geográfica dos atuais clientes; modelos de organização da equipe de vendas

    Ao montar uma equipe de vendas, é preciso levar-se em conta os seguintes fatores:
    • Geográficos: distribua os elementos da sua equipe pelas regiões mais
    relevantes. Cada vendedor tem uma
    região, podendo vender todos os
    produtos da empresa. Os vendedores passam a conhecer melhor
    os clientes, criam uma relação mais
    próxima e conseguem gerir melhor
    os deslocamentos.
    • Produtos: cada vendedor é responsável por um produto ou por um
    conjunto de produtos da empresa. No caso da comercialização de produtos que exigem conhecimentos técnicos específicos, os clientes têm
    que ser bem informados e o vendedor não pode demonstrar ignorância
    sobre o que está vendendo.
    • Tipo de cliente: se a empresa tem clientes diferenciados, que obrigue a diferentes abordagens por parte do departamento, os vendedores devem se
    especializar nos ramos de cada um deles. Por exemplo,: a empresa pode ter
    pessoas que se dediquem apenas aos atacadistas e outras só ao varejo. Esta
    é uma boa opção para se prestar uma maior atenção às necessidades de
    cada tipo de cliente. Mas, se os clientes com características semelhantes estiverem muito dispersos no país, o trabalho pode tornar-se mais complicado.
    • Sistema misto: se a sua empresa já atingiu uma dimensão considerável,
    o empresário pode optar pela distribuição complexa por região/produto, região/cliente ou região/produto/cliente.
    A organização não é tudo. É importante também ter flexibilidade para manter
    os funcionários motivados. O roteiro de visita deve ser rigoroso e é indispensável analisar cuidadosamente cada cliente, verificando as compras médias e a
    última compra de cada um deles. A motivação da equipe de vendas também,
    não pode ser deixada de lado.

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  11. A definição das metas de venda parte do faturamento necessário para alcançar os resultados financeiros desejados, traduzido-se em volumes unitários de vendas dos diversos tipos de produtos. Deve-se, sempre, seguir uma série histórica, no caso de uma empresa já existente, ou em estimativas, no caso dLeia mais

    A definição das metas de venda parte do faturamento necessário para alcançar os resultados financeiros desejados, traduzido-se em volumes unitários
    de vendas dos diversos tipos de produtos. Deve-se, sempre, seguir uma série
    histórica, no caso de uma empresa já existente, ou em estimativas, no caso de
    uma empresa nascente.
    A definição de metas orienta a tomada de decisões da empresa, mantendo-se
    o foco no negócio e evitando-se desperdícios.
    As metas de vendas devem sempre ser factíveis, ou seja, devem ser alcançáveis em condições normais de mercado. A equipe de vendas deve participar
    o máximo possível do processo de definição das mesmas, pois, desta forma,
    estará mais comprometida com os resultados.
    O método utilizado para se definirem as metas individuais deve ser justo e
    transparente, evitando-se qualquer tipo de privilégio, ou discriminação entre
    os vendedores.
    A empresa deve buscar a manutenção de um equilíbrio entre as oportunidades oferecidas e as metas de vendas de cada vendedor. Em outras palavras,
    as metas devem ser coerentes com a carteira, região e com o segmento de
    mercado do vendedor.
    Além das metas quantitativas em volumes de vendas, faturamento, descontos
    e despesas de vendas, outros parâmetros qualitativos podem, e devem ser
    considerados, como a participação em treinamentos, número e natureza de
    elogios e reclamações, pedidos cancelados, entre outros.
    Estes volumes de vendas são divididos entre os vendedores de acordo com o
    potencial das carteiras de clientes, ou das regiões de atuação. No caso de vendas internas, as oportunidades tendem a ser mais equilibradas e, da mesma
    forma, as metas individuais dos vendedores tendem a ser muito parecidas

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  12. Idealmente, podemos montar um cadastro de clientes utilizando-se das ferramentas de informática, ou então, podemos iniciar, de forma bem simples, a montagem de um banco de dados utilizando fichas de clientes, por exemplo. O cadastro de clientes deve conter um conjunto de informações que permita o apLeia mais

    Idealmente, podemos montar um cadastro de clientes utilizando-se das ferramentas de informática, ou então, podemos iniciar, de forma bem simples, a
    montagem de um banco de dados utilizando fichas de clientes, por exemplo.
    O cadastro de clientes deve conter um conjunto de informações que permita
    o aperfeiçoamento do relacionamento da empresa.
    As informações do cadastro de cliente se dividem em três grandes grupos:
    – Identificação: são as informações básicas para o relacionamento com o
    cliente, como nome completo, endereço, telefone, e-mail, número de
    documentos, data de nascimento, estado civil, profissão, etc.
    – Perfil de preferências do cliente: são informações sobre produtos, tamanhos, cores, modelos, marcas, etc. que o cliente costuma comprar.
    – Histórico de compras e contatos: são os registros relativos a todas as
    compras realizadas pelo cliente e também a todos os contatos telefônicos e malas diretas enviadas

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