A gestão de estoque deve ser prioridade dentro do restaurante, já que, pode causar prejuízos financeiros.
Pois, os insumos são sua matéria-prima e devem ser armazenadas com extrema cuidado, assim como, o prato já pronto.
O mau gerenciamento do estoque é capaz de fazer você perder dinheiro e clientes.
Por exemplo, a compra de insumos em excesso, muitos alimentos vão para lixeira por causa do vencimento.
Já a falta de insumos pode fazer perder cliente por não poder atender seu pedido.
Por isso, você deve monitorar os alimentos regularmente, mas, organizar o estoque não é algo fácil.
Logo, separamos algumas dicas para que tenha resultados positivos com sua gestão de estoque, reduzindo os custos e as perdas.
O que é Gestão de Estoque?
A gestão ou controle de é feito para organizar e controlar a quantidade de cada produto armazenado.
Basicamente, registrar e monitora o fluxo de entrada e saída de cada alimento, no caso do restaurante.
Portanto, uma gestão eficiente você consegue prever quando existe a necessidade fazer compras e reduz o vencimento dos produtos.
Além disso, você consegue estimar as vendas, descobre quais são os produtos mais ou menos vendidos e aprimorar o planejamento de produção.
Gestão de Estoque é Importante?
Como dito, com controle de estoque você terá visão dos produtos/pratos mais vendidos no seu négocio.
Então, essas informações são crucias para que possa criar promoções com os produtos de baixa saída, por exemplo.
Evitando que os alimentos parados ultrapasse a data de validade, causando prejuízos financeiros.
Logo, você terá melhor tomada de decisão com os produtos sem giro por meio do estoque, podendo se planejar para incentivar a compra
Lembre-se que os produtos fora do prazo de validade podem gerar multas ou até o fechamento do estabelecimento de acordo com a Vigilância Sanitária.
Como controlar o estoque do seu Restaurante?
Você pode listar todos os produtos estocados com suas respectivas quantidades por em caderno ou numa planilha no Excel, mas, como a lista deve ser atualizada com frequência é viável que automatize o controle de estoque.
Com um sistema de gestão você terá visão geral dos produtos e a contagem é mais prática e rápida.
Além disso, o sistema disponibiliza relatórios detalhados e alerta de estoque mínimo para que saiba que está na hora de ir as compras e sem perde nenhuma venda. Como é o caso do Sistema GrandChef.
O GrandChef é um sistema gestão completo para bares, restaurantes e similares que conta com a interação com delivery e módulo fiscal.
Caso você trabalhe com delivery de comida o GrandChef lançou uma nova versão 2.0 que é ideal para estabelecimento que faz entrega.
Com o GrandChef Delivery 2.0 você recebe pedidos ilimitados, sem pagar comissões abusivas, além de contar com controle de estoque.
Confira como funciona o controle de estoque do 2.0:
Todas as versões do GrandChef você pode testar gratuitamente.
Contudo, a tecnologia será precisa e eficiente para localizar os produtos e atualizar frequentemente.
Pois, os processos manuais exigem muito tempo, além de trazer prejuízo por ter maiores possibilidades de erros.
Boas Práticas para Melhorar a Gestão de Estoque
Estabeleça padrões para o armazenamento do estoque
O insumos devem ser armazenado em lugares organizado e limpo. Priorize a conservação dos alimentos, então, deve guardar os insumos de acordo temperatura, umidade e circulação de ar que cada produto exige.
Por exemplo, congele as carnes e cebolas para garantir a integridade e durabilidade.
Crie processos
Menha as informações atualizadas por meio de relatórios, indicadores, fluxos de entrada e saída, além da organização física.
Não basta ter tudo registrado em um sistema, se a sua dispensa está de ponta cabeça.
Defina a quantidade de cada produto
Cada produto tem sua saída e particularidade, por isso, não tem como definir quantias iguais para todos os produtos.
Então, defina a quantidade minima e máxima, você pode calcular, considere giro de estoque, o preço pago e economia de escala.
Considerando os pedidos em maiores quantidades, o prazo de entrega do fornecedor e entrega para seu cliente final.
Portanto, seu objetivo deve ser o equilíbrio, para que não fique com mercadoria em excesso ou faltando.