CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Ética e sustentabilidade: aliança essencial para o fortalecimento da Economia Verde

Fique atento aos falsos produtos verdes

Tenho visto produtos se venderem como verdes (sustentáveis) quando na verdade não são. Há no mercado pessoas que intitulam seus produtos como verdes, com embalagens e selos, mas na verdade não o são. Aproveitam-se da desinformação de consumidores e sociedade e do boom da demanda por produtos oriundos da Economia Verde, que tem base de produção sustentável.

Este tipo de prática contraria uma das bases da Economia Verde: o compromisso com a ética e o respeito à sociedade e aos consumidores. Por isso, iniciativas neste sentido precisam ser desmascaradas, e as redes sociais contribuem e contribuirão muito neste sentido.

A Economia Verde parte do equilíbrio da produção e consumo sustentável. Nos dias de hoje, é uma oportunidade de fazer negócios. Entretanto, deve ser oportunidade para empreendedores compromissados com o desenvolvimento sustentável e a busca de relações mais equilibradas na produção e comércio e entre empresas e regiões. Seu objetivo deve ser a promoção de ganhos para a sociedade como um todo. Numa Economia Verde, o ganho é coletivo.

Daí a importância de uma comunicação precisa e transparente, na qual os instrumentos, como certificação e selos, sejam isentos e não banalizados. A Economia Verde precisa muito, neste momento, de mecanismos de educação e comunicação com o consumidor sustentável, vetor fundamental na aceleração deste mercado e viabilizador da mudança de padrão de produção e desenvolvimento.

Edição: Fernanda Peregrino, da F&C Consultoria.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae

Esse é o perfil institucional do Sebrae nessa comunidade. Quer saber mais sobre o Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas? Acesse: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/canais_adicionais/o_que_fazemos

Me siga