O aumento da demanda por soluções digitais evidencia um universo de oportunidades tão vasto quanto o universo que habitamos: são mercados já conhecidos, outros recém-descobertos e muitos tão futuros que ainda estão invisíveis a qualquer tipo de projeção mercadológica.
Avanços tecnológicos sempre provocaram (continuam e continuarão a provocar) enormes mudanças nos consumidores, impactando mercados e modificando o marketing. Mas a velocidade com a qual elas estão ocorrendo – inédita aos olhos da história – é que desafia, especialmente, micro e pequenas empresas.
No intercurso desse ritmo acelerado, no Brasil, acontecerá a Copa do Mundo FIFA 2014. Como um dos eventos de maior projeção midiática do planeta, ela é uma ocasião muito especial para a qual empreendedores e empresários brasileiros podem desde já iniciar o enfrentamento dos desafios de forma planejada, se preparando para vivenciar as oportunidades de negócios promissores da economia digital.
Para profissionais e empresas do segmento, assim como para fornecedores das atividades relacionadas, as oportunidades não são poucas e, muito menos, terminarão ao apito do último jogo da Copa do Mundo. O artigo como a internet pode ajudar as empresas de mídia, publicado no Observatório da Imprensa, destaca que a internet começa a ajudar as empresas de mídia a crescer. Pontua o texto que a PricewaterhouseCoopers (PWC) estima que a receita para mídia e entretenimento online suba 13% ao ano nos próximos cinco anos e destaca também que a mudança mais óbvia nos últimos anos foi o declínio de produtos “físicos”, como CDs, DVDs e jornais impressos. Em 2008, quase 90% dos gastos dos consumidores eram com eles: até 2017, será pouco mais da metade, com o restante para produtos digitais.
Foi buscando reunir informação relevante, como foco na Copa do Mundo, para oferecer conteúdo a micro e pequenas empresas, que o Sebrae desenvolveu a Série Ideias de Negócios para 2014. São leituras recomendadas para aqueles que buscam obter orientações sobre os ambientes de mercado, sem, contudo, se distanciarem da necessidade de planejamento mais elaborados a fim de minimizar os riscos que são inerentes à dinâmica do negócio.
No contexto deste vasto universo, estão disponíveis, por exemplo:
- Redes Sociais – Inteligência e Comunicação Digital
- Design Gráfico e Editorial
- Produção de Vídeos e Programas para Tv
- Fotografia para Cinema e Tv
- Serviços de Marketing Direto
Acesse também a página eletrônica Sebrae Economia Digital.
Fique atento a mais oportunidades, acompanhando Boletins de Mercado e Ideias de Negócios no Portal Sebrae 2014.