Em 2012, o índice de crescimento das empresas de Panificação e Confeitaria foi de 11,6%, o que representou um faturamento de R$ 70,29 bilhões, mantendo o nível de crescimento acima de dois dígitos dos últimos seis anos.
O levantamento dos números foi feito pelo Instituto Tecnológico ITPC, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, através de pesquisa em mais de 1.600 empresas de todo o país, abrangendo das pequenas até grandes representantes do setor. Esta projeção de faturamento abrange as cerca de 20% de empresas informais que compõem o setor.
Esta tabela mostra um comparativo do setor, a partir de 2006, onde se percebe um crescimento no tíquete médio e, consequentemente, aumento de faturamento. Isso reflete os resultados obtidos a partir dos investimentos em novos modelos de serviços e linhas de produtos, ajudando a consolidar a maior presença das empresas de Panificação e Confeitaria no cotidiano dos brasileiros.
O cliente busca cada vez mais comodidade tanto para comprar quanto consumir os produtos que compram. E com as padarias e confeitarias oferecendo maior variedade de serviços, a frequência de visitas tem aumentado, movimentando este ciclo de crescimento. É importante ressaltar que essa estimativa leva em conta o número de empresas informais dentro do segmento.
Atualmente o segmento é composto por mais de 63 mil panificadoras em todo o país, que receberam cerca de 44 milhões de clientes em 2012. Ano em que as vendas de produção própria representam 54,5%, sendo a maior parte do volume de faturamento e atingiu R$ 39,2 bilhões.
Não deixe de ler: O pão nosso de cada dia mais sustentável e saiba como uma padaria em Pernambuco aumentou em 20% o seu faturamento.
Acompanhe também a página eletrônica do Sebrae para o Setor: http://www.sebrae.com.br/setor/panificacao
Fonte: Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria