O “mercado de vizinhança”, como é chamado o pequeno varejo alimentar de minimercados, mercadinhos ou armazéns, se caracteriza por possuir de um a quatro check-outs (caixas de atendimento).
Hoje, esses estabelecimentos passam de 55 mil no país, com uma média de crescimento de 5% ao ano – o que o coloca com desempenho acima da média do setor, no qual estão incluídos super e hipermercados.
O fato é que a estabilidade econômica dos últimos anos tornou os mercadinhos mais populares e competitivos, pois as grandes compras não se fazem mais necessárias. Além disso, esses mercados de vizinhança apresentam vantagens para o consumidor por estarem mais próximas dos clientes e por serem mais ágeis em se adaptar às diferentes demandas e preferências.
Para orientar empreendedores que estejam atentos a esse ambiente de negócios e que queiram investir no segmento, o Sebrae elaborou a publicação Ideias de Negócios Mercadinhos e Armazéns – volume da séria Ideias de Negócios para 2014.
O objetivo da Série é explorar oportunidades para que os Pequenos Negócios apropriem-se dos investimentos programados para os megaeventos que ocorrerão no Brasil, bem como do maior volume de movimentação econômica antes, durante e após esses eventos.
Portanto, se você está procurando ideias e soluções neste segmento, não deixe de ler o a publicação. É importante que saiba que este material não substitui a elaboração de um Plano de Negócio e que as informações contidas nele fazem parte de pesquisas e entrevistas com especialistas e empreendedores para oferecer uma visão estratégica da atividade.
O conteúdo reúne informações sobre mercado, canais de comercialização, estrutura, localização, equipamentos, tecnologia, pessoal, custos, capital de giro, fontes de recursos, planejamento financeiro e dicas de especialistas.
No tema mercado – capítulo “Tendências e Oportunidades” -, a publicação relata que, para se tornarem mais competitivas, as lojas de vizinhança buscam as centrais de compras, através das quais as lojas de menor porte se unem para aumentar o poder de barganha juntos aos seus fornecedores.
Nesse contexto, destacamos duas soluções, desenvolvidas pelo Sebrae, para apoiar a sua ideia de negócio:
A Central de Oportunidades é uma ferramenta de aproximação comercial do Sistema Sebrae, com o principal objetivo de facilitar a realização de negócios entre empresas. É um canal, online e gratuito, onde os empreendimentos podem ofertar seus produtos e serviços ou buscar fornecedores, anunciando suas demandas.
O Click Marketing é uma ferramenta online gratuita, com a qual você faz o plano de marketing do negócio, entendendo tendências e oportunidades de mercado, acompanhado de tutoria durante a elaboração e a execução dele.
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Faça um rápido cadastro (somente nome e endereço de e-mail), faça o download do conteúdo, leia e/ou consulte enquanto estrutura sua ideia de negócio.
Você também pode procurar a unidade do Sebrae mais próxima, localizando o endereço aqui e conhecer as formas de apoio para colocar sua ideia em prática.