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Sebrae

Como montar uma equipe de vendas?

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  1. A estrutura da área de vendas de uma pequena empresa depende dos seguintes
    fatores: dimensão da empresa; produto, ou serviço a ser comercializado; especificidades do produto, ou serviço; grau tecnológico do produto, ou serviço; dispersão
    geográfica dos atuais clientes; modelos de organização da equipe de vendas

    Ao montar uma equipe de vendas, é preciso levar-se em conta os seguintes fatores:
    • Geográficos: distribua os elementos da sua equipe pelas regiões mais
    relevantes. Cada vendedor tem uma
    região, podendo vender todos os
    produtos da empresa. Os vendedores passam a conhecer melhor
    os clientes, criam uma relação mais
    próxima e conseguem gerir melhor
    os deslocamentos.
    • Produtos: cada vendedor é responsável por um produto ou por um
    conjunto de produtos da empresa. No caso da comercialização de produtos que exigem conhecimentos técnicos específicos, os clientes têm
    que ser bem informados e o vendedor não pode demonstrar ignorância
    sobre o que está vendendo.
    • Tipo de cliente: se a empresa tem clientes diferenciados, que obrigue a diferentes abordagens por parte do departamento, os vendedores devem se
    especializar nos ramos de cada um deles. Por exemplo,: a empresa pode ter
    pessoas que se dediquem apenas aos atacadistas e outras só ao varejo. Esta
    é uma boa opção para se prestar uma maior atenção às necessidades de
    cada tipo de cliente. Mas, se os clientes com características semelhantes estiverem muito dispersos no país, o trabalho pode tornar-se mais complicado.
    • Sistema misto: se a sua empresa já atingiu uma dimensão considerável,
    o empresário pode optar pela distribuição complexa por região/produto, região/cliente ou região/produto/cliente.
    A organização não é tudo. É importante também ter flexibilidade para manter
    os funcionários motivados. O roteiro de visita deve ser rigoroso e é indispensável analisar cuidadosamente cada cliente, verificando as compras médias e a
    última compra de cada um deles. A motivação da equipe de vendas também,
    não pode ser deixada de lado.